terça-feira, 7 de setembro de 2010

10 anos do curso de turismo da UFMS - Campus Aquidauana

Postado por Alexandre Panosso Netto

No dia 3 de setembro foram comemorados os 10 anos do curso de turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, e 40 anos deste mesmo campus, conforme o convite já divulgado por nós em postagem anterior.
Mesa inicial de trabalhos. Profa. Patrícia e prof. Firmino no centro.

O evento contou com a presença de autoridades locais, com diretor do campus-prof. Antônio Firmino, professores, alunos e convidados da região.
Após a mesa ser montada os professores falaram da importância do turismo na região e do papel do curso de turismo da UFMS. Lembraram dos primeiros momentos do curso e do curto, mas importante, histórico já constituído por todos que passaram por este curso.
Parcial do público presente no evento acadêmico.

A profa. Patrícia Zaczuk Bassinello, coordenadora, lembrou que o sucesso do curso deve-se ao trabalho e empenho de todos que por ali passaram e que ainda hoje continuam se empenhando pelo turismo naquela região de Mato Grosso do Sul.
Após a cerimônia inicial me coube o difícil papel de apresentar uma visão da universidade no século XX e como ela influenciou os estudos turísticos.
Em seguida chegamos ao ponto acadêmico culminante da noite: o lançamento do livro "Turismo: diversidade de olhares e experiências" (Editora UFMS) organizado pelo prof. Firmino e pela profa. Patrícia, que contou com a colaboração de vários autores, principalmente locais. Tive o privilégio de publicar ali o primeiro capítulo, intitulado: "Reflexões sobre os cursos de turismo das universidades federais brasileiras".

Após o lançamento fomos para um sítio muito belo para o jantar festivo, com direito a muita conversa com os amigos, conhecimento de novos colegas, encontros agradáveis e alegria.

Aliás, ALEGRIA foi a palavra chave escolhida para toda a noite. 
Abaixo mais fotos
Detalhe do artesanato local na mesa do evento.

Colegas professores do curso de turismo da UFMS.
Meu ex-professor e agora amigo e colega Noslin de Paula Almeida, que no momento está dirigindo o campus da UFMS de Bonito. Aproveito para deixar meus parabéns também a ele, que acaba de defender seu doutorado pela UNESP.

Paulo: artesão local que "cria" animais do pantanal e outras formas em pedras.

Essa, digamos, "santa ceia", está na entrada do campus da UFMS de Aquidauana.

Parcial do espaço de eventos.

Parcial do espaço de eventos.

Alunos e professores.

Parabéns.
Outra parcial da festa.
Tatiana, tomando água.

E a noite acabou mesmo em FESTA.

Nenhum comentário: