sábado, 10 de março de 2012

Curso de Lazer e Turismo - EACH/USP

Postado por Alexandre Panosso Netto
EACH-USP, vista aérea. Foto de http://www.usp.br/imprensa/?p=9604
Desde que foi criada a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP, ou USP Leste, como ficou conhecida), em 2005, existe o curso de Lazer e Turismo - carinhosamente chamado de LZT - por lá.
Um dos pátios internos do bloco do Ciclo Básico.
Trata-se de um curso com 60 vagas vespertinas e 60 noturnas e com uma equipe de 24 professores doutores formados nas mais diversas áreas acadêmicas (veja a página do curso aqui).
Na semana passada iniciaram-se as aulas, e foi o período de recepção aos calouros, portanto, aulas pra valer, nos primeiros semestres foram iniciadas esta semana.
Turma de Fundamentos do Turismo I - Vespertino. Foto feita ontem à tarde.
Turma de Fundamentos do Turismo I - Noturno. Foto de ontem à noite.
Desde que iniciei no curso há seis anos, me coube a disciplina Fundamentos do Turismo I, que tem como objetivo "possibilitar aos alunos um contato introdutório com a complexidade do turismo a partir de sua conceituação teórica e prática em campos diversos do conhecimento científico. Visa familiarizar o novo discente com a multiplicidade e interdisciplinariedade da atividade turística de maneira a fundamentar o entendimento da matéria, preparando-o para as demais fases do curso de graduação."
Trata-se de uma disciplina introdutória aos temas do turismo.
Há outra disciplina no primeiro ano intitulada "Fundamentos do Lazer", sob responsabilidade do grande professor e colega Ricardo Ricci Uvinha, que apresenta os tema fundamentais do lazer.
Neste primeiro semestre ainda temos a disciplina "Reflexões sobre o lazer e o turismo", sob o comando do professor Reinaldo Pacheco (nosso vice-coordenador) e a disciplina "História da cultura, do lazer e do turismo", essa sob a responsabilidade do competentíssimo coordenador de curso professor Luiz Gonzaga Godoi Trigo.
Essas quatro disciplinas em destaque são as específicas de lazer e turismo. A grade completa do curso por ser consultada aqui.

Trabalhar com essa rapaziada é como estar na fonte da juventude. Os alunos são antenados, dispostos a participarem de pesquisas, de atividades de campo e das aulas. Poucos são os alunos faltantes e em sua grande maioria, ao menos em minhas aulas, todos vêm preparados com as leituras sugeridas. Sem exagero.
A equipe de professores é outro tema à parte. Um grupo de gente com espírito jovem que gosta de investigação, gosta da docência e sempre procura estar atenta com as novidades teóricas e práticas do lazer e turismo. Tá, eu sei, nem sempre tudo é tão maravilhoso, mas garanto que é muito divertido e prazeroso fazer parte desta equipe.
Em minha primeira aula do ano já deixei claro aos jovens estudantes a necessidade de pegarmos firmes na leitura de textos reflexivos sobre o turismo. De imediato gostei do feedback. Vamos ver como se desenrolam as práticas.

Se você quer conhecer mais de nosso curso de LZT (ou de qualquer outro) e da EACH/USP, acesse os sites indicados ou venha nos visitar. A universidade está aberta.

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito bacana a atenção do Prof com a sala e muito carinhoso e gentil da parte dele colocar uma foto *--* . Aula maravilhosa!

In My Heart disse...

Oi. Pode me dizer qual o horário das aulas do período diurno e do período noturno? Muito obrigada.

In My Heart disse...

Oi. POde me dizer qual o horário dos períodos diurno e noturno? Obrigada.

Alexandre Panosso Netto disse...

Olá.
As aulas vespertinas são das 14 às 18 horas. Noturnas das 19 às 22:45.