terça-feira, 3 de julho de 2012

Lançamento editorial: "Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão. Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters"

Postado por Alexandre Panosso Netto

Algumas coisas na vida de um pesquisador experiente são inevitáveis, entre elas ter a participação em seus estudos de colegas, amigos e ex-alunos. Foi assim com o prof. Mário Carlos Beni, que ontem lançou seu mais novo livro: "Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão - Desenvolvimento regional, rede de produção e clusters" (Editora Manole - Site com o livro aqui).

O livro contou com a colaboração de 40 autores, todos ligados à área do turismo ou afins. Tem prefácio de Luiz Gonzaga Godoi Trigo (EACH-USP) e Apresentação de Adyr Balastreri Rodrigues (FFLCH-USP). 
Beni, feliz da vida, com esposa, filha, genro e neta. 
Segundo Luiz Trigo, no Prefácio, "Este livro, organizado por Mario Carlos Beni, analisa as políticas públicas, o planejamento, a sustentabilidade e os instrumentos de apoio à gestão do turismo com base na visão de quatro dezenas de especialistas brasileiros, ao longo de 29 capítulos" (p. xix).
E aqui o autor compenetrado em mais um autógrafo, entre muitos que foram.
Para Adyr Balastreri, o livro "... não é apenas mais uma obra a avolumar a extensa bibliografia brasileira publicada sobre a temática, mas é um livro de referência, um estado de arte sobre o turismo, tanto em âmbito teórico, buscando repensar paradigmas para a elaboração de novas matrizes conceituais para os estudos de turismo, quanto em termos operacionais, perpassando temas distintos e atuais, necessários para dar suporte às políticas públicas, ao planejamento estratégico e ao ordenamento territorial do turismo no Brasil" (p. xxi).
A fila para autógrafos e fotos era grande...
O próprio organizador reflete que, entre outras coisas, o "...livro pretende avançar na definição e na configuração de políticas públicas que vêm se implantando no processo de regionalização do turismo, ainda lento e incipiente em sua execução. [...]. Nesse sentido, a preocupação maior ao elaborar o conteúdo deste livro foi abranger, tanto quanto possível, os temas que conformam essencialmente a instrumentalização, o planejamento, a intervenção do Estado, a mobilização social e a rede empresarial de produção na formação e consolidação de clusters de turismo" (p. xxxiii).
A jovem equipe de profissionais da Editora Manole, coordenando o evento.
E o público se divertiu: profa. Cíntia Möller, Geslayne Ferreira e profa. Ivane Fávero.
Alunos e jovens professores também estiveram presentes alegrando o recinto.
Juca, Marlene Matias, Zezé Giaretta, Mirian Rejowski e Caroline.
Descontração total.
Tietagem geral: Caroline, aluna do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, com Beni.
O organizador com alguns colaboradores que lá estavam.
Foto do Facebook da Ivane Fávero, (de vermelho).
O prof. Mario Beni é um dos personagens mais conhecidos no turismo brasileiro e um dos que há mais tempo luta pelo correto desenvolvimento desta atividade no Brasil. Seu currículo é extenso, extensíssimo, e não cabe aqui. Seu site é: http://www.mariocarlosbeni.com.br/.

Se alguém quiser saber mais sobre a trajetória intelectual do prof. Beni, sugiro a leitura do seguinte capítulo de livro, feito a partir de uma entrevista que ele me concedeu em 2005: PANOSSO NETTO, A. Mario Beni fala. In: Luiz Gonzaga Godoi Trigo et al (ed.). Análises regionais e globais do turismo brasileiro. São Paulo: Roca, 2005, v. 1, p. 859-868.
Autores, convidados, colegas, amigos, familiares... Tutti buona gente...

Como não poderia deixar de ser, a noite não terminou em pizza, ma sim em macarronada, numa bela reunião dos familiares, amigos e autores, todos convidados pelo prof. Beni, no restaurante Villa Távola.

Abaixo sumário e outras informações técnicas sobre o livro.

SUMÁRIO
Prefácio xix
Apresentação xxi
Introdução xxxi

Parte 1
Políticas Públicas e Planejamento de espaços turísticos
1. Espaço, paisagem, lugar, território e região – a organização do espaço turístico 3
Antonio Carlos Sarti | Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

2. Paisagens sem fronteiras: geograficidade sem limites 29
Antonio Carlos Castrogiovani

3. Reflexões sobre planejamento turístico regional no limite do Sistur 45
Renê Corrêa do Nascimento

4. Turismo e políticas públicas no Brasil 69
Cíntia Möller Araujo | Gisela Taschner

5. Gestão de potenciais clusters turísticos: uma proposta de metodologia de diagnóstico 87
Maria Cristina Angélico Mendonça

6. Observatório de Turismo e Cultura, integração regional do cluster de turismo e desenvolvimento socioeconômico da Serra Gaúcha 111
Edegar Luis Tomazzoni


7. Relações organizacionais para o desenvolvimento regional do turismo 131
Andyara Lima Barbosa

8. Instrumentalização de pesquisa em turismo 157
Cláudia Rech

Parte 2
Sustentabilidade
9. Sustentabilidade: dimensão ambiental 181
Paulo dos Santos Pires

10. Dimensão social 203
Marutschka Moesch

11. Dimensão econômica: cadeia produtiva e contas satélites do turismo 219
Leandro Antônio Lemos | Álvaro Maia Batista

12. Turismo e cultura: aproximações e conflitos 235
Susana Gastal

13. Dimensão político-institucional do turismo no Brasil 257
Cíntia Möller Araujo | Pedro de Alcântara Bittencourt César

14. Dimensão mercadológica de sustentabilidade do desenvolvimento turístico 283
Leonardo Nogueira de Moraes

15. Dimensão financeira e análise de investimentos 297
José Bento Carlos Amaral Júnior

16. Políticas públicas e planejamento estratégico em clusters de turismo: dimensão jurídica 317
Joandre Antonio Ferraz

17. Relações públicas comunitárias nos processos de gestão das atividades turísticas 331
Margarida M. Krohling Kunsch

18. Os novos clusters abertos de entretenimento 345
Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Parte 3
Instrumentos de apoio ao Planejamento
19. Competitividade e inovação em turismo 367
Rosana Mara Mazaro | Alexandre Panosso Netto

20. A qualidade da experiência na visitação dos destinos turísticos 383
José Manoel Gândara | Júlio Mendes | Miguel Moital | Flaviny Najara Santos Ribeiro | Itamar de Jesus Souza | Luciane Aparecida Goulart

21. Gerenciamento da cadeia de suprimentos e relacionamentos nas agências de viagens 397
Carlos Alberto Tomelin

22. Hospitalidade 419
Elizabeth Kyoko Wada

23. Associativismo e cooperativismo como arranjos socioprodutivos de base comunitária – incubadora social 433
Carlos Alberto Cioce Sampaio | Dario Luiz Dias Paixão

24. Educação e capacitação para o turismo em escolas comunitárias utilizando a Pedagogia da Alternância 447
Ludmila Dutra

25. O conceito de cluster e o desenvolvimento turístico regional: um caminho para os países menos desenvolvidos 463
Jorge Antonio Santos Silva

26. Bases territoriais e redes do cluster de turismo 487
Mario Carlos Beni | Mauro José Ferreira Cury

27. Clusters de turismo 517
Mario Carlos Beni

28. A rede do turismo em ação: o caso de Bento Gonçalves e da Região Uva e Vinho (Serra Gaúcha) 547
Ivane Fávero

29. Internet e redes: articulações do turismo comunitário 563
Luzia Neide Coriolano | Luciana Maciel Barbosa

Índice remissivo 587



ISBN: 9788520431993
Autor: Mario Carlos Beni
Número de páginas: 628
Formato: 17 x 24 cm
Ano: 2012
Acabamento: Flexível
Peso: 870 g

Um comentário:

Unknown disse...

Meu nome é Eliana, sou estudante do Curso Bacharel em Turismo e tive a oportunidade de comprar este livro autografado aqui em Belém-PA no I Congresso de Turismo, Hospedagem e Gastronomia da Amazônia Legal, onde o Prof. Mario Carlos Beni estava presente, creio que este livro irá tirar muitas dúvidas que tenho. Abraços...