quinta-feira, 26 de abril de 2012

ExpoVinis Brasil 2012

Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso
Nesta semana fomos convidados a participar da ExpoVinis Brasil 2012. A maior feira de vinhos do Brasil que foi realizada neste mês de abril, entre os dias 24 e 26, aqui em São Paulo. A feira é exclusiva para profissionais do vinho. Consumidores finais tinham que pagar para entrar. 
Uma parcial do concorrido evento.
Não somos experientes no tema, mas o que vimos nos chamou muito a atenção.
Primeiro que o Brasil está bem representado. As maiores casas vinícolas, como Miolo e Salton, tinham seus stands próprios. Porém, os pequenos produtores dividiram ricos espaços para mostrar seus produtos.

Constatamos também que havia muitos produtores estrangeiros (Itália, Espanha, Argentina, França) que estavam buscando importadores para comercializar seus produtos aqui no Brasil. 

Ou seja, uma clara percepção de que o mercado nacional de vinho dá sinais de amadurecimento rápido e que o consumo está aumentando. Isso chama a atenção de quem tem algo a nos vender.

Além do Brasil, outros países tiveram grandes espaços comuns, entre eles Argentina, Chile, Espanha França e Itália. 

São produtores que querem, definitivamente, colocar suas boas marcas no mercado nacional. 

Praticamente todos os vinhos estavam ali para serem provados. Nós provamos um bom bocado deles.
Vai um vinho da África do Sul?
Dentre os vinhos que provamos, o que mais gostamos foi esse Bordeaux abaixo. Ele ainda não é vendido no Brasil, mas em pouco tempo será comercializado aqui, segundo seu importador, por um preço abaixo de 200 reais. 

Também gostamos da novidade da África do Sul: um vinho sem álcool. Parecia um refrigerante, mas no fundo com um gostinho de vinho. Não dá pra falar, tem que provar.
Vinho sem álcool. Surpreendeu.
A feira também tinha gente famosa. Aí abaixo está o apresentador Amaury Jr. fazendo uma de suas entrevistas. Em breve estará na telinha, com certeza.

O único vinho Ribera del Duero que encontramos foi o Pinna Fidelis, que conhecemos o ano passado em Valladolid. Não sabemos o que acontece que a Ribera não esteve representada. Vai ver a crise, ou o fato de que grande parte do vinho espanhol é consumida por lá mesmo...

Não somos especialistas em vinhos, mas o tema nos encanta. Sempre temos dedicado um tempinho com leituras e atividades relacionada à temática. Não basta trabalhar e estudar, né. Temos que saber aproveitar a vida. Tá aí uma atividade que gostamos muito de praticar.

Nenhum comentário: