quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Academia Internacional para o Estudo do Turismo no Brasil - ABRATUR

Postado por Alexandre Panosso Netto
Acaba de ser criada a Academia Internacional para o Estudo do Turismo no Brasil - ABRATUR. Seu lançamento oficial foi hoje.

A ABRATUR surgiu por iniciativa do prof. Guilherme Lohmann (http://www.guilohmann.com/), que conseguiu reunir e dialogar com um grupo de investigadores do turismo no Brasil, que vive no país e fora dele, e expor a importância do trabalho em conjunto, propondo a criação da Academia. Como se percebe, sua ideias logo foram aceitas. Trata-se um grupo formado por doutores e doutorandos, sendo que quase todos são professores em Instituições de Ensino Superior.
A iniciativa é muito interessante e visa "promover os pesquisadores e a pesquisa internacional desenvolvida sobre o Turismo no Brasil". Sua sede atual está na School of Tourism and Hospitality Management, da Southern Cross University, Austrália, local aonde o prof. Lohmann está atualmente trabalhando.
Conforme informa o site da ABRATUR, seus objetivos são:
  • Congregar os pesquisadores internacionais, residentes no Brasil ou no exterior, que pesquisem o Turismo no Brasil;
  • Estimular e promover oportunidades internacionais de colaboração conjunta em projetos de pesquisa que tratem do Turismo no Brasil;
  • Disponibilizar recursos (links, podcasts, publicações etc) que propiciem oportunidades para a colaboração ou a internacionalização dos pesquisadores e acadêmicos especialistas em Turismo no Brasil;
  • Divulgar eventos acadêmicos internacionais.
A criação da ABRATUR reflete um movimento leve, porém gradual, de internacionalização de pesquisadores do turismo brasileiro e da própria investigação em turismo no país. 
Ou seja: 
1) cada vez há mais brasileiros que estudam o turismo no país que estabelecem redes de contato com universidades e pesquisadores estrangeiros e assim expandem o conhecimento do turismo no Brasil e;
2) cada vez há mais pesquisadores estrangeiros que se interessam em pesquisar o turismo no Brasil.

Esse movimento, se não tem elevado o nível da pesquisa em turismo em Brasil, certamente tem contribuído significativamente para tal. Desta forma, consideramos a iniciativa positiva.
A formação de redes é de sua importância para a qualidade das investigações em turismo. Cremos que o momento é propício para tal ação, uma vez que o Brasil está com uma imagem positiva (ou menos negativa) no exterior e podemos nos aproveitar deste momento bom para o benefício geral.

Teremos mais novidades sobre esse tema em breve... aguardem!

Parabéns ao prof. Guilherme Lohmann e a todos os membros da ABRATUR pela iniciativa! Muito trabalho a todos é o nosso desejo!

Nenhum comentário: