Livros do Panosso

Livros que o Alexandre Panosso Netto escreveu e\ou ajudou a organizar - por ordem de publicação.
Uma montagem com as capas de todos os livros publicados até 2013. Em 2014 publiquei somente um.

Clique nos títulos para ser direcionados às páginas das editoras ou outros lugares com mais explicações e possível comercialização.


1. Vera, a princesinha do nortão. Uma contribuição ao estudo da ocupação da Amazônia Mato-grossense (2000) - Trata-se de meu primeiro livro. Fiz por estar naquele momento muito envolvido com a cidade Vera, localizada no norte do Estado de Mato Grosso. Naquele tempo meus pais residiam lá. Vera foi o primeiro núcleo de colonização da Colonizadora Sinop em Mato Grosso. Depois vieram Santa Carmen, Sinop e Cláudia. Cidade pequena, aconchegante, limpa, planejada. Hoje tem sua economia baseada na agricultura. O livro traz depoimentos dos primeiros moradores da cidade e mescla a história oral, com pesquisa documental, de campo, fotográfica, etc. Tive acesso aos arquivos da Colonizadora Sinop, e ali foi possível coletar inúmeras imagens históricas.






2. Imagens, memória e história : um passeio pelas praças, ruas e avenidas de Rondonópolis-MT (2001) - Organizei em parceria com uma colega e com os alunos do curso de turismo do já extinto CESUR, Centro de Ensino Superior de Rondonópolis, de Rondonópolis-MT, no tempo em que fui coordenador do curso de turismo lá. Trata-se de um livro que recupera imagens antigas da cidade, conta sua história a partir de suas ruas e análises de seus morados. Usamos também a história oral.



3. Geopolítica, agricultores e madeireiros na frente oeste de colonização: o caso do norte do Mato Grosso (2002) - Meu terceiro e último livro com a temática histórica. Trata-se do texto de minha dissertação de mestrado em História defendida na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Dourados. Fiz um estudo sobre a colonização do norte do Mato Grosso, com destaque para os temas de geopolítica e programas nacionais de colonização e ocupação de áreas "desocupadas". Analisei o caso da Gleba Celeste, criada pela Colonizadora Sinop. 






4. Reflexões em turismo: Mato Grosso e outros temas (2003) - Trata-se de meu primeiro livro com a temática do turismo. Como eu residia em Mato Grosso resolvemos organizar esta obra e convidamos vários colegas para escreverem seus capítulos. Praticamente todos os autores são do Mato Grosso. É uma das primeiras obras a abordar diretamente o turismo, de maneira acadêmica, no Estado.


5. Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade (2003) -  Este escrevi em parceria com o professor Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo (EACH-USP). O Trigo me convidou,  no finalzinho de 2002, a escrever com ele, momento que eu me dedicava aos créditos de meu doutoramento na USP, em São Paulo. A redação do texto se iniciou no restaurante "Filé do Moares", em São Paulo. Estávamos almoçando e Trigo me convidou a fazermos um livro, pois somos ambos formados em filosofia e turismo. Neste momento em mostrei a ele um texto que estava rascunhando sobre epistemologia do turismo. Ele se entusiasmou, fez apontamentos e dali saímos com a ideia do livro formada, pois ele já tinha outros escritos. Foi meu primeiro livro pela Editora Aleph. Em maio de 2003 a primeira edição foi toda vendida no CBTUR de Recife. A segunda edição foi feita 75 dias depois do lançamento da primeira.



6. Reflexões em turismo: Mato Grosso do Sul (2004) - Meu terceiro livro com o tema do turismo foi uma organização junto com o prof. Dr. Heitor Romero Marques. Ele havia sido meu  professor no curso de graduação em turismo na UCDB, em Campo Grande-MS. No livro apresentamos estudos sobre a prática do turismo no Mato Grosso do Sul e outros temas de ciência e teoria do turismo. Foi editado pela Editora da UCDB. Penso que escrever sobre a realidade que nos cerca também é uma forma de agradecer aos que nos ajudam e que ali vivem. 







7. Análises regionais e globais do turismo brasileiro (2005) -  Obra que teve como editor maior o prof. Luiz Trigo e outros três co-editores, entre eles este que escreve. Foram 72 autores que enviaram seus capítulos. A obra era para ser um grande tratado do turismo brasileiro. Há artigos de várias áreas, tais como meio ambiente, meios de hospedagens, segmentos, educação, história, transportes, teoria, etc. É uma obra de peso e com qualidade gráfica exemplar.




8. Filosofia do turismo: teoria e epistemologia (2005 e 2011) - Este livro é minha tese de doutorado realizado na ECA-USP sob a orientação de Mario Carlos Beni e co-orientação de Luiz Trigo. No dia da defesa, em maio de 2005, Betty Frommer, diretora da Editora Aleph, lá estava me prestigiando. Saiu de lá com o CD da tese em mãos para ser publicada. Em setembro o livro estava sendo lançado.
No livro apresento uma contextualização das teorias do turismo pós 1960 e dou especial enfoque ao estudo da teoria de sistemas. Aponto suas deficiências e proponho a fenomenologia como forma de análise dos atores turísticos. O estudo de caso desenvolvi em Foz do Iguaçu. É um dos estudos que me deu muita satisfação. Foi traduzido para o espanhol em 2008, pela editora Trillas, do México. Em 2011 foi lançada a segunda edição revisada e ampliada.

9. Filosofía del turismo: teoría y epistemología (2008) - Meu nono livro é o primeiro em idioma espanhol. Trata-se da tradução do Filosofia do turismo (2005). Este livro foi enviado à editora Trillas pelo pesquisador Sérgio Molina. Conheci Molina no Brasil em 2003 e depois nos encontramos no México em 2005. Ele gostou do livro e encaminhou com recomendações para tradução. Sou grato a ele por isso. É um livro que boa aceitação no México.










10. Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas (2008) - Em 2008 também lancei este livro com o prof. Dr. Guilherme Lohmann, que hoje reside na Austrália. Guilherme me convidou  a escrever tal livro por indicação do Adriano Frommer, hoje diretor da Editora Aleph. Trabalhamos duro neste livro selecionando os temas e buscando bibliografia abrangente, avançando para além da realidade brasileira. Nele são apresentados 73 conceitos fundamentais em turismo. O livro, para os padrões do mercado brasileiro, é um sucesso. Já tivemos uma reimpressão e em junho de 2012 teremos a segunda edição revisada e atualizada. Também é o primeiro livro de turismo do Brasil digitalizado no formato Dayse, para deficientes visuais. Comemorando tudo isso criamos o site www.teoriadoturismo.com.br. Trata-se de uma ferramenta para professores e alunos que utilizam o livro.

11. Cenários do turismo Brasileiro (2009) - Outra obra em parceria com Luiz Trigo. Trigo é um cara antenado com a realidade do turismo nacional e internacional. Este livro era para ser a terceira edição do "Reflexões sobre um novo turismo", mas ao atualizar a obra fizemos tantas alterações que já tínhamos outro livro. Seria impossível dar o mesmo título a ele. Cada capítulo inicia com uma pequena cena, uma história, do turismo - verídica ou fictícia. Dali desenvolvemos a argumentação e propomos exercícios ao final de cada capítulo. É um livro para quem quer entender o turismo brasileiro na primeira década do terceiro milênio. A parte introdutória está aqui.


12. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas (2009) - De uma conversa com Marília Gomes dos Reis Ansarah, se originou este livro. Organizamos com os bacharéis em turismo com título de doutorado até aquela época. Eram 35 doutores, 34 escreveram. Uma doutora não quis escrever porque não atuava mais na área.
Os dois primeiros capítulos são de teoria sobre a segmentação dos mercados turísticos. Os demais são abordagens inéditas sobre segmentos específicos do turismo, tais como turismo GLS, turismo de estudos, intercâmbio, para deficientes físicos, e até turismo virtual. Na capa da obra estão os nomes de todos os autores. 

13. Formação de gestores das políticas públicas do turismo (2009) - Este foi um trabalho solicitado pelo Ministério do Turismo para o curso homônimo que fez parte do Programa de Qualificação a Distância para o Desenvolvimento do Turismo, do MTUR, coordenado pela SEAD-UFSC. Escrito em conjunto com Luiz Gonzaga Godoi Trigo e José Francisco da Silva. A ideia foi desenvolver material didático para o curso realizado em 7 semanas, contabilizando o total de 80 horas-aula, sendo 15 horas/aula de Ambientação Virtual e 65 horas/aula de conteúdo. Foram 3 mil estudantes on line que participaram ativamente dos fóruns de discussão. O material do livro expressa a política nacional de turismo e explica como implementá-la. Para baixar gratuitamente o livro, clique aqui

14. Epistemología del turismo: estudios críticos (2010) -  Este livro foi organizado junto com o colega de estudos turísticos da Universidad Autónoma del Estado de México, de Toluca, Dr. Marcelino Castillo Nechar. Está em espanhol e apresenta estudos que analisam criticamente a produção científica de turismo. Há estudos de pesquisadores do México, Brasil, Espanha e Venezuela. Os estudos fazem crítica à visão positivista dos estudos turísticos, e propõem novas abordagens. Trata-se de obra que teve resenhas muitos favoráveis publicadas nas prestigiadas revistas Annals of Tourism Research (aqui), na Estudios y Perspectivas en Turismo (aqui), na TURyDES (aqui). Para comprar o livro: www.etrillas.mx. Se está no Brasil, tenho exemplares para venda aqui.


15. Turismo de experiência (2010) - Obra organizada em conjunto com a Dra. Cecilia Gaeta (Senac-SP) e com outros 20 colegas do turismo. Prefaciada pelo prestigiado professor Jafar Jafari, trata-se de uma revisão teórica e prática sobre o que significa o turismo de experiência nos dias atuais. Divide-se em duas partes: 1. Análises teóricas e; 2 Estudos de caso. Em 2011 foi premiada com o segundo lugar na categoria Turismo e Hotelaria do Prêmio Jabuti de Literatura (veja aqui, relato neste mesmo blog).

16. O que é turismo (2010) - Publicado pela Editora Brasiliense, numa das mais prestigiadas coleções de livros do Brasil, a "Primeiros Passos",  é um texto ligeiro, leve e direto. Nele, creio, consegui expressar algumas de minhas principais idéias sobre esse fenômeno. É um livro para o estudante de turismo e também para pessoas que não estudam o tema, pois apresenta uma visão geral e introdutória, sem a pesada linguagem acadêmica, porém sem perder a seriedade. Tenho brincado com meus alunos e digo que o subtítulo do livro poderia ser "Tudo o que você deveria saber nas aulas iniciais de turismo mas você não perguntou ou seu professor não te contou".


17. Teoría del turismo: conceptos, modelos y sistemas (2012) - Primeira e segunda edições em português, e em maio de 2012 publicado no México pela editora Trillas. O livro continua cumprindo seu papel de divulgador dos estudos turísticos, agora para além das fronteiras do Brasil. Com a publicação em idioma espanhol a Editora Trillas e os autores buscam atender ao público da América Latina, porém sem se esquecer dos outros leitores deste idioma que residem na Espanha, Marrocos, EUA, entre outros. Acesso direto à editora Trillas. Site especial do livro: www.teoriadoturismo.com.br








18. O Lugar do Turismo no Sistema Internacional.  (2013). Escrito com o Vitor Stuart Gabriel de Pieri, professor, doutorando e acadêmico de Lazer e Turismo da EACH-USP. Enquanto escrevíamos, buscamos analisar o papel do turismo no cenário internacional em suas facetas sociais, culturais e econômicas. Estivemos preocupados em discutir e explicar as relações que o fenômeno turístico ocupa internacionalmente, com destaque para a América Latina e Europa. Portanto, não nos surpreendeu evidenciar, ainda mais, a importância do turismo como vetor de integração regional.
19. Tourism in Latin America. Cases of success. Edited with Luiz Gonzaga Godoi Trigo. Our first book published in English.  Introduces some of the best cases of tourism development in the continente;



  • Presents models of touristic development both for experts in the leisure and tourism trade and for the academic world;


  • Includes dedicated chapters on the economies and the culture in the continente.   

  • This book presents eleven case studies of success about Latin America tourism. The cases are embedded in a framework describing the economic and cultural foundations of tourism development in the continent. Mexico, Brazil, Chile and Costa Rica are some of the Latin countries which have become examples and models for touristic development, respect for the environment and social inclusion. The book showcases some of the best practices, along with an analysis of how these projects helped improving the environmental and social surroundings and how return on investments has been ensured. Latin America is shown as an excellent example, with the Gross Domestic Product of the continent expanding intensely in the tertiary sector like leisure, hospitality, travel, tourism, entertainment, gastronomy, events and indoor and outdoor recreation. This book is a valuable resource both for professionals in the tourism industry and for researchers in tourism management.
    Keywords » Latin America tourism - case studies in tourism - tourism and territories -tourism management - tourism planning.



    20. Produtos turísticos e novos segmentos de mercado: planejamento, criação e comerciali­zaçãoMeu segundo livro editado com conjunto com a professora Marília Gomes dos Reis Ansarah. Publicamos em 2015. Novamente reunimos 30 professores e investigadores do turismo para analisar os vários segmentos de turismo existentes. Cada autor ficou livro para escolher entre um relação prévia de possíveis temas que ofereceremos. Há capítulos que analisam a segmentação do mercado em turismo de forma ampla e outros de forma bem focada. Gostamos muito deste resultado. Já sabemos que está sendo bem utilizado nos cursos de graduação em turismo e áreas  afins. Foi publicado pela Editora Manole. O link do livro no site da editora é: http://www.manole.com.br/prod-turisticos-e-novos-seg-mercad-netto/p




    21. Turismo Internacional: Fluxos, Destinos e Integração Regional. Escrevi este em parceria com o Vitor Stuart Gabriel de Pieri. Na Primeira Parte, intitulada: "Diálogo Teórico-conceitual entre Turismo e Relações Internacionais", buscamos analisar o turismo a partir do diálogo interdisciplinar das relações internacionais. Na Segunda Parte, intitulada: "Temas do Turismo Internacional", o objetivo central é analisar alguns temas do turismo internacional cujo diálogo interdisciplinar contribui no entendimento dos processos que ocorrem no âmbito dos sistemas econômico e político internacionais e seus efeitos nas diversas atividades relacionadas ao turismo. Procuramos fazer um texto acadêmico, com bases científicas, mas sem usar muitas citações e múltiplas indicações de fontes primárias e secundárias no correr do livro. Optou-se por uma forma de escrita mais direta e leve, pois pretendemos atingir um público maior de interessados e leitores.
    O texto se baseou em nossa capacidade de análise e reflexão e em nossa própria experiência como estudiosos da atividade turística. 

    22. Turismo na América Latina. Casos de Sucesso. Organizado por mim e pelo colega professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo, com a participação de outros 25 colegas estudiosos do turismo residentes em 13 países latino-americanos.
    Os capítulos discutem como o continente despertou para a importância da profissionalização em turismo para a diversidade de suas atrações e melhoria da qualidade de serviços. Os dois capítulos introdutórios apresentam as realidades culturais e econômicas da região, e os onze capítulos seguintes discutem os casos de sucesso no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Panamá, Peru e República Dominicana.
    A edição contou com o apoio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo - PRCEU-USP.
    BAIXE PDF COMPLETO DO LIVRO AQUI: TURISMO NA AMÉRICA LATINA - PDF

    23. Turismo: Perspectiva Crítica. Textos Reunidos. Outro livro em conjunto com meu amigo e colega mexicano Marcelino Castillo Nechar (UAEMex).Trata-se de uma publicação composta por 11 capítulos, 4 em português e 7 em espanhol. Um capítulo é inédito e outros 10 são textos já publicados em outros veículos. Um deles é um capítulo publicado em nosso primeiro livro Epistemología del Turismo: Estudios Críticos, os outros são artigos que vieram a público nas seguintes revistas científicas de turismo: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (Brasil), Estudios y Perspectivas en Turismo (Argentina), Turismo em Análise (Brasil), Hospitalidade (Brasil), Turismo e Sociedade (Brasil) e Homo Viator(México).


    24. Tourism Theory: Concepts, Models and Systems. Edited with my colleague Guilherme Lohmann this is my second book published in English.  Theories within tourism can be difficult, even confusing areas to understand. Developed from the successful Portuguese textbook Teoria do Turismo, Tourism Theory provides clear and thorough coverage of all aspects of tourism theory for students and researchers of tourism.
    Consisting of five sections and over fifty entries, this book covers nine of the most important models in tourism study. The first three sections examine general concepts in tourism; disciplines and topics; and the tourist, which includes areas such as demand, gaze, psychology and typologies. A fourth section covers intermediation, distribution and travel, reviewing aspects such as travel agencies, tourist flows and multi-destination travel patterns. The final section encapsulates the tourism destination itself, covering organizations, the destination image, supply, seasonality and more. Encyclopedic cross-referencing between entries makes navigation easy, while in-depth analysis, exercises and further reading suggestions for each of the selected areas provide the context and detail needed for understanding. Entries can be used individually as a reference, or as part of the whole for a complete introduction to tourism theory.
    Grant 2013/06143-8 São Paulo Research Foundation (FAPESP).


    Nenhum comentário: