sábado, 26 de março de 2011

I Seminário Internacional de Estudos Críticos em Turismo - Segundo dia

Postado por Alexandre Panosso Netto


Terminou ontem o I Seminário Internacional de Estudos Críticos em Turismo, realizado na UFRN, em Natal.
O primeiro dia já relatei na postagem anterior.
Aqui eu fazendo minha explanação no segundo dia do evento.

O segundo dia iniciou com minha explanação intitulada "CRISE OU CRÍTICA DO CONHECIMENTO TURÍSTICO", na qual desenvolvi uma reflexão sobre a crise do conhecimento de uma forma geral depois a fiz a contextualização da temática no turismo.
Apresentei um vídeo que fizemos com o amigo Felix Tomillo Noguero, no qual comentávamos sobre uma famosa obra de Josef Stradner, publicada em 1905, com segunda edição de 1917, e que trata-se de um importante documento técnico científico do mundo acadêmico de turismo. 
Der Fremdenverkehr, Josef Stradner, 1917, segunda edição.

O livro era "novo", pois nunca havia sido lido. Como sabemos disso? Simples: suas páginas estavam ainda emendadas umas às outras e tivermos que usar um estilete para abrir-lás...
Platéia do fundão...

Depois foi o prof. Dr. Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, Portugal fazer a sua explanação.

A visão crítica do prof. Carlos foi enfocada na gestão do turismo, de um modo geral. Ele se colocou à disposição dos pesquisadores e estudantes brasileiros para recebê-los em Aveiro ou atuar em conjunto em algum projeto. Acima, quem está com o microfone é a prof. Dra. Rosana Mazaro, coordenadora do programa de mestrado em turismo da UFRN.
 Prof. Marcelino com estudantes que trabalharam na organização.

Os colegas e amigos Kerlei, Luiz Trigo e Patrícia.

Após o almoço foi feita a reunião do grupo expandido que está construindo conhecimentos críticos em turismo e contou com a presença de vários alunos de pós graduação. Vários professores se apresentaram e falaram de suas propostas e um documento foi redigido sobre o tema. Cremos que trata-se de um belo movimento que está se configurando em torno do tema "produção crítica de conhecimentos turísticos".

Se haverá próximo evento? Ficou acordado que sim, mas sem estabelecimento de data nem de local. O que pode ser dito é que os estudos em turismo necessitam de uma revisão, e nós estamos buscando um caminho.
Abaixo mais fotos.
 Profa. Mirian e prof. Carlos Costa.

 Prof. Luiz Trigo com estudantes de graduação em turismo da UFRN que trabalharam no evento.

 Café.

Nenhum comentário: