sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palestra: México e Turismo

Postado por Alexandre Panosso Netto
Na semana passada, nas aulas de Fundamentos do Turismo I, no curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, pudemos desfrutar da palestra "México e Turismo", proferida pelo investigador mexicano Adolfo Esteban Arias Castañeda.
Abertura da palestra com o acadêmicos do vespertino.
Esteban é aluno do doutorado em "Estudos Turísticos" da Universidad Autónoma del Estado de México, de Toluca, México (veja página do programa aqui). Sua linha de investigação está na área de produção do conhecimento turístico. Especificamente desenvolve sua tese sobre a epistemologia do turismo no México e parte da América Latina. Seu orientador é nosso colega e amigo Marcelino Castillo Nechar e faço o papel de co-orientador.
Esteban está desenvolvendo sua pesquisa com bolsa sanduíche aqui na EACH. Aproveitando sua estadia ele foi convidado para proferir a palestra acima referida.
Sua apresentação se baseou nos temas genéricos para contextualizar brevemente seu país e depois partiu para a apresentação dos programas de turismo que lá são desenvolvidos.
Outra visão da palestra.
Em uma hora e meia de atividade foram muitas as perguntas por parte dos alunos. Ficou evidente a importância de saber como outros países latinos têm desenvolvido sua política de turismo. Ao contrário do que muitos pensam, o México, apesar de receber mais de 20 milhões de turistas estrangeiros por ano, sofre muitas críticas sobre a maneira como desenvolve sua política de turismo. Uma das maiores críticas é o fato de que sua população não participa ativamente dos lucros auferidos pelo setor de turismo. Outra crítica maior é a grande dependência do mercado emissivo de turistas vindos dos EUA, além, é claro, do forte marketing feito com o turismo de sol e praia, em decadência em certos destinos mundiais.
Uma visão da palestra para a turma noturna.
Esteban fez sua apresentação para as turmas do primeiro ano vespertino e noturno, num total de 125 ouvintes. Julgo que foi um momento importante para a troca de experiência entre os acadêmicos.
Deixo minhas congratulações ao palestrante e aos acadêmicos de Lazer e Turismo que compreenderam o objetivo da proposta e buscaram tirar o máximo de proveito da atividade.

Nenhum comentário: