domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bastidores de uma doação de livros

Tudo começou há muito tempo, mas não vou tão longe para contar a história. Em 2007, quando Tati e eu fomos à Espanha para fazer o Caminho de Santiago de Compostela (essa história vamos postar no futuro...), tivemos a oportunidade de conhecer Felix Tomillo Noguero e sua família. Uma das pessoas mais eruditas que já conhecemos (alguns dizem que ele tem mais de 40 livros escritos, nem todos publicados). Possui um conhecimento vasto e profundo sobre muitos temas, principalmente europeus, sociológicos, históricos, de hospitalidade e turismo; esses dois últimos suas duas grandes paixões e especialidades.




Foto: Estávamos chegando em Santiago, depois de 325 km de caminhada em 12 dias...


Conhecemos Felix porque ele havia lido um livro meu (Filosofia do turismo; editora Aleph) e me escreveu para debater comigo temas que lá estavam e que pareciam a ele importantes. Bom, calhou de estarmos indo para a Espanha e então ele nos convidou para uma visita a Valladolid, sua cidade.

Após algumas voltas por alguns países europeus, chegamos à Espanha e fomos direto a Valladolid, sem ao menos antes ter visto uma foto de Felix e sem ter falado com ele for fone, somente por email. Ele estaria nos esperando na estação de ônibus (o trem de alta velocidade que liga Madrid a Valladolid ainda não estava pronto). Quando chegamos e descemos não encontramos ninguém a nos esperar, todavia um minuto depois apareceu um senhor, olhos grandes, mirando por todos os lados. "É ele!" pensamos. Dito e feito. Parecia que nos conhecíamos há muito tempo. Começamos a conversar como se no mesmo dia pela manhã tivéssemos tomado café juntos, tamanha foi a empatia e amizade que nos uniu naquele momento. Era como se estivéssemos terminando uma conversa iniciada naquele mesmo dia.

Aqueles dias foram fantásticos. Aprendemos muito sobre vinhos, cultura espanhola, culinária, turismo, hospitalidade, amizade. Foi naquele momento que Felix e Maria, sua esposa, nos contaram da biblioteca da antiga Escola Superior de Turismo de Valladolid, que estava sendo sub-aproveitada. A escola havia fechado as portas e todo o acervo, ou grande parte dele, estava num depósito. Tentamos conhecer o acervo, mas por falta de tempo não foi possível.


Foto: Nem precisa falar - Tati, Maria, Felix, Alexandre; na bodega Legaris, em Peñafiel.

Em julho de 2009, em nossas férias, visitamos Felix novamente e aí sim foi possível visitar o acervo. Era uma sala com uns 400 metros lineares de prateleiras de ferro cheias de livros, fitas de vídeo, trabalho de alunos de graduação, teses, revistas, CDs, papéis diversos, mapas, quadros, etc. Falei a ele que se ele nos desse o material poderíamos fazer bom uso dele doando a um centro de pesquisas no Brasil. Isso foi pela manhã; à tarde ele disse: "pode ser que o acervo vá ao Brasil..." e deixou a frase no ar.

Foto: Uma idéia do que era a biblioteca lá na Espanha...

No dia 16 de outubro de 2009 ele me escreveu um email dizendo: "El fondo bibliográfico de la que fue mi Escuela puede ir a Sao Paulo [...] Así pues, desde este momento, puedes hacer las gestiones para llevarte todo lo del almacén y lo que han escogido para la biblioteca. Calculo que habrá ahora 20.000 títulos en números redondos."

Enfim, ele havia nos dado toda a biblioteca. Imediatamente pedimos a ele que fizesse uma carta de doação do material (que foi feita somente em nome de Alexandre Panosso) e com ela convidamos o prof. Luiz Trigo para coordenar o projeto de doação do material à EACH/USP (ww.each.usp.br).


Foto: 382 caixas de livros que vieram para o Brasil. Ocuparam 70% de uma carreta.

Encurtando a história: os livros já estão no Brasil, mas ainda esperam liberação no aeroporto de Guarulhos. Em no máximo uma semana tudo estará na EACH. Foi a TAM que trouxe tudo da Espanha, de graça, há que se ressaltar.


Pretendemos criar um centro de pesquisa e documentação na área de lazer e turismo. Mais uns dois anos de trabalho...

Indicamos um ótimo release dessa história no blog de nosso amigo Luiz Trigo (http://luiztrigo.blogspot.com). O texto foi redigido por ele e por mim (Alexandre) e também publicado hoje.


Felix, obrigado pela confiança! Retribuiremos à altura!


Dados aproximados do acervo
Temas principais: história da Europa e da arte, ciências sociais, viagens e turismo.
Livros: 8.000
Teses: 500
CDs: 500
Folhetos turísticos de todas as regiões do mundo: 8.000
Peso bruto: 8.750 quilos.
Coordenadores do projeto: Alexandre Panosso Netto, Luiz Gonzaga Godoi Trigo (professores do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP).

Nenhum comentário: