quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CAPES aprova Mestrado em Turismo na USP

Postado por Alexandre Panosso Netto

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), publicou hoje, 18 de dezembro, a aprovação do Mestrado em Turismo da Universidade de São Paulo-USP (www.capes.gov.br).
Este mestrado soma-se aos mais de 240 Programas de Pós-Graduação (Mestrados e Doutorados) já existentes na Universidade de São Paulo nas mais diversas áreas e aos 7 programas de mestrado e 1 de doutorado na área de turismo oferecidos no Brasil.
O Mestrado em Turismo da USP tem como sede a Escola de Artes, Ciências e Humanidades-EACH. Está formado, inicialmente, por 8 docentes da EACH e 4 docentes da Escola de Comunicações e Artes-ECA (berço dos estudos turísticos na USP).
EACH-USP, vista aérea. Sede do novo Mestrado em Turismo.
Lista de docentes do Mestrado em Turismo da USP:
Corpo docente permanente:
Alexandre Panosso Netto
Cynthia Harumy Watanabe Corrêa
Debora Cordeiro Braga
Edegar Luis Tomazzoni
Edmur Antonio Stoppa
Karina Toledo Solha
Luiz Gonzaga Godoi Trigo
Reinaldo Miranda de Sá Teles
Ricardo Ricci Uvinha
Sidnei Raimundo
Corpo docente colaborador:
Luiz Octávio de Lima Camargo
Mirian Rejowski

O projeto do Mestrado em Turismo surgiu a partir de reflexões e debates entres os docentes da EACH e ECA que amadureceram a proposta após longas conversas e estudos durante o segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013. Veja aqui regulamento do programa: http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/norma-CCP-Turismo-EACH.pdf

O mestrado tem uma área de concentração: Desenvolvimento do Turismo, com duas linhas de pesquisa que se inter-relacionam: Linha 1 - Turismo: Conhecimento e Tendências e; Linha 2 - Turismo: Processos e Inovação.

O objetivo geral do Programa é "Proporcionar, ao acadêmico, conhecimentos para análise sistêmica da realidade, com base nos paradigmas de socialização das responsabilidades e das oportunidades do desenvolvimento do turismo."
Cinco objetivos específicos são propostos, sendo eles: 
"1) Capacidade crítica nas avaliações e criatividade nas propostas de formação e qualificação profissional no contexto interdisciplinar da educação em turismo.
2) Condições de atuar no campo socioeconômico para soluções de problemas da
qualidade da oferta e das limitações da hospitalidade das comunidades locais.
3) Visões inovadoras das tendências para criação de produtos, de serviços, de atrativos e de prospecção de mercados turísticos.
4) Habilidades de apoiar articulações de atores e de criar condições ambientais favoráveis para a atuação integrada e participativa das organizações no desenvolvimento das redes e dos segmentos turísticos.
5) Capacidade de contribuir para a consistência e eficácia das políticas e dos projetos     das organizações públicas do turismo."

Inicialmente estão propostas 13 disciplinas para o curso, sendo as duas primeiras obrigatórias e as demais optativas:
Investigação em Turismo (Obrigatória)
Teoria e Fundamentos do Turismo (Obrigatória)
Políticas de Lazer e Turismo
Produção Científica em Turismo: Avanços e Desafios
Formação e Qualificação Profissional em Turismo
Lazer, Cultura e Sociedade
A Viagem: Concepções Filosóficas e Culturais
Ética, Hospitalidade e Turismo
Inovações Tecnológicas no Turismo
Análise Mercadológica e Gestão de Empresas Turísticas
Gestão Regional do Turismo
Turismo Urbano: processos espaciais e sustentabilidade
Lazer e Turismo em Áreas Protegidas

Em breve teremos um web site específico do programa na página da pós-graduação da EACH-USP.

Aos interessados em fazer este mestrado, sugiro que vão preparando seu projeto de pesquisa e estudando. Após o recesso de férias será publicado o edital de seleção de novos alunos. O processo seletivo constará de três etapas de avaliação:
1. Prova escrita de conhecimento teórico e de construção argumentativa;
2. Exame de proficiência em línguas (inglês, francês ou espanhol) e;
3. Avaliação do projeto de pesquisa e currículo.
Não posso deixar de dizer que estamos todos muito contentes com esta aprovação. Nosso anseio é que este Programa de Pós-Graduação ajude no fortalecimento da pesquisa em turismo no Brasil e que seja uma porta e oportunidade para a ótima formação de recursos humanos críticos no campo do turismo e áreas afins.
Deixo meus parabéns e agradecimento à equipe de professores e técnicos administrativos da EACH e da ECA que ajudaram e se empenharam na realização do projeto. Muito trabalho está por vir. Um novo ciclo se inicia!
Que venha 2014!!

20 comentários:

armando campos mello disse...

nenhuma matéria versando sobre eventos ,que de uma forma simples determina destinos, e, a hospitalidade será exercida após a captação dos turistas !

armando campos mello disse...

nenhuma matéria versando sobre eventos ,que de uma forma simples determina destinos, e, a hospitalidade será exercida após a captação dos turistas !

Alexandre Panosso Netto disse...

Armando, pois também não temos nenhuma matéria dedicada diretamente à gastronomia, psicologia, antropologia, sistemas de turismo, artes, filosofia, epistemologia, etc. e tal...sabe porque? Porque a área de turismo é ampla e nem sempre se consegue cobrir todos os campos de atuação com o material humano que temos. Abraços e obrigado pelo comentário.

Prof. Dr. Aristides Faria disse...

Fantástico, Professor!!!

Meus parabéns!! Fico muito feliz com a notícia!!

Forte abraço e ótimo final de ano ao Sr. e toda equipe!

Aristides

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista!!
Sou turismóloga com mestrado em comunicação e doutoranda na mesma area.
Estou muito satisfeita com esta conquista do Turismo!
Débora

João do Nascimento disse...

Professor Panosso. Primeiramente meus parabéns! Gostaria de tirar uma dúvida: as disciplinas propostas serão dadas em qual período? O Sr. tem uma previsão? Matutino, vespertino ou noturno? Boas festas! João

Alexandre Panosso Netto disse...

Olá João. Ainda não sabemos quais os horários das disciplinas. Informaremos na segunda quinzena de janeiro de 2014. Abs.

Unknown disse...

Para a área de meio -ambiente ,o que precisa-se

Unknown disse...

Li o Blogger ,agradecido !!!! pelos itens a serem completados para o aperfeiçoamento !!!!!!

Unknown disse...

Me desperta interesse o lazer... , ,esporte e cultura em áreas urbanas ,com enfase nos ´parques públicos com destaque aos novos ,os Lineares.

Unknown disse...

Li o Blogger , me interessa meu aperfeiçoamento e a pesquisa em lazer... ,esportes e cultura em áreas urbanas verdes ,com enfase nos parques públicos tradicionais e nos novos ,os Lineares.

LIliane Josua disse...

Prezado Professor Panosso,
Fiquei muito interessada no programa de mestrado da USP mas não consigo nenhuma informação no site da EACH. Você ja sabe quando será o edital?
Gostaria muito de participar do processo seletivo e estou preocupada de perder as datas para inscrição.
Obrigada desde ja e parabens pela conquista para o turimo.
abs
Liliane Josua Czarny

Alexandre Panosso Netto disse...

Liliana,
grato por sua pergunta. Esperamos que o edital de ingresso de alunos para a primeira turma do Mestrado em Turismo da USP seja publicado até o fim de janeiro de 2014. Estamos trabalhando nisso.
A você a aos demais interessados só tenho uma dica: estudem e preparem seus projetos. Abraços.

Eliana disse...

Prezado Professor Alexandre Panosso:

Primeiramente parabéns pela conquista. Por gentileza, terá alguma disciplina isolada neste e no próximo semestre? Neste ano gostaria de fazer duas isoladas, visto que estou com outros compromissos já assumidos no Centro Paula Souza.
Grande abraço!

Alexandre Panosso Netto disse...

Olá Eliana,
saudações.
Estamos trabalhando duro para que o programa inicie neste primeiro semestre de 2014. Se iniciar teremos ao menos duas disciplinas oferecidas. Vá estudando e elaborando seu projeto. Até mais.

Rafael disse...

Alguém sabe me informar quando abrirá inscrição para a próxima turma? Obrigado!

Alexandre Panosso Netto disse...

As inscrições já estão aberta, prezado Rafael. Veja no site: http://prpg.usp.br/turismo//paginas/mostrar/4664
Até mais.

Alexandre Panosso Netto disse...

Prezado Marcos,
por favor, acesse novamente a ficha de inscrição. Está em http://each.uspnet.usp.br/pos/Ficha_de_Inscricao_PPTUR1.pdf

Abraços e muito obrigado.

Anônimo disse...

Aos envolvidos na concepção do mestrado em Turismo da USP, meus parabéns. Desejo SUCESSO e muita produção cientifica com o intuito de alavancar nosso turismo brasileiro. Forte abraço do Maranhão, Panosso Neto.

Ruan Tavares

Unknown disse...

Olá, Professor! Parabéns pela vitória alcançada. Neste país não temos chance de realizar um pós graduação (stricto sensu) em nossa área de bacharelado. Sou uma que irei fazer a inscrição para ajudar neste projeto de pesquisa e ampliar minha a linha de conhecimento.
Obrigada. Keylla