sábado, 1 de setembro de 2012

Carta ao (à) estudante de turismo

"Brasil, 01 de setembro de 2012.
Ao (à) estudante de turismo.
Expresso aqui alguns pensamentos e ideias sobre o campo do turismo e sobre as possibilidades que ele reserva para os que nele desejam atuar. Não se trata de um receituário de como ter "sucesso" na área, mas sim algumas indicações que acredito serem bem simples, porém importantes. Até creio que elas servem para outras atividades profissionais também.
Motiva-me escrever esta carta, pois no dia 27 deste mês comemoramos o dia Mundial do Turismo e, no Brasil, este também é o dia do bacharel em turismo. Portanto, um momento oportuno para reflexões sobre o tema.
De imediato, parabéns por sua coragem em escolher uma área que não raras vezes é mal compreendida e sofre preconceito em nosso país. Parabéns por sua visão de oportunidade, pois o fenômeno turístico pode trazer aprendizado, compreensão e, dependendo de sua atuação, ótimas experiências.
Você já deve saber que o turismo não envolve só a economia, mas também a sociologia, a administração, a cultura, a história, a filosofia, o meio ambiente, a geografia, a estatística, a antropologia entre inúmeras outras áreas, portanto, uma visão abrangente deve considerar a multiplicidade de campos interlaçados do turismo. Tenha isso em mente sempre.
1.Leia, leia muito
Um dos passos fundamentais para todos os estudantes é a leitura. Deve-se ler todos os materiais indicados pelos docentes. Mas não parar por aí. É importante que você busque leituras que não são indicadas em sala, avance, vá além do básico. Procure ler as revistas científicas mais importantes, tanto as nacionais quanto as internacionais, tais como a Annals of Tourism Research, a Estudios y Perspectivas en Turismo, a Journal of Travel Research, a El Periplo Sustentable... e uma infinidade delas. Busque ler as revistas indicadas para viajantes ocasionais ou frequentes, dessas que encontramos nas bancas, tais como a Lonely Planet, Viagem e Turismo, National Geographic e Horizonte Geográfico. Essas últimas revistas indicam tendências, relatam histórias, analisam destinos, enriquecem nosso conhecimento e cultura geral. Leia também os blogs de viagens, os jornais de turismo, os sites dos organismos oficiais de turismo. E, o mais importante, leia livros de turismo. Mas não vá ler somente os que você gosta, que tem bastante figuras e letras grandes. Mas sim também os grandes, pesados, complexos e profundos. Já há livros clássicos de turismo, tais como La Horda Dorada, de Louis Turner e John Ash; Sociologia do Turismo, de  Jost Krippendorf; The Tourist, de Dean MacCannell, entre outros. Esses são críticos e contundentes, que podem te levar a novas visões da realidade.
2.Participe de eventos
A quantidade de eventos na atualidade que se propõe a discutir o turismo é enorme. São eventos nacionais e internacionais, organizados por grupos universitários, cursos de graduação, prefeituras, órgãos públicos... Nesses eventos os convidados discutem temas específicos, pontos de vista sobre uma ideia, projetos de turismo, problemas do turismo, educação, profissionalização, empreendedorismo entre uma infinidade de aspectos. Sempre se pode aprender algo e conhecer os especialistas presentes, fazendo perguntas, tirando dúvidas e criando, gradativamente, seu círculo de atuação. Certa pessoa comentou comigo que quando era estudante participava de todos os eventos de turismo de sua universidade, sentava-se na primeira cadeira, fazia uma pergunta e não ia embora sem levar o cartão do palestrante. É um certo exagero, mas em alguns casos é importante agir assim.
3.Estude idiomas
Espanhol, inglês, alemão, italiano, francês ou outro qualquer. Não importa. O que vale é ser comunicativo para além de seu idioma materno. O turismo é feito de encontros, encontros levam à comunicação, comunicação necessita de um veículo e meio. Compreender e ser compreendido em uma segunda, terceira ou quarta língua é fundamental para qualquer profissional do turismo. Obviamente que no momento a língua de comunicação universal é o inglês e é por aí que você pode iniciar, ou continuar. Bom, não se esqueça de aprender bem o português. Ele é o seu primeiro cartão de visitas.
Me dirá que não tem tempo? Responderei que tempo é uma questão de prioridade.
4.Viaje mais
Lembra da frase de Santo Agostinho? "O mundo é um livro, quem não viaja lê somente a primeira página". Trata-se de um pensamento que nos diz muito e vale para os dias atuais. Ao viajar você deixará sua bolha de segurança e será um turista, se sentirá outra pessoa, encontrará novas comidas, música, língua, cheiros e sabores. Haveria aprendizado melhor para a vida de um turismólogo?
5.Conheça a história do turismo
Lembre-se, ao contrário do que diz o senso comum, o turismo é um fenômeno antigo. Alguns dizem que ele existe desde quando o ser humano passou a se deslocar na face da terra. Outros dizem que ele surge na Antiguidade. A hipótese mais provável é que o turismo, tal como conhecemos hoje, foi gestado no início do século XIX, portanto, já tem dois séculos de existência, no mínimo, e não é um fenômeno novo. Busque saber a história do turismo, desta forma você terá um conhecimento que permitirá compreender o avanço da atividade através das décadas.
6.Esteja antenado com as novas tecnologias
Esteja atento com as novas tecnologias e vislumbre como elas poderão te ajudar a desenvolver - e a envolver - a atividade. Não se preocupe em criar um produto ou um atrativo que vá mudar, revolucionar o tema, mas comece se preocupando com as possibilidades de lazer, turismo e entretenimento em seu bairro, em sua cidade, em sua região. Comece pequeno, e vá crescendo e pensando grande. As tecnologias, equipamentos, softwares, redes sociais, etc. são elementos que viabilizam as viagens das pessoas. Sem eles estaríamos perdidos.
7.Seja empreendedor
Não fique se lamuriando pelo fato de que "não te dão oportunidades", "não te valorizam", "ninguém respeita a área" e outras besteiras do gênero. O importante é a sua ação, o desenvolvimento de suas habilidades, o saber-fazer e o fazer-saber. Tenha foco, estabeleça seu plano de ações com metas temporais, que sejam de meses ou anos, e aja. Não pergunte de imediato quanto você pode ganhar atuando no turismo. Comece por perguntar como você pode trabalhar neste campo. Nem pergunte quem vai te dar emprego, mas sim quantos empregos você poderá gerar atuando na área. Deste modo, seja empreendedor, pois as maiores fortunas em turismo, as maiores agências, as maiores cadeias hoteleiras começaram com pequenos empreendimentos, com uma boa ideia e muito trabalho. O futuro é feito de nossas ações no presente, no agora.  
8.Mantenha o foco
Ao se decidir pela área que deseja atuar, mergulhe nela. Especialize-se. Se quer ser planejador ou consultor, então busque compreender esta área com leituras e experiências práticas. Vá aprendendo gradualmente, porém, com firmes propósitos estabelecidos. Não desista ao encontrar o primeiro problema. A solução dele te amadurecerá e fortalecerá para ações futuras. É assim que funciona em qualquer área. Mantenha o foco e não dê ouvidos aos invejosos, chatos e críticos de plantão. Não se engane, eles estão mais perto do que se imagina.
9.Trabalhe em grupo
Olhe para seu colega da mesma sala de aula. Ele poderá ser seu empregador, seu empregado ou seu sócio. Você decide. As melhores parcerias profissionais surgem desde os tempos de faculdade. Mas para além disso, tente formar um grupo de trabalho, uma sociedade, uma parceria, ajude e seja ajudado. O grupo terá mais força, mais contatos, mais possibilidades de investimentos e mais visão. Os objetivos serão alcançados com mais facilidade com o trabalho em grupo.
11.Seja profissional ético
Ser ético significa atuar de acordo com as normas estabelecidas e valores aceitos na sociedade. Não venda sua integridade profissional por pouco, nem por muito. Conheça o Código Mundial de Ética do Turismo que afirma em seu artigo 1, parágrafo 1: "A compreensão e a promoção dos valores éticos comuns à humanidade, num espírito de tolerância e de respeito pela diversidade das crenças religiosas, filosóficas e morais, são ao mesmo tempo fundamento e consequência de um turismo responsável; os atores do desenvolvimento turístico e os próprios turistas devem ter em conta as tradições ou práticas sociais e culturais de todos os povos, incluindo as das minorias e populações autóctones, reconhecendo a sua riqueza". Trabalhe para que cada vez mais pessoas possam fazer turismo de forma ética, sustentável e responsável. Esse bem que poderia ser o objetivo de todos os trabalhadores do turismo.
12.Obstáculos
Muito serão os obstáculos que enfrentará. Vá se acostumando com a ideia de que vão te perguntar se você vai ser guia de turismo ou se você vai abrir uma agência de viagens. Outros vão pensar que você  vive viajando, se divertindo em praias desertas, conhecendo gente legal, vivendo nos melhores hotéis, comendo da melhor gastronomia internacional, visitando desertos e geleiras. Quem sabe vão até te pedir dicas sobre aquele país exótico ou sobre o que comer e aonde ir no destino do momento. Alguns, ao saberem que você estuda turismo, simplesmente não falarão nada, cheios de perplexidade. Você terá dificuldades em ser empreendedor, nem todos compreenderão suas propostas, haverá problemas financeiros que parecem complicados. Tais obstáculos, uma vez superados, trarão confiança profissional. É assim com todos os profissionais bem sucedidos.
13.Entenda a política de turismo
A política de turismo, em todas as instâncias de gestão, é fundamental para o desenvolvimento da atividade. Neste caso, é bem vinda a sugestão de você se inteirar dos meandros, das diretrizes e das direções que o turismo está tomando, ou para onde estão o levando. Entenda qual é o público principal a ser atraído para sua região, quais são as linhas de financiamento, quais são os programas de governo, se há ou não planejamento... tudo isso vai afetar diretamente sua atuação como bacharel em turismo.
14.Competência e confiança
Seguindo os passos profissionais corretos, é provável que você adquirirá competência, e assim também terá confiança no que faz. Competência e confiança são percebidas imediatamente por seus clientes e proporcionarão melhores práticas profissionais, criando assim, um círculo virtuoso. Mas para chegar a este patamar, o caminho é longo e exige dedicação, outra ação necessária.
15.Saia do seu círculo. Avance
Não se prenda apenas ao seu círculo profissional mais próximo. Busque conhecer as boas práticas de outros destinos, de outras empresas relacionadas com o setor turístico. Busque experiências nacionais e também internacionais. Não tenha medo de copiar as boas ideias. Ideia não tem dono. Não é patenteada. Buscando conhecer além de sua realidade certamente novas possibilidades surgirão. Todos sabem disto. Não se acomode. Isso é péssimo.
16.Faça o que gosta
Se você não gosta da área do turismo, ou da empresa ou setor em que atua, simples: mude. Mude e busque fazer o que você gosta. Para trabalhar com turismo é preciso ter dinamismo, criatividade, simpatia e se você não gosta do que faz, provavelmente não terá essas habilidades. Não trabalhe num lugar que te faz sofrer. Não será bom nem para você, nem para os outros. Assim, especialize-se e busque fazer o que gosta. Logo, logo você também será cativado por outras áreas e pessoas. E de fato, eu acredito nisso: é muito importante ser feliz e estar de bem com a vida!
Despedida
Assim, caro(a) estudante de turismo, despeço-me deixando os votos que você consiga compreender este complexo fenômeno do turismo, que estabelece estreita interface com o lazer, com a hospitalidade, o entretenimento, a gastronomia, a recreação, os eventos, os temas da mobilidade, do meio ambiente, da cultura, etc. Além disso, uma vez egresso, espero que suas atividades profissionais sejam exemplares e que sua atuação ajude a elevar a qualidade e a importância do turismo em nosso país.
Espero que você saiba e tenha oportunidade de conquistar seus mais nobres objetivos profissionais, elevar a qualidade dos serviços da área, elevar o conhecimento prático e teórico já existente, proporcionar melhores condições de vida para os outros através dos impactos positivos do turismo. Como professor, espero tudo isso, mas se não alcançar tudo, se não conseguir realizar tudo, não importa. Ao menos você está tentando e certamente bons frutos está produzindo.
E bons frutos é o que todos queremos cultivar, colher e provar no jardim do turismo.
Abraços e feliz mês de setembro! Feliz dia do turismo!
Prof. Alexandre Panosso Netto - EACH-USP"

8 comentários:

Lucas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lucas disse...

Ótimo texto, sou estudante de Licenciatura em Turismo e não tenho alterações a fazer em casa frase sua aqui escrita!

Adorei as dicas!
Abraços

Lucas disse...

Ótimo texto, sou estudante de Licenciatura em Turismo e não tenho alterações a fazer em casa frase sua aqui escrita!

Adorei as dicas!
Abraços

Vanessa Mariano - Néssy disse...

Caro Panosso,
gostei muito do seu texto e fiquei motivada a seguir adiante no meu propósito, ser docente na área de Turismo e Hospitalidade. Sou Bacharel em Turismo, Técnica em Serviços de Restaurante, caloura em Técnico em Gastronomia e pretendo ministrar aulas nessa área. Gostaria de saber se tens alguma dica para que eu chegue ao meu objetivo de ser docente. Abraço, Vanessa.

Vanessa Mariano - Néssy disse...

Caro Panosso, gostei muito do seu texto, bastante motivante.
Sou Bacharel em Turismo, Técnica em Serviços de Restaurante, caloura no Técnico em Gastronomia, e pretendo ser docente dessa área (Hospiralida-Gastronomia). Ainda me sinto distante desse objetivo, por isso gostaria de saber se tens alguma dica para que eu me torne uma excelente professora.

Isabela Fogaça disse...

Muito bom Panosso, como sempre palavras sábias. Abraços, Isabela Fogaça.

roselaine disse...

Excelente, sou estudante de turismo e com certeza nesta fase precisamos de boas palavras principalmente vindo de alguém com tanta habilidade na área.

Igor Fernandes disse...

Parabéns pelo texto e pela Palestra aqui na Unesp Campus de Rosana, o terceiro leitor do seu blog, abraço.