quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Teoria do Turismo" em formato digital para deficientes visuais

Postado por Alexandre Panosso Netto


Neste mês de julho tivemos uma notícia agradável.

Nosso livro (do Guilherme Lohmann e meu) "Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas" (São Paulo: Editora Aleph, 2008) foi digitalizado no formato Dayse (Digital Accessible Information System), específico para uso de deficientes visuais pela Fundação Dorina Nowill para cegos (http://www.fundacaodorina.org.br).

O livro foi digitalizado a pedido  dos autores, da editora Aleph  e de Rodrigo Baldo, deficiente visual, estudante do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP. Desde o ano passado Rodrigo esperava o material, que lhe foi enviado no início de julho.
O aluno recebeu um CD com o livro escaneado em formato especial (grande) e um outro arquivo de áudio com a leitura completa da obra.

Até onde temos conhecimento trata-se do primeiro livro de turismo publicado no Brasil nesse formato específico para deficientes visuais (se há outros, por favor, nos indiquem).

IMPORTANTE:
O livro pode ser solicitado gratuitamente no site do LIDA (Livro Digital) (www.lida.org.br) mas somente terão acesso a ele deficientes visuais.

Um comentário:

Elenice disse...

Alexandre

tenho dois alunos com baixa visão e é degenarativo. Adorei a iniciativa do livro para deficientes visuais. Parabéns

Elenice