sexta-feira, 6 de maio de 2011

Primeiro Congresso Internacional de Turismo foi realizado em 1908

Postado por Alexandre Panosso Netto

Essa história algumas vezes me faz graça. 
Quantas vezes você já recebeu um convite para participar do "I Congresso Internacional de Turismo"? ou do 'xis' "Congresso Internacional de Turismo"?
Eu já recebi várias vezes esse tipo de convite por e-mail. O fato é que se tudo fosse numa seqüência correta, nem eu, nem você, poderíamos participar de tal evento, pela simples razão de que o "I Congresso Internacional de Turismo" já aconteceu em novembro de 1908, em Zaragoza, Espanha.
Bom, pelo menos é essa a versão da história que tenho. Não consegui identificar outro evento com o mesmo título que tenha ocorrido antes desta dada (ainda que em uma rápida consulta no google, no dia de hoje, com a expressão "I congresso internacional de turismo" retorne incríveis 48.300 resultados).

Na primeira década do século XX surgiu, por interesse franco-espanhol, o Congresso Internacional de Turismo, que também era denominado Congresso Internacional de Turismo e da Federação dos Sindicatos de Iniciativa Franco-Hispano. Em 1911, Portugal somou-se à Federação e o nome foi ampliado para Congresso Internacional de Turismo e da Federação dos Sindicatos de Iniciativa Franco-Hispano-Português. Foram realizadas cinco edições, sendo elas:

  • I Congresso Internacional de Turismo - Zaragoza (Espanha), entre 20 e 23 de novembro de 1908.
  • II Congresso Internacional de Turismo – San Sebastian (Espanha), entre 4 a 7 de outubro de 1909. 
  • III Congresso Internacional de Turismo – Toulousse (França), 1910. 
  • IV Congresso Internacional de Turismo – Lisboa (Portugal), 1911.
  •  V Congresso Internacional de Turismo – Madrid (Espanha), 1912.
Tais congressos foram fundamentais para que os envolvidos com o turismo, principalmente na Espanha e em Portugal, implantassem os primeiros organismos oficiais de turismo.
Na Espanha foi a "Comisaria Régia de Turismo", fundada em 1911, tendo o Marqués de la Vega-Inclán sua presidência até 1928 (quando foi extinta).
Em Portugal foi criada a "Repartição de Turismo" durante a realização do congresso em 1911.

Falando nisso, entre 12 e 16 de maio será realizado em Lisboa o evento intitulado Centenário do Turismo em Portugal 1911-2011 (http://www.centenariodoturismo.org/), para celebrar os 100 anos do envolvimento formal da gestão pública deste país com o turismo.

Estarei presente.
No dia 16, na sessão plenária II, farei uma apresentação com o título "A cooperação do ensino no turismo", o qual ampliarei para "União da comunidade lusófona no ensino e investigação em turismo: explorando o tema".
Creio que é o momento dos estudiosos do turismo dos países que compõem a COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (http://www.cplp.org/) se unirem, debaterem e levarem adiante as conclusões e propostas que estão na DECLARAÇÃO DA PRAIA*, de 18 de junho de 2010.
Ao menos será essa a proposta que apresentarei, com as devidas sugestões e adaptações.

_____________________________________
* Em 17 e 18 de junho de 2010 foi realizado em Praia (Cabo Verde) o seminário "Desenvolvimento Sustentável no Turismo. O ensino e a investigação na CPLP".

Ps.: os dados sobre os congressos foram a mim informados pelo amigo Felix Tomillo Noguero, mas em caso de equívoco, a responsabilidade é minha.


Nenhum comentário: