quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nueva Ley de Turismo de Castilla y León

Postado por Alexandre Panosso Netto
Umas das primeiras atividades acadêmica que tivemos a oportunidade de participar, aqui em Valladolid, foi a discussão da nova lei de turismo de Castilla y León.
O evento aconteceu na Universidad Europea Miguel de Cervantes - UEMC, no dia 17 de fevereiro.
Foi um dia intenso de discussão sobre o tema. A lei antiga, de 1997, havia sido redigida sob a coordenação do prof. Dr. Felix Tomillo Noguero, e segundo os gestores locais do turismo aqui de Castilla y León, já merecia uma atualização. A nova lei entra em vigor em março próximo.
Público presente.
A discussão dos pontos inovadores da lei e de sua verdadeira necessidade foi bastante interessante. Percebe-se que há grupos favoráveis e contrários. Outros são passivos e procuram não se envolver.
Uma das mesas de debate.

Os pontos, apesar de ser outro país, giraram em algumas temáticas semelhantes às discussões que temos no Brasil, tais como a nova classificação dos meios de hospedagens e a necessidade de maior valorização de segmentos específicos de trabalhadores do turismo, como os guias de turismo.
Outra mesa de discussão.

Tivemos a oportunidade de conhecer o prof. Dr. Eugenio García Zarza, catedrático da Universidade de Salamanca, geógrafo, muito amigo de vários professores da geografia da FFLCH da USP. Ele já esteve várias vezes no Brasil, especialmente em São Paulo. Conversamos muito sobre turismo, geografia, temas atuais, economia, política, gastronomia, etc. Ganhei um, do mais de 50, de seus livros,  "Salamanca: un museo en la calle". Muito bem editado e com informações preciosas.
Prof. Felix, eu e prof. Eugênio G. Zarza, na hora do café.

A grande inovação da nova lei é o fato de que qualquer empresário de turismo pode abrir um negócio e assinar um termo dizendo que ele está dentro das leis. Depois, um responsável vai ao local para confirmar a informação. Anteriormente o empresário teria que submeter a proposta, esperar a aprovação e só depois abrir o empreendimento.
Esse foi o tema mais significativo e mais debatido. 
Dará certo? é a pergunta que ficou.
Só o tempo dirá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou acompanhando vocês aqui no Blog e estou amando. Saudades e desejo a vocês muito sucesso e que Deus os abênçõe!
Beijos Rhaylane Lima , Valentim