quinta-feira, 25 de agosto de 2011

100 mil mestres e doutores formados pela USP

Postado por Alexandre Panosso Netto


Este ano a Universidade de São Paulo-USP alcançará a marca de 100 mil mestres e doutores formados em toda a sua história.

A USP foi fundada em 25 de janeiro de 1934, e a pós graduação foi iniciada nos anos 1940, mas se fortaleceu na década de 1970, respondendo hoje por 28% da produção científica brasileira.
Segundo os últimos dados oficiais, há mais de 22 mil alunos matriculados em cursos de mestrado e doutorado, sendo que o número de mestrandos e doutorandos é bem próximo um do outro, perto de 11.500 cada, conforme o gráfico abaixo.

Fonte: www.prpg.usp.br\100

Em 2010 foram defendidos 5.823 trabalhos de pós stricto sensu, em todas as áreas do conhecimento humano.
Fonte: www.prpg.usp.br\100
Para celebrar esta marca histórica, a USP lançou o site www.prpg.usp.br\100.
Ali estão várias informações, fatos históricos, dados estatísticos, relatos diversos e a programação especial do evento que celebrará o feito da maior e mais importante universidade brasileira.

NO TURISMO
Na área do turismo, a USP foi pioneira na pós graduação no Brasil. O programa de Mestrado, e logo depois o de doutorado, estavam sediados na Escola de Comunicações e Artes ECA-USP. 
No programa de mestrado e doutorado deram aulas alguns dos importantes professores de turismo de nosso país, entre eles Américo Pellegrini Filho, Doris Ruschmann, Mário Carlos Beni, Mário Jorge Pires, Mirian Rejowski, Sarah Bacal, Wilson Abraão Rabahy e Olga Tulik.
Tive a felicidade de poder cursar ali meu doutoramento entre 2002 e 2005, tendo sido meu orientador o prof. Mário Beni. Foram aulas estimulantes, reflexivas, que me levavam sempre a querer buscar um pouco mais. 
Tive aulas também com a profa. Mirian Rejowski, nas quais fazíamos uma análise da realidade nacional e internacional da pesquisa em turismo. Também aprendi muito com ela.
Hoje, para mim, é uma grande satisfação e orgulho poder fazer parte oficialmente desta universidade como professor do Curso de Lazer e Turismo e do Mestrado em Estudos Culturais. Ali, todos os dias, posso desenvolver as pesquisas que mais gosto e que creio serem importantes, além de poder discutir com nossos alunos os temas da área do turismo; e melhor: faço muitos amigos!

E assim é: cada mestre ou doutor que passou pela USP tem uma experiência diferente para contar. Desafios vencidos, descobertas, novidades, novos amigos, nova visão de mundo. 
Sim, é importante analisar os dados estatísticos de quantos por ali já passaram, mas também é importante ver que a USP ajudou a mudar a vida das pessoas para melhores condições, e essas pessoas, ali formadas, por sua parte também ajudam a melhorar a vida e o nível intelectual de outros pelo Brasil e mundo a fora. 
Fico com a frase de Leibniz, que gosto muito: Há algo mais belo que as mais belas descobertas, é o conhecimento da maneira pelas quais são feitas.


Parabéns aos 100 mil mestres e doutores formados pela USP!
Parabéns à USP por tão grande feito!

Nenhum comentário: