quinta-feira, 30 de junho de 2011

Advancing the Social Science of Tourism Conferece 2011 - University of Surrey

Postado por Alexandre Panosso Netto

Teclado sem acentos e outros sinais comuns ao idioma portugues.

De 28 de junho a 01 de julho estamos participando da conferencia Advancing the Social Science of Tourism Conferece 2011 aqui em Guildford, pertinho de Londres, na University of Surrey.
O evento esta sendo promovido para debater os avancos das ciencias sociais aplicadas ao turismo e tambem comemorar os 20 anos de lancamento do numero especial da revista Annals of Tourism Reseach, que abordou o tema das ciencias sociais e turismo.
Tatiana e eu estivemos aqui a primeira vez em 2007, para encontrar com nosso amigo Sergio Rodrigues Leal (UFRN), que na epoca fazia doutorado. Na oportunidade conhecemos a universidade, encontramos com Tribe, almocamos, trocamos umas ideias e fui por ele entrevistado para uma pesquisa que ele fazia sobre as tribos (academicas) de turismo.
Plenario de abertura - ontem pela manha.
140 estudos foram selecionados para serem apresentados. Pela manha temos a conferencia de abertura e logo apos as sessoes menores onde sao apresentados os trabalhos dos pesquisadores inscritos.
Trigo apresentando nosso trabalho ontem, enquanto o outro autor fazia a fotografia.
O trabalho do prof. Luiz Trigo e meu intitula-se "Afro ethnic tourism in Brazil -Epistemological construction and imagery" e foi apresentado ontem de manha. Optamos por esse tema devido ao fato de estarmos envolvidos com o mestrado em Estudos Culturais da EACH-USP (http://www.each.usp.br/estudosculturais/). Posso dizer que foi a apresentacao mais debatida de nosso grupo.
Esta foto eh para guardar: Jafar Jafari, fundador da Annals of Tourism Research; John Tribe, editor atual da revista e este que escreve. Ambos pesquisadores jah estiveram conosco no Brasil por motivos de eventos do turismo.
John Tribe, da University of Surrey, eh o coordenador do evento. Ha dois anos atras ele jah havia planejado este evento. Encontros desta natureza sempre sao divulgados com grande antecedencia, pois os participantes precisam preparar bem seus paper. A analise eh dura e certa de 30% dos trabalhos nao sao aprovados imeditamente.
Profa. Pritchard fazendo a conferencia de abertura ontem pela manha.
A profa. Annette Pritchard fez uma interessante reflexao ontem sobre o tema da academia de turismo, os pesquisadores, estarem divididos entre os que estao preocupados com o mundo pratico e os que se preocupam com a visao teorica. O pano de fundo de sua analise propunha que tais grupos nao "dividam a casa em dois", mas busquem a visao global do fenomeno turistico.
Para comprovar que estamos no evento, segue a foto: eu, Rosana e Trigo, no dia de ontem.
Tive a oportunidade de encontrar os amigos, ambos professores, Luiz Trigo e Rosana Mazaro. Rosana voltara ao Brasil logo. O Trigo, que estah em ferias da USP no mes de julho, ainda ira curtir um pouco mais a Europa, inclusive ira nos visitar em Valladolid, antes de seu retorno ao Brasil.

Rosana, Sandro e eu. Durante o jantar de ontem.
Tambem encontramos o colega Sandro Carnicelli, jovem doutor, que em agosto muda-se para a Escocia, para ensinar turismo la. Um pesquisador que serve como exemplo positivo a nossos colegas e alunos que desejam expandir as fronteiras para alem de nosso Brasil.
Estamos alojados na propria universidade, pois aqui ha residencias para alunos, professores e congressistas. Sao acomodacoes simples, mas muito bem projetadas. Quartos individuais com mobilia e banheiro. As casinhas se parecem com o suburbio ingles...
Acomodacoes para alunos, professores e congressistas na University of Surrey.
Visao de uma rua da universidade. Do lado direito as acomodacoes.

Alguns livros em exposicao.
Aqui, de certa forma, podemos ver a vasta producao academica sendo lancada, ou recentemente lancada em turismo. Sao textos em ingles, alguns bem inovadores, outros nem tanto. Trata-se de uma bibliografia fundamental, que dificilmente chega ao Brasil (barreira linguistica, preco alto, desconhecimento das obras, falta de interesse, etc...).
Sobre as revistas cientificas, geralmente sua maior divulgacao eh por acesso virtual, mas algumas editoras trouxeram alguns exemplares para divulgacao. Estao bem interessantes e mostram a atualidade do conhecimento em turismo em varios aspectos.
Quase todas dessas revistas expostas, estao relacionadas aqui neste blog, do lado direito das postagens. Eh soh clicar e ir para a pagina oficial. Se tiver sorte, algumas sao open access.

Revistas cientificas tambem sao varias que estao expostas.
Mais revistas.
Uma perspectiva. Foi nesta rua que comprei o presente da Tatiana, que ficou em casa, em Valladolid.
 Para terminar, uma panoramica da pacata cidade de Guildford. Cidade antiga, comercio interessante, muitos estrangeiros. Encontramos com um espanhol que vive ha muito tempo aqui e ele nos contou que ha muitos brasileiros e latinos, de um modo geral morando nos suburbios e trabalhando, geralmente em trabalhos que exigem forca fisica.
Um cruzamento qualquer de Guildford.
No momento, pude perceber que, entre as varias novas linhas e preocupacoes dos pesquisadores sociais notema do turismo, levam a problemas de minorias, genero, pos-colonialismo, preocupacao com a visao eurocentrista de turismo e, algo que pode ser interessante para os que tem dificuldades no idioma ingles: maior atencao aa producao cientifica que esta sendo construida em outros idiomas nao dominantes (portugues, espanhol, japones, idiomas do norte da Africa, etc.).
Outro ensinamento: o turismo eh muito mais do que imaginamos. Ha muito para se aprender, para se ler, lugares para conhecer, metodos de gerenciamento, formas de pesquisa, etc.
Bom, isso tambem significa que teremos ainda muitas oportunidades de participar de congressos legais como este.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Salão do turismo - São Paulo 13 a 17 de julho - Brasil

Postado por Alexandre Panosso Netto

O Salão do Turismo, "é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil."  http://www.salao.turismo.gov.br/salao/sobre_evento/principal/.
Vista geral do São do Turismo de 2010.
Trata-se de um dos mais importantes eventos do turismo nacional (para não dizer o mais importante). Segundo o site oficial, está dividido em diversos módulos de atividades, entre eles:
"Feira de Roteiros Turísticos
Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem)
Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia)
Núcleo de Conhecimento
Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro)
Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e;
Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional)."

Nos anos anteriores tive a oportunidade de participar. 
É um excelente espaço para conhecermos as novidades do mercado nacional de turismo, fazer negócios, aprender com a programação do núcleo do conhecimento (o espaço que mais gosto), e, é claro, encontrar a turma do turismo. 
Neste último aspecto, sempre encontro alguns amigos da graduação em turismo da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande e ex-alunos do curso de turismo do CESUR, de Rondonópolis, Mato Grosso.
Vista geral do Salão do Turismo de 2010.
No ano passado tivemos a oportunidade de lançar-apresentar três livros na programação oficial: Segmentação do mercado turístico (Editado e organizado junto com a profa. Marilia Ansarah - Editora Manole), Cenários do turismo brasileiro (junto com o prof. Luiz Trigo - Editora Aleph) e; Epistemología del turismo: Estudios críticos (organizado com o prof. Marcelino Castillo Nechar, do México - Editora Trillas).
Neste ano, além dos vários outros livros que serão lançados (veja no site do evento a relação completa), está outro livro que ajudei a organizar, o Turismo de Experiência, junto com a profa. Cecilia Gaeta e outros vinte e tantos estudiosos do turismo - preciosamente editado pelo Senac São Paulo.
Lançamento de nosso livro no Salão do Turismo - dia 14 de julho, 19 horas, no Núcleo do Conhecimento.
O lançamento será no dia 14 de junho, às 19:00, durante a mesa de debates intitulada "Turismo de experiência", que contará com a participação de Aristides Faria (Consultor RH em Hospitalidade), Claudia Moraes (profa. da Universidade Federal Fluminense) e Jorge Nahas (Fundador do omelhordavida.com). O Aristides e a Claudia também são autores do livro "Turismo de Experiência". 
Infelizmente este ano não poderei estar presente, pois estou na Espanha desenvolvendo investigação em turismo.

Esperamos que o evento sejam novamente proveitoso, e que as turbulências e notícias desagradáveis que ultimamente temos lido sobre a política turística brasileira não tire o brilho do evento.

terça-feira, 21 de junho de 2011

GENTOUR - Aproveitamento do quadro de formação das mulheres para o sector do turismo, estudando a mobilidade vertical por razões de natureza ética e económica.

Postado por Alexandre Panosso Netto

AJUDE NA PESQUISA ACADÊMICA EM TURISMO. RESPONDA AO QUESTIONÁRIO GENTOUR:

O projeto GENTOUR da Universidade de Aveiro, Portugal, é coordenado pelo prof. Dr. Carlos Costa e entrou na fase de coleta de dados no Brasil. Sou um dos consultores do projeto, juntamente com os colegas brasileiros Helena Costa (UNB) e Luiz Trigo (USP). Há vários outros envolvidos.

O site do projeto é: http://www.genderintourism.com/

ABAIXO TEXTO DE DIVULGAÇÃO QUE CONVIDA PARA O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO ON LINE:

Gostaria de convidá-los para participar do levantamento de dados do Projeto Gentour. Este é um projeto que trata das relações sociais de gênero e das políticas para a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens em Portugal e no Brasil.

O estudo é desenvolvido por uma equipe composta de pesquisadores em ambos os países e é coordenado pela Universidade de Aveiro, em Portugal, sob o financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. O objetivo do questionário é recolher dados sobre a situação de mulheres e homens que frequentam ou já concluíram cursos de Ensino Superior na área do Turismo.

Peço que respondam e distribuam para seus contatos, homens e mulheres, que cursam ou cursaram educação superior (Curso Tecnológico, Bacharelado, Licenciatura, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado) na área do Turismo.

O preenchimento é digital, anônimo e dura 20 minutos.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mestrado em Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional - Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal)

Postado por Alexandre Panosso Netto

A pedido do prof. Dr. Pedro Pintassilgo, da Universidade do Algarve, divulgo:

Mestrado em Economia do Turismo e Desenvolvimento Regional - Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (Portugal)

Este Mestrado combina o domínio científico emergente da Economia do Turismo com um outro mais consolidado: a Economia Regional. Integrado num Programa de Dupla Titulação, este Mestrado permite aos estudantes aceder também ao Mestrado em Tourism and Environmental Economics ministrado pela Universidade das Ilhas Baleares (Espanha).


Master in Tourism Economics and Regional Development – Faculty of Economics, University of Algarve (Portugal)

This Master combines the emerging field of Tourism Economics with a consolidated one: Regional Economics. Integrated in a Double Degree Programme, this Master also allows students to access the Master in Tourism and Environmental Economics offered by the University of the Balearic Islands (Spain).

sábado, 4 de junho de 2011

Forum OMT - Ulisses Prize and Awards - Vilamoura, Algarve

Postado por Alexandre Panosso Netto


Mesa de abertura oficial do evento. 
Terminou ontem pela tarde o Fórum da Organização Mundial do Turismo e da Universidade do Algarve, com o tema Tourism and Science: bridging Theory and practice. O Evento aconteceu no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura, no Algarve, Portugal, entre 01 e 03 de junho. (http://www.fe.ualg.pt/conf/unwtoforum/programme.php).
Hotel aonde foi realizado o evento - frente com praia...
...e fundos com marina.
O segundo dia (02 de junho) foi o mais longo, pois iniciou com a abertura oficial, com formação de mesa,  após breves palavras das autoridades passou-se a três apresentações que nortearam os debates da tarde e do último dia.
Eduardo Fayos-Solà em sua apresentação.
Eduardo Fayos-Solá, da OMT, desenvolveu a apresentação intitulada "Tourism as an instrument for development", no qual apresentou estratégias de como a educação deve se aproximar da teoria.
Apresentação de Ulrika Richardson-Golinski - UNDP.
Ulrika Richardson-Golinski, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas - UNDP, abordou o tema "Tourism: a value proposition for development?"
Christophe de Bruyn, da Tourism and Leisure Europraxis Consulting, falou sobre "Guidelines for the implementation of tourism governace", explicando os tipos de governança e como são importantes, vitais, para o turismo.
Um exemplo do que foi apresentado sobre educação e turismo.
Isso tudo foi na parte da manhã. Na parte da tarde aconteceram as sessões paralelas:
1. Development and competitiveness
2. Climate change and Sustainability
3. Governance and tourism policy
Lunch time: eu, profa. Fábia Trentin da UFF, prof. Adão Flores, doutorando Manuel Alector, prof. Julio Mendes e  prof. João Albino, todos da Univ. do Algarve (esquerda para a direita).
As conclusões dessas três sessões foram retomadas na manhã do último dia do evento para a elaboração do documento final.

No segundo dia também houve a entrega do Ulisses Prize and Awards.
O Prêmio Ulisses é considerado o principal da área do turismo (os que estavam presentes referiam-se a ele como o Nobel, ou o Oscar do turismo).

 Cunha Quartet - música clássica ao vivo no Ulisses Prize and Awards.
Um dia para comemorar com patrícios de além mar.
Este ano o agraciado foi o professor Kaye Chon, da School of Hotel and Tourism Management at the Hong Kong Polytechnic University (Hong Kong, China). O prof. Chon não pode estar presente no evento, pois no mesmo dia ele estava coordenando a Ninth Asia Pacific CHRIE Conference, com mais de 500 participantes de 37 países. (Ele foi representado pelo prof. Haiyan Song, que leu o discurso de aceite da premiação).
O agraciado na noite: Prof. Kaye Chon - que não pode participar do evento.
Um panorama.
Ainda foram premiados outras empresas e associações governamentais e não governamentais, nas seguintes categorias:
Innovation in Tourism Governance
Innovation in Enterprises
Innovation in Non-governmental Organizations
Special Jury Awards
Outra visão geral.
Como sempre, depois da programação formal, houve mais descontração.
A mesa que nos tocou: gente de Cabo Verde, Albânia, Itália, Estônia e Brasil. O de gravata borboleta é o Eduardo Fayos-Solà, da OMT, que nos vez uma "visita".
A entrega da premiação foi feita num jantar de gala, como deveria ser. Com apresentação musical, formalidades, mas com descontração (se é que as duas podem estar juntas), network, bom vinho e ótima comida.
Eu, prof. Peter Burns ("Turismo e antropologia: uma introdução", Editora Chronos) e Manuel.
E aqui nós, mais uma vez, com o prof. Jafar Jafari - sempre disponível e com  novidades sobre o turismo. (Ele também é professor na Universidade do Algarve, no doutorado em turismo).
Para mim foi um dos eventos mais interessantes que já participei de turismo, por sua importância, organização e nível de discussão. Ou seja, alto nível.

Conheci muitas pessoas sérias que estão desenvolvendo projetos e idéias interessantíssimas sobre o turismo. Também percebi que temos muito a aprender; mas o melhor: descobri que também temos algo a ensinar, pois o Brasil já tem ótimos exemplos de boas práticas em turismo, tanto ao que se refere à teoria, quando à prática.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Forum OMT - Tourism and Science: bridging Theory and practice

Postado por Alexandre Panosso Netto

Começou hoje o fórum da Organização Mundial do Turismo e da Universidade do Algarve, com o tema Tourism and Science: bridging Theory and practice. O Evento acontece no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura, no Algarve, Portugal, entre 01 e 03 de junho. (http://www.fe.ualg.pt/conf/unwtoforum/programme.php).
Alguns de meus amigos da Universidade do Algarve: professor Júlio Mendes e o doutorando em Turismo Manuel Alector, de Cabo Verde.
Centro de documentação de apoio às pós graduações da faculdade de economia da Universidade do Algarve.

A convite dos organizadores, professores da Universidade do Algarve, participo do evento.
A Universidade do Algarve, tem um dos mais importantes programas de doutorado em turismo de Portugal. Atualmente conta com cerca de 50 estudantes do Brasil, Cabo Verde, Timor Leste e Portugal. Considero que se trata de uma ótima opção para os estudantes brasileiros que desejam fazer doutorado nesta área.
O programa é coordenado pelo prof. Dr. João Albino Silva, tendo como coordenador científico, nada mais, nada menos, que o prof. Dr. Jafar Jafari.
Sobre o evento, hoje houve a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Taleb Rifai e André Jordan. O primeiro secretário geral da OMT; o segundo profissional do turismo do Algarve. Este evento ocorreu na Universidade do Algarve.
Andre Jordan recebendo o título de Doutor Honoris causa em Turismo das mãos do  reitor da Universidade do Algarve, prof. Dr. João Guerreiro.
Taleb Tarif discursando após haver recebido o título de Doutor Honoris Causa.
O prof. Jafar Jafari foi o padrinho do título de Taleb, e teve a oportunidade de discursar no evento. Seu senso de humor, confiança e respeito adquirido em décadas de atividade profissional séria, logo cativaram a atenção das quase 300 pessoas presentes.
Prof. Jafar Jafari discursando no evento.
Após a cerimônia primeira, fomos para o coquetel de boas vindas, no Tivoli Marina Hotel, com a preciosa vista abaixo.
Eu tomei um vinho, com meu amigo Manuel Alector, tendo esta vista. Falávamos no momento, que estudar turismo vale a pena. E não é verdade?!
O momento foi de integração para conhecer as várias delegações, convidados, conferencistas e participantes. O primeiro dia já iniciou bem. A expectativa para os outros dois dias do evento são grandes.
Outros congressistas confraternizando.
Um pouco mais da vista da bela Marina de Vilamoura.