terça-feira, 25 de setembro de 2012

II Semana de Turismo da ESAT-UEA - Manaus

Postado por Alexandre Panosso Netto

Após passar bons e longos dias embrenhado na mata amazônica, em algum lugar entre Belém e Manaus, tive o privilégio de fazer a palestra de abertura da II Semana de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), em Manaus.

Falei sobre o turismo de experiência no contexto da segmentação do mercado turístico. O convite havia sido feito com grande antecedência pela coordenadora do curso de turismo da ESAT, profa. Glaubécia Teixeira da Silva.
Esquerda para a direita: professores Glaubécia, Raimundo e Cristiane.
O evento faz parte das comemorações do dia mundial do turismo, 27 de setembro. Também está planejado o II Workshop de turismo de base comunitária no Amazonas (informações em: http://tbcamazonas.blogspot.com.br/).
A abertura foi feita pelo prof. Raimundo de Jesus Teixeira Barradas, que é formado em filosofia; aí já viu, né, logo nos acertamos. Assim que foi chamado para compor a mesa os 300 participantes (isso mesmo, 300, contados) aplaudiram e gritaram imensamente, deixando claro o prestígio do professor. As profas. Glaubécia e Cristine Barroncas Maciel Costa Novo também fizeram uso da palavra destacando a importância do evento, que contou com a participação de alunos e professores de turismo de cinco IES: UEA, Uninorte, Nilton Lins, Ciesa e Fametro.
Vista parcial da platéia. Estudantes e professor de cinco instituições de ensino superior.
Show a parte deu o Sexteto de Metais Manaós, sob a coordenação do prof. Oromides. Neste momento até eu fui chamado para ser o maestro na execução da Aquarela do Brasil, conforme a foto comprova. Uma brincadeira, é claro.
Antes da palestra pude brincar de maestro.
Alguns dias antes, numa outra viagem a Manaus, fui recebido pelas colegas Carla e Amanda, que agora se preparam para defenderem suas dissertações de mestrado em turismo na Univali. Já nos conhecíamos do evento Anptur deste ano. Foram as duas melhoras guias e anfitriãs que eu poderia haver encontrado na capital amazonense. Sem elas eu estaria perdido por lá na primeira visita.
Carla e Amanda na primeira fila.
Devo destacar que o evento estava muito bem organizado e creio, que ao menos no primeiro dia, atingiu seus objetivos. Os alunos estavam muito envolvidos na organização, sem contar o empenho dos professores que mostraram ter um grande grupo que atua em conjunto no sentido de valorizar os estudos e a prática do turismo local.
Algumas alunas da equipe da organização.
Após a apresentação, caso fosse permitido, eu estarei ainda por lá respondendo aos questionamentos dos alunos. Foram muitos, e bem críticos e elaborados.
Muitas fotos e livros autografados.
Ao final fizemos muitas fotos com os alunos. Trocamos impressões sobre o turismo no Brasil, sobre a educação na área, sobre publicações, possibilidades profissionais, etc.
Conversa informal ao final.
E, como é de praxe nos eventos, fomos comemorar o sucesso da abertura no que é considerado o melhor restaurante de peixes de Manaus, o Banzeiro. 
Comecei com a sardinha de água doce...


... com o filé de tucunaré com farofa colorida e baião de dois...

...e mais farofa branca...

Com pimenta verde e amarela esmagada...estava bom, eu confesso.

Tenho certeza que as colegas da mesa também gostaram.
Direita para a esquerda: Cristiane, Glaubécia, Alexandre e Márcia
Para mim as três horas e meia de voo de São Paulo a Manaus valeram a pena, pois conheci várias professoras que, até onde pude perceber, estão interessadas no correto desenvolvimento do turismo na região em que atuam. Estão preocupadas com a melhor forma de ensinar, estão comprometidas com a docência e estão trabalhando em grupo.
É um pessoal jovem que está apostando suas fichas no turismo naquela região. Deixo minhas estimas de grandes realizações e a disposição de voltar em oportunidades futuras. E sempre queremos voltar aos lugares em que somos bem recebidos. 

3 comentários:

Evandro Machado acadêmico ESAT/UEA disse...

Muito gratificante e proveitosa a palestra proferida pelo Dr. Alexandre Panosso Netto. Segundo a temática em exposição na palestra "Turismo de Experiência", o mesmo (Dr.Panosso)passou por várias experiências peculiares na estada em Manaus,aumentando mais ainda a motivação de estudo no tema em questão...A Universidade do Estado do Amazonas(UEA)está de parabéns pela Semana de Turismo que vem promovendo através da Escola Superior de Artes e Turismo(ESAT)trazendo ao público acadêmico, estudiosos da área de turismo para melhor dissernimento e compreensão dos acadêmicos, e compartilhando com as demais IES do Estado (Fametro, Ciesa, Uniorte, Nilton Lins)e demais interessados.

Evandro Machado acadêmico ESAT/UEA disse...

Muito gratificante e proveitosa a palestra proferida pelo Dr. Alexandre Panosso Netto. Segundo a temática em exposição na palestra "Turismo de Experiência", o mesmo (Dr.Panosso) passou por várias experiências peculiares na estada em Manaus,aumentando mais ainda a motivação de estudo no tema em questão...A Universidade do Estado do Amazonas(UEA) está de parabéns pela Semana de Turismo que vem promovendo através da Escola Superior de Artes e Turismo(ESAT)trazendo ao público acadêmico, estudiosos da área de turismo para melhor discernimento e compreensão dos acadêmicos, e compartilhando com as demais IES do Estado (Fametro, Ciesa, Uniorte, Nilton Lins)e demais interessados

Unknown disse...

Profa. Paula Pedrosa - Universidade Nilton Lins.
Oi professor a satisfação foi recíproca... E lendo suas impressões sobre o contexto geral da viagem, o sentimento de felicidade é grande em participar do acontecido.
Agora confessa: apaixonou na sardinha de água doce né, rs! Um forte abraço e certamente até a próxima