segunda-feira, 16 de maio de 2011

Centenário do turismo em Portugal

Postado por Alexandre Panosso Netto

Hoje Portugal comemora 100 anos da institucionalização do turismo. Foi em 16 de maio de 1911, no IV Congresso Internacional de Turismo, que foi criado o primeiro órgão oficial de turismo do país, a Repartição de Turismo.
Portal da Sociedade de Geografia de Lisboa, lugar do evento.
Na esteira das comemorações, foi criado o evento Congresso Centenário do Turismo (www.centenariodoturismo.org).
Painéis que buscam contar a história do evento.
Tive a oportunidade de participar do painel II do dia de hoje. Fiz uma explanação sobre a importância da configuração de uma REDE LUSÓFONA DE INVESTIGADORES DE TURISMO - LUSATUR (na próxima postagem abordarei o tema).
O evento foi muito bem organizado, e foi teve como presidente o prof. Dr. Jorge Mangorrinha.
Membros executivos da comissão organizadora, da D. para a E.: Adão Flores, Carla Cachola, Jorge Mangorrinha, Carlos Mamede, Ana Pereira Neto, José Manuel Simões,  é o terceiro da esquerda para a direita.
O Congresso em 1911, teve uma grande repercussão à época, pois foi um grande evento do qual participaram 1500 pessoas de vários países. Segundo alguns autores, foi o primeiro grande evento realizado em Portugal na república (o país decretou a república em 1910). Foi, de certa forma, o reconhecimento internacional da República Portuguesa. Por este evento, o país ingressou oficialmente no mercado do turismo.
Salão da Sociedade de Geografia de Lisboa, lugar do evento. Logo pela manhã de hoje.
Gostei das apresentações que assisti, mas chamou-me atenção a apresentação do prof. Licínio Cunha, autor conhecido de turismo no Brasil e que já teve vários cargos públicos do turismo em Portugal. Ele falou sobre o papel do Estado no desenvolvimento do turismo e, com muito conhecimento, fez uma análise da atual situação de Portugal. 
Prof. Licínio Cunha fazendo sua apresentação.
Depois de sua apresentação conversamos sobre os temas gerais do turismo e qual foi minha surpresa quando ele comentou, sem que eu falasse nada, que havia lido meu livro "Filosofia do Turismo". Fez comentários específicos, que só faria quem tivesse lido o livro. Ele também acredita que os estudos turísticos merecem um pouco mais de enfoque epistemológico-filosófico.
Prof. Licínio Cunha com meu livro e eu com o dele.
Outra apresentação interessante, entre as várias que houveram, foi a do prof. Adão Flores, que abordou a questão das redes na produção do conhecimento em turismo.
Prof. Adão Flores.
Segundo os organizadores, as apresentações estarão disponíveis em breve no site do congresso. O certo é que as festividades continuaram por todo este ano em Lisboa e em algumas outras cidades portuguesas. O turismo está a assumir cada dia mais importância para as sociedades e para as economias nacionais. Creio que isso o que o evento de hoje veio a celebrar. Foi uma satisfação pode partilhar deste momento, verdadeira experiência turística.
No momento de minha apresentação.
Deixo meus agradecimentos ao convite, especialmente ao prof. Jorge Mangorrinha e Adão Flores. Para ações desta natureza, podem sempre contar comigo.

Nenhum comentário: