domingo, 30 de maio de 2010

Eduardo Sanovicz concede entrevista ao Blog dos Panosso


Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso
Olha só a gente atacando de repórter.





Eduardo Sanovicz concedendo entrevista ao Alexandre Panosso, na tarde desde domingo.

Hoje, no último dia da quinta edição do Salão do Turismo, Eduardo Sanovicz, nosso colega professor na Universidade de São Paulo no curso de Lazer e Turismo e Diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização do evento, nos concedeu a seguinte entrevista.





Alexandre Panosso - Qual eram as expectativas com a quinta edição do Salão do Turismo? Você considera que elas foram alcançadas?




Olha, toda a nossa equipe está muito feliz. Tanto o pessoal da empresa, da Rede Alcantara, como o pessoal do Ministério. Nós estamos todos aqui dentro do Anhembi, desde a sexta-feira da semana passada quando começamos a montar o evento. Hoje é o quinto dia seguido e nós devemos ter superado 100 mil pessoas aqui. Todos os Estados estão presentes; todos os destinos importantes; a oferta de gastronomia, de artesanato e de produção cultural de primeira qualidade. O Núcleo do Conhecimento, que encerrou as atividades ontem, teve overbooking na esmagadora maioria das palestras. Muita gente. A qualidade da reflexão turística no país que foi demonstrada aqui foi de “encher os olhos”. Então nós estamos todos muito felizes e achamos que finalmente o evento ganhou maturidade, mas principalmente o turismo brasileiro mostra um grau de crescimento e de aprofundamento em sua reflexão e na qualidade de seus produtos bastante importante.





Alexandre Panosso - Qual é o diferencial desta quinta edição do evento em relação às edições anteriores? Poderia identificar algum?
 


Nós fizemos alguns ajustes do ponto de vista formal nesta edição com a cenografia do evento. Quem entrou para o evento viu que ele tem uma cenografia mais bonita, ele está mais bem decorado, ele está mais bem iluminado. Ele tem um cenário que dá conta de toda a diversidade cultural brasileira. A segunda mudança que nós fizemos foi abrir mais as atrações para além do destino. Então todo o lado de moda, o “saber-fazer” está num canto do pavilhão, a agricultura familiar no outro e o artesanato ligando uma ponta à outra. Então, de alguma forma a promoção institucional dos destinos e a promoção comercial ficaram cercadas por atrações culturais de um lado e por gastronomia do outro. Esse foi o conceito deste ano.
 




Alexandre Panosso - Para terminar, você que que já foi presidente da EMBRATUR, gestor público e privado do turismo, em seu entender, quais são as perspectivas do turismo brasileiro?




Eu entendo o seguinte: eu partilho da opinião de que o turismo está crescendo sustentado em dois grandes pontos. Primeiro – o crescimento da economia brasileira. Isso faz com que o mercado do turismo interno cresça, pois a capacidade de consumo das pessoas está maior. Segundo – a inserção do Brasil no mundo. Isto está fazendo com que o afluxo de estrangeiros cresça também. Portanto, nesta linha, eu entendo que as perspectivas, em se mantendo os grandes parâmetros da política econômica deste país, eu creio que as perspectivas para o turismo são celestiais.



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