sábado, 17 de dezembro de 2011

Gracias, España!

Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso
Recentemente voltamos da Espanha. Passamos uma temporada por lá estudando na Universidad Europea Miguel de Cervantes, em Valladolid. O Alexandre foi desenvolver seu pós-doutorado em turismo, sob a tutoria do prestigiado prof. Dr. Félix Tomillo Noguero. A Tatiana foi se especializar em temas do direito espanhol e europeu e também estudar idiomas.
Aula na biblioteca antiga da Universidad de Valladolid.
Foi um período magnífico, e muitas das atividades legais que realizamos foram postadas neste blog, mas, obviamente, nem tudo foi publicado.
Participamos de eventos
Sempre planejamos viver uma temporada fora do Brasil, com tempo para aprofundamento nos estudos, mas não pensávamos que seria tão bom, tão intenso, tão gratificante.
Alexandre, após bate papo sobre cultura brasileira com alunos da UEMC.
Aprendemos muito. Fizemos muitos amigos, participamos de muitos congressos (em vários países), demos muitas palestras sobre turismo, sobre o Brasil, sobre o turismo no Brasil, sobre cultura brasileira, etc.
Novos amigos, como se fosse nova família.
Os espanhóis, para nós, se mostraram um povo muito acolhedor, hospitaleiro, que mesmo com a crise financeira que abate o país neste momento, não perde o bom humor e não deixa de receber bem aqueles que são de fora. Afinal, a Espanha é modelo mundial de turismo bem desenvolvido.
Reunião no Bar e Restaurante Noche y Día. Ponto oficial de encontro:
Tatiana, Alexandre, Víctor, Manuel, David, Rosa, Félix e Ángel.
As cidades são seguras, as estradas são exemplares, os museus cheios com as mais belas peças, os aeroportos funcionam, a comida é ótima, os vinhos de altíssima qualidade (e baratos!)... a lista poderia ser bem maior, mas é melhor parar por aqui.
É tanta cultura...
Neste sentido, esta singela mensagem é para agradecer à maravilhosa Espanha tudo de bom que recebemos dela. Agradecer ao seu povo por ter nos acolhido de forma sincera; agradecer aos inúmeros novos e velhos amigos que lá deixamos. De fato, a "Espanha Marca", como dizia a campanha publicitária.
Cartaz da campanha turística "Espanha marca", do início dos anos 2000.
Mas também gostaríamos de nomear aqui os amigos, e porque não dizer, nossos pais espanhóis, Félix e sua esposa Maria.
Maria, Tatiana, Félix e Alexandre num passeio pelos campos espanhóis.
Nos divertimos muito com eles. Aprendemos muito sobre cultura geral. Provamos dos melhores pratos espanhóis nos mais requintados restaurantes, e também os mais simples, nos restaurantes mais escondidos nos inúmeros povoados perdidos no interior do país.
Com Félix aprendemos a valorizar ainda mais o Brasil, a nossa cultura, o nosso idioma. Aprendemos também a ser um pouco mais perfeccionista em nossos estudos e pesquisas acadêmicas. Aperfeiçoamos ainda mais os métodos e técnicas de pesquisa científica que conhecíamos. Félix é exemplar neste quesito também.
Com Maria aprendemos os temas da música clássica; aprendemos e conhecemos bons filmes, entendemos as questões de artes plásticas (ela é artista plástica, ainda que não aceite assim ser chamada), aprendemos a cozinhar alguns pratos da cozinha tradicional espanhola, aprendemos sobre a cultura espanhola e europeia, formação cultural, etc.
Por tudo isso, Félix e Maria, deixamos nossos agradecimentos! Os echamos e os echaremos de menos, especialmente los fines de semana y todos los días en que compartíamos una charla, un vinito, un libro, una película, un museu, una biblioteca, una cena, una comida, un viaje, un plato rico, una nueva amistad y la vida!
Esperamos que possamos nos ver em breve - aqui no Brasil, ou lá na Espanha. Não importa.
Importa o momento, o encontro. A vida é feita de encontros!
Gracias, España!
Fica o agradecimento do casal.

Um comentário:

F B __ disse...

Es siempre un placer encontrar nuevas gentes, nuevas culturas y si además, son personas como Tatiana y Alexandre, supone todo un lujo. Estas palabras son también de agradecimiento porque los abrazos nunca deben ser un cumplido. Cuidaros y saludos desde Valladolid.