Postado por
Alexandre Panosso Netto
Os planejadores, gestores e profissionais do marketing turístico têm buscado nomes e definições um tanto amplas para os segmentos e setores do turismo. Um dos mais interessante dos últimos tempos que encontrei foi o de "turismo de interesses especiais" - TIE.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhDFKePk7S1Vy44Nbtka_qVVuU7xjhMsH0xT65upPJ2UikbURCQ0v3I0QUe1u5TzjAgPxeT-itfQUxk8LtwqoBh5Ux5yDwVBlvSYgRR5LmTIlEqr9ryGEkpqiiP9GIR8n7av9OLMnD-krc/s400/Capa+temuco.png) |
Abertura de minha conferência. |
Trata-se de um termo, caracterização ou segmento do turismo, muito difundido no Chile, Argentina, Uruguai e Peru. Eu mesmo nunca vi ou ouvi o uso desse termo em congressos ou publicações no Brasil. Talvez por ignorância minha, pode ser. Bom, o fato é que no último Encontro Nacional de Turismo com Base Local, realizado em São Paulo, perguntei a muitos investigadores se eles sabiam do que se tratava e nenhum me disse o que seria tal denominação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwuE5CT4mYp-4nzNWbxdxY-YNLA_DmXnd_uYVNPw2ArpcezP1-ns74wMZQ0DEfh1KfH5HzCmtjh9ZZK5rkD9QbMYPuU-8sxZKpPwVvKpWtue8KfxFzYBr2JMJgk4zurBH0q3JEL3h_w-s/s400/Areas+do+TIE.png) |
Alguns segmentos do turismo sob o 'guarda-chuva' do TIE. |
Diz-se que o turismo de interesses especiais é um grande guarda-chuva que engloba outros segmentos de turismo, tais como o turismo sertanejo, turismo rural, turismo local, turismo de base comunitária, turismo educativo, turismo cultural, turismo para observação de pássaros, turismo verde... ou seja, parece que tudo o que não cabe no leque do turismo de sol e praia (ou turismo de massa), coloca-se no turismo de interesses especiais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqwQmXW0osuA67bWiOQ39plkNDA5KqgsthwKcAVSE-7jZpI5GWmmd6F8RleJQyJBiQLYlCIL1Z7-R_FQSbwGOOCK7RCT-5DhpNyQTpNrT5-4wcRSuhBgIKW4vA8PRWlm_yZMMZJ7zSc4o/s400/Capa+semin%C3%A1rio.jpg) |
Cartaz de divulgação. |
É sobre isso que vou falar amanhã no seminário sobre TIE na Universidad de la Frontera, em Temuco, Chile. Os próprios colegas daqui sabem que o tema é um tanto controverso e que pode gerar críticas e muitos diálogos e investigação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMhdkZm-9soLtly3dFjiLPbpxSIZF5gReWFQdtDFJC23DnjQdUYSvGiiVL1pK_b_ZX583GQlRw5aT0RfJqRgBkESiMRHkbcqmG2BN8ZJemOXKGAtWg9Z-KOxUhxUA7k-dTUmG6GDx5_ok/s400/P1220364.JPG) |
Entrada da Universidad de la Frontera |
Minha abordagem será sobre o TIE e outros tipos de "novos turismos", ou seja, outras invenções, criações e invencionices do gênero. Pretendo discutir se esses segmentos turísticos de fato refletem uma necessidade dos consumidores ou se são apenas criações teóricas dos profissionais do marketing. Por fim, apresentarei o tema do turismo de experiência, que, mais do que um segmento, é um conceito que permeia grande parte dos produtos, serviços e mercado turístico de modo geral.
Enquanto o seminário não começa, estamos em várias reuniões na Universidade e também fizemos um city tour por Temuco, pois vale a pena manter a interlocução com o pessoal local.
Em breve, se tiver tempo e paciência, farei a postagem do seminário e da cidade (mas não prometo nada).
Enquanto isso, continuo revisando e atualizando minha palestra e provando alguns vinhos chilenos que não conhecia...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbtSb8TRdGOvaGTpaViA01wpm5Ho_t_mXi-6TP2zw8k2pSXwvt5RFrBvsvN1CYhdG2RChCcWAbAVc9avKk826EQnOK27bP_Om1-pDXXnHGzn7qOI3VSVLMTf11gJOYuAqATU8tEmJPKok/s400/P1220441.JPG) |
Entre letras, palavras e goles surge a inspiração |
Nenhum comentário:
Postar um comentário