terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Novo livro: "O Lugar do Turismo no Sistema Internacional"

Postado por Alexandre Panosso Netto

Para o início de fevereiro está na praça nosso novo livro, "O lugar do turismo no sistema internacional", editado pelo CENEGRI-Edições (98 páginas, ilustrado, 15,00 reais). [em breve no site: http://www.cenegri.org.br/lojaonline/].

Capa
A ideia primeira do livro foi do professor, doutorando em Geografia da UNICAMP e acadêmico de Lazer e Turismo da EACH-USP, Vitor Stuart Gabriel de Pieri. A partir de uma reflexão inicial feita por Vitor, me juntei a ele na escrita e demos forma ao texto que agora apresentamos ao público.

O livro faz parte da coleção Perspectivas do Mundo Contemporâneo, 'que tem como objetivo levar ao leitor o conhecimento de importantes temas da atualidade por meio de uma abordagem simples e clara, mas sem perda da crítica e da profundidade. O formato dos volumes mostra a preocupação em favorecer o primeiro contato com os temas propostos, abrindo caminho para o aprofundamento pelo leitor com indicação de sites, bibliografia complementar e filmes relacionados ao assunto tratado.'

Conforme está na quarta capa, o livro 'tem por objetivo discutir o papel estratégico que o fenômeno turístico ocupa na estrutura política e econômica mundial. Trata-se de uma reflexão introdutória sobre o tema, porém sem deixar de ser crítico. Texto básico para quem quer saber mais sobre o turismo nas relações internacionais numa perspectiva local, regional e global.'

Enquanto escrevíamos, buscamos analisar o papel do turismo no cenário internacional em suas facetas sociais, culturais e econômicas. Estivemos preocupados em discutir e explicar as relações que o fenômeno turístico ocupa internacionalmente, com destaque para a América Latina e Europa. Portanto, não nos surpreendeu evidenciar, ainda mais, a importância do turismo como vetor de integração regional.

SUMÁRIO:
Introdução, 10
O Turismo e a Economia Internacional: perspectivas a partir do modelo de contas nacionais, 15
Do Local ao Global: a dimensão da escala no turismo, 35
O Turismo nos Diferentes Contextos da Política Internacional Contemporânea, 46
O Turismo e as Instituições Supranacionais, 60
O Turismo e a Integração Regional: Uma análise a partir do quebra-cabeça da integração europeia, 67
Reflexões Finais, 83
Bibliografia, 89


TRECHO:
"No âmbito do turismo internacional, as regras nos aeroportos e na aviação, as normas de acesso aos países, a sensação de insegurança permanente, especialmente nos países centrais e, finalmente, o aumento das exigências migratórias, geraram uma queda no número de turistas que viajavam pelo mundo e um consequente sentimento de fechamento das fronteiras. Foi um dos anos mais críticos do turismo internacional [o de 2001]. Numa perspectiva subcontinental, após o corralito, e aliado a isso, a grave situação econômica e social dos países da região no início dos anos 2000, observou-se uma reviravolta político-institucional na América do Sul, com a eleição de uma série de governos que priorizaram uma maior intervenção do Estado na economia e na promoção do investimento e do consumo interno - por meio da priorização de políticas fiscais, especialmente via transferências diretas e indiretas - como forma de estimular e recuperar a economia interna, através do aumento de potenciais consumidores. Pode-se dizer, portanto, que, a partir dessa nova configuração política regional, a agenda de integração subcontinental passou a dar prioridade às questões mais focadas no aprofundamento das relações políticas e no setor de infraestrutura física regional. Nesse sentido, o turismo intrarregional, como já discutido, foi favorecido, seja por meio dos acordos políticos, pela melhoria da infraestrutura física de ligação entre os países, ou mesmo pelo aumento do poder de compra dos cidadãos sul-americanos. 
Percebe-se, então, que a primeira década dos anos 2000 caracterizou-se por mudanças radicais na ordem internacional, sejam elas econômicas ou de âmbito geopolítico. "(p. 52-53).

Nenhum comentário: