segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Turismo e Megaeventos no Brasil - encontro de trabalho

Postado por Alexandre Panosso Netto

Estão no Brasil, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), os pesquisadores Manuel Alector Ribeiro, da Universidade do Algarve (Portugal) e Dogan Gursoy, da Washington State University (Estados Unidos) para trabalharem na análise dos dados de nossa pesquisa financiada pelo CNPq intitulada "Tourism and Mega-Events in Brazil: Host Community Support, Identity, Emotion and Trust In Organizing Committees".
Esquerda para direita: Dogan Gursoy, Manuel Alector Ribeiro e Alexandre Panosso Netto, na EACH-USP.
Estamos analisando os dados coletados na primeira onda de entrevistas que foi realizada com 3.770 pessoas nas 12 sedes dos jogos da Copa do Mundo entre 5 e 12 de maio de 2014. O principal objetivo da pesquisa é analisar o apoio da comunidade local a partir do ponto de vista de diferentes categorias, tais como identidade, emoção e confiança nos comitês organizadores do evento. A segunda onda de entrevistas está programada para novembro e será feita pelo Instituto Datafolha, que foi o responsável também pela primeira coleta dos dados.

Megaeventos e turismo
O tema dos megaeventos e sua relação com o turismo tem aparecido com mais força na academia desde as Olimpíadas de Barcelona em 1992, considerada um divisor de águas por seu exemplo positivo.

Nesta direção, Dogan Gursoy, natural da Turquia e radicado nos EUA, é um dos principais investigadores internacionais do tema, tendo publicado inúmeros artigos na duas principais revistas científicas internacionais de turismo, a Annals of Tourism Research e a Tourism Management (veja seus artigos aqui: http://scholar.google.com/citations?user=p9ndUsYAAAAJ&hl=en).
Os modelos de análise dos dados estão sendo construídos com a utilização do software SPSS e os testes estatísticos iniciais comprovaram que o banco de dados que temos é confiável, o que nos permitirá apresentar alguns modelos de análises, sendo, inclusive, um deles inédito até o momento.
Grupo reunido na sala dos grupos de pesquisa em Lazer e Turismo da EACH.
Um resumo do que estamos fazendo será apresentado por Manuel Alector no dia 1 de outubro, às 14 horas, no evento "Conferência Internacional: Investigação e Educação em Turismo", que realizaremos na EACH-USP (Rua Arlindo Béttio, 1000, Bairro Ermelino Matarazzo, São Paulo-SP) como atividade do Mestrado em Turismo (veja informações adicionais no site do programa: http://prpg.usp.br/turismo/noticias/mostrar/5140).
Alguns dados simples já foram publicados antes mesmo da Copa do Mundo, e podem ser conferidos no site da Agência USP de Notícias. (http://www.usp.br/agen/?p=177797).

Apoio e financiamento
O financiamento para a pesquisa veio do projeto número 487780-2013-2, aprovado na Chamada ME/CNPq 91/2013, do Ministério do Esporte, gerenciado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq). O apoio para sua realização é dado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Nenhum comentário: