terça-feira, 21 de setembro de 2010

O que é turismo? Pequena história de um livro

Postado por Alexandre Panosso Netto
Quando inicie os estudos em turismo, em 1995, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande-MS, percebi que havia certa carência de literatura sobre o tema no Brasil. Claro que existiam vários livros e artigos sobre turismo já publicados em nosso país, mas onde estudava eu não tinha acesso fácil a eles (lembre-se: a internet no Brasil se tornou comercial somente em meados da década de 1990... e a primeira vez que acessei a rede foi por volta de 1997).
Capa.

As aulas em meu curso de turismo eram boas, eu diria, sem ser anacrônico, mas o tema da pouca bibliografia me incomodava. Logo nos primeiros dias de aula, querendo saber mais sobre o "tal turismo", imaginei que existisse uma bibliografia fácil, e num sebo da cidade procurei pelo livro "O que é turismo" da Coleção Primeiros Passos, da Editora Brasiliense.

Para minha tristeza à época (e alegria atual), o dito livro não existia.

Fiquei indignado e pensei que o tema do turismo não era importante, pois não havia o tal título da famosa coleção da Brasiliense. Foi ali mesmo que pensei: "um dia vou escrever esse livro."

Em fins da década de 1990 havia começado a rascunhar algo neste sentido, mas por diversos fatores não foi possível levar o serviço a cabo naquele momento.

Outra vez, lá pelos anos 2002-2003, procurei pela editora Brasiliense na internet, mas não encontrei o endereço e o número de telefone que eu tinha não atendia. Até que alguém me informou, equivocadamente, que ela não publicava mais novos títulos, etc e tal... lá se ia um de meus projetos de estudante de turismo...

Quando mudei-me para São Paulo, em 2006, decidi procurar a editora. Vi que ela existia e que publicava sim novos títulos. Começou então em minha mente a tomar forma novamente a proposta do livro.

O primeiro contato com a editora foi no ano de 2008, mas somente no primeiro semestre de 2009 a direção editorial da Brasiliense agendou uma reunião comigo para conhecer a proposta, que foi imediatamente aprovada. Eu podia escrever "O que é turismo" que eles iriam publicar.

Depois de muitas idas e vindas no texto, de leituras críticas da Tatiana e dos amigos Jacir Alfonso Zanatta, Guilherme Lohmann, Luiz Gonzaga Godoi Trigo e Sérgio Rodrigues Leal o livro ficou pronto ontem, 20 de setembro. A eles agradeço publicamente mais uma vez - pois já o faço no próprio livro - as preciosas sugestões e dicas para a melhor redação e a correta abordagem dos temas (logicamente que qualquer equívoco que por ventura exista no texto, a responsabilidade é minha).

"O que é turismo" trata-se de um texto ligeiro, leve e direto. Nele, creio, consegui expressar algumas de minhas principais idéias sobre esse fenômeno. É um livro para o estudante de turismo e também para pessoas que não estudam o tema, pois apresenta uma visão geral e introdutória sem a pesada linguagem acadêmica, porém sem perder a seriedade.


O livro, provavelmente, estará sendo comercializado hoje no Seminário ANPTUR. Não trata-se de um lançamento, digamos, mas sim de uma primeira apresentação ao público especialista.

Enfim, é essa a pequena história de um livro que acaba de nascer.

FICHA TÉCNICA
Título: O que é turismo
Autor: Alexandre Panosso Netto
Editora: Brasiliense (Coleção Primeiros Passos)
Lançamento: Setembro de 2010
Número de páginas: 127
Preço: 19,00 reais

SÚMARIO
I. Ideias primeiras sobre turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
II. A evolução das definições de turismo . . . . . . . . . . . . . . 20
III. Teoria e prática do turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
IV. Princípios do turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
V. Impactos da atividade turística . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
VI. Palavras finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104
Indicações para leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   119
Sobre o autor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . 125

4 comentários:

Rebecca Cisne disse...

Professor,
como uma leitora assídua do blog e dos livros, é uma pena que só agora estou lendo o blog. Não vi este livro hoje. Uma pena, mesmo! Espero que esteja disponível na Anphort...
Serei pretensiosa e direi: "em nome da comunidade acadêmica do Turismo" agredeço por mais esta obro que certamente contribuirá para a melhor compreensão do fenemenno.
Rebecca

Sérgio Leal disse...

Amigo,

Mais uma vez, parabéns pelo livro e por toda a contribuição que você vem dando para a nossa área no país e no exterior.

Abraço,
Sérgio

Fabíola Abess disse...

Parabéns pelo livro!!!! Um dia pensei em escrevê-lo também. Mas acho que este livro precisava ser escrito por alguém com mais experiência e vivência na área.

Nos avise onde poderemos comprá-lo.


boa sorte

Alexandre Panosso Netto disse...

Rebecca, Sérgio e Fabíola,
obrigado pelas palavras de apoio! Era um desejo de longo tempo esse livro, e aí está.
Aguardo os comentários e críticas para melhorar nas edições futuras.
Alexandre