sexta-feira, 27 de maio de 2011

Universidad de la Experiencia - Medina del Campo y Medina del Rioseco

Postado por Alexandre Panosso Netto
Em Castilla y León há um projeto "guarda-chuva" de várias universidades intitulado "Universidad de la Experiencia". Tratam-se de cursos para a turma maior de idade (acima dos 50 e tantos anos). Um projeto semelhante ao que é desenvolvido na Universidade de São Paulo, intitulado UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade.
No dia 25 e 26 foi a "formatura" dos grupos de Mediana del Campo e de Medina del RioSeco, duas cidades histórica próximas a Valladolid.
Aproveitando: nessas duas cidades este ano está sendo realizada a exposição "Las Edades del Hombre", com tema de arte sacra de Castilla y León (veja mais em: http://www.lasedadesdelascatedrales.es/)
Grupo de alunos de Medina del Rioseco.
Grupo de alunos de Medina del Campo.
Nessas cidades a universidade responsável é a Europea Miguel de Cervantes, justamente aonde desenvolvo minha pesquisa  e Tatiana tem suas aulas de temas jurídicos.
Alcade de Medina del Rioseco, Artêmio Domingues, eu, a conselheira de cultura, prof. Dr. Francisco (coord. da Universidad de la Experiencia) e Félix Tomillo.
O fato foi que o prof.  Francisco José García Gómez, coordenador do projeto, me convidou para fazer as palestras de encerramento do semestre no dois lugares. O tema, não podia ser outro: Brasil.
Um continente chamado Brasil - título da palestra.
Fiz uma abordagem geral, com um pouco de dados estatísticos, geografia, história, cultura, patrimônio e turismo. Não foi necessário falar dos ícones futebol, carnaval e samba para passar uma imagem geral do Brasil - sei que esses aspectos fazem parte de nossa sociedade e cultura, mas optei por não abordá-los de imediato, o que se revelou muito positivo, pois os alunos me disseram que puderam ter uma nova perspectiva do Brasil - que não conheciam.
Fiz comparações com outros países também.
No meio da conferência, falando das culturas regionais, eu preparava um chimarrão, igualzinho de minha cidade natal, Frederico Westphalen, (Rio Grande do Sul), e servia a quem quisesse experimentar. Sem bairrismo, tá, pois eu também falava do tereré do Mato Grosso do Sul, da tapioca, buchada de bode, café,  feijoada...etc... Muitos provavam. Isso mostra que o pessoal está aberto para novas idéias.
Falei da política atual, de Lula e Dilma...
E de FHC  também...
As perguntas que me fizeram eram sobre a Amazônia, as favelas das grandes cidades e se eu gostava dos vinhos espanhóis.
Aliás, a Amazônia sempre tem sido motivo de perguntas nos eventos que tenho participado por aqui.

Depois de um evento legal, uma celebração.
E o vinho branco estava ótimo!
Ao final todo me diziam que "vendi bem o Brasil". Mas o melhor de tudo foi ter a consciência de ter apresentado o país em seus aspectos positivos e com perspectivas de melhorias nos temas problemáticos.

Tá, você pode me chamar de sonhador, mas se um brasileiro não acreditar, quem acreditará?

Para saber mais sobre MEDINA DEL RIOSECO: http://www.medinaderioseco.comhttp://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Medina_de_Rioseco

Para saber mais sobre MEDINA DEL CAMPO: http://www.ayto-medinadelcampo.es/MedinaDelCampohttp://en.wikipedia.org/wiki/Medina_del_Campo

Nenhum comentário: