quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mestrado em turismo da Universidade de Caxias do Sul

Postado por Alexandre Panosso Netto

Ontem tive a oportunidade de estar na Universidade de Caxias do Sul, conhecer mais de perto o seu programa de Mestrado em Turismo e participar da banca de defesa de dissertação da acadêmica Marcela Ferreira Marinho. O título do estudo era "O conceito de turismo sexual na perspectiva de sua inserção como objeto de estudo na graduação em turismo". 
Participaram ainda da banca o prof. Dr. Luiz Antonio Rizzon e a profa. Dra. Nilda Stecanela. O convite foi feito pela profa. Dra. Marcia Maria Cappellano dos Santos, coordenadora do programa de pós em turismo e orientadora da Marcela.
Momento de leitura da ata de defesa.
Usando sólida fundamentação na psicologia e com matizes da filosofia, Marcela, com coragem, questionou conceitos largamente difundidos no Brasil sobre o tema do turismo sexual. Sem ser moralista, muito menos liberal, criticou a forma superficial como o tema é tratado na graduação em turismo no Brasil e também em dois jornais, e propôs um estudo mais profundo sobre a temática.
Seu estudo foi aprovado com nota máxima, distinção e louvor e indicação para publicação. Aprovação merecida. Além disso indico o estudo para os interessados no tema.
Colegas após a defesa e aprovação.
....
Depois da defesa tive a oportunidade de falar aos acadêmicos do programa de mestrado sobre a produção científica do turismo no século XX e as novas visões que estão surgindo.
Foi um momento interessante, com muitos questionamentos. Sempre aprendo muito em encontros desta natureza.
Profa. Marcia fazendo apresentação inicial antes da palestra sobre a produção científica em turismo.

Gostaria de deixar registrado meus agradecimentos ao professor Eurico de Oliveira Santos pela agradável conversa e apoio logístico. Agradeço também à profa. Marcia pelo convite e oportunidade. 
Prof. Eurico e eu chegando no prédio do programa de Mestrado em Turismo. Nossa imagem refletida no espelho do edifício.

Deixo registrado também estima de sucesso aos acadêmicos do Mestrado em Turismo. Espero que boas reflexões e ótimos trabalhos continuem surgindo dali.
Mais uma vez a banca: prof. Rizzon, eu, Marcela (acadêmica) e prof. Marcia. (A profa. Nilda já havia saído...). 

Nenhum comentário: