quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Turismo de interesses especiais e outros "novos turismos"

Postado por Alexandre Panosso Netto

Os planejadores, gestores e profissionais do marketing turístico têm buscado nomes e definições um tanto amplas para os segmentos e setores do turismo. Um dos mais interessante dos últimos tempos que encontrei foi o de "turismo de interesses especiais" - TIE.
Abertura de minha conferência.
Trata-se de um termo, caracterização ou segmento do turismo, muito difundido no Chile, Argentina, Uruguai e Peru. Eu mesmo nunca vi ou ouvi o uso desse termo em congressos ou publicações no Brasil. Talvez por ignorância minha, pode ser. Bom, o fato é que no último Encontro Nacional de Turismo com Base Local, realizado em São Paulo, perguntei a muitos investigadores se eles sabiam do que se tratava e nenhum me disse o que seria tal denominação.
Alguns segmentos do turismo sob o 'guarda-chuva' do TIE.
Diz-se que o turismo de interesses especiais é um grande guarda-chuva que engloba outros segmentos de turismo, tais como o turismo sertanejo, turismo rural, turismo local, turismo de base comunitária, turismo educativo, turismo cultural, turismo para observação de pássaros, turismo verde... ou seja, parece que tudo o que não cabe no leque do turismo de sol e praia (ou turismo de massa), coloca-se no turismo de interesses especiais. 
Cartaz de divulgação.
É sobre isso que vou falar amanhã no seminário sobre TIE na Universidad de la Frontera, em Temuco, Chile. Os próprios colegas daqui sabem que o tema é um tanto controverso e que pode gerar críticas e muitos diálogos e investigação.
Entrada da Universidad de la Frontera
Minha abordagem será sobre o TIE e outros tipos de "novos turismos", ou seja, outras invenções, criações e invencionices do gênero. Pretendo discutir se esses segmentos turísticos de fato refletem uma necessidade dos consumidores ou se são apenas criações teóricas dos profissionais do marketing. Por fim, apresentarei o tema do turismo de experiência, que, mais do que um segmento, é um conceito que permeia grande parte dos produtos, serviços e mercado turístico de modo geral.
Enquanto o seminário não começa, estamos em várias reuniões na Universidade e também fizemos um city tour por Temuco, pois vale a pena manter a interlocução com o pessoal local.
Em breve, se tiver tempo e paciência, farei a postagem do seminário e da cidade (mas não prometo nada).
Enquanto isso, continuo revisando e atualizando minha palestra e provando alguns vinhos chilenos que não conhecia...
Entre letras, palavras e goles surge a inspiração

Nenhum comentário: