segunda-feira, 21 de março de 2011

Salón de la Alimentación (Valladolid), ou sobre comida, bebida e vinho do Papa

Postado por Alexandre Panosso Netto
Valladolid é uma região muito rica em cultura e gastronomia. É também a região de cinco denominações de origem de vinhos: Ribera del Duero, Rueda, Rioja, Toro e Cigales. Todos eles estiveram representados no Salón de la Alimentación (15 - 17 de março) realizado na cidade. (http://www.feriavalladolid.com/alimentaria/)
Aspecto do salão de vinhos. Havia outros salões dedicados a outros produtos.

O evento era destinado a profissionais, e fomos convidados. A gastronomia, as comidas, os vinhos originais, "da terra", formam parte da oferta turística da Espanha na atualidade.
Eu nunca havia participado de uma prova de pães e azeites.

Pudemos participar de uma cata (prova, degustação) de pães e azeites de oliva, uma de jamón e outra de vinhos da região.
Queijos premiados.

Mesmo em tempos de crise econômica na Espanha, o evento nos pareceu muito bem organizado e completo.
Vai um jamón aí?
Ou uma cecina? (feita de boi)

 Havia stands de vários tipos de alimentos, mas para nós, o que mais nos chamou a atenção foi a área de vinhos. Vinhos de qualidade estupenda. Logicamente provamos alguns.

Um dos que mais nos chamou a atenção foi o que hoje é considerado o vinho do Papa João Paulo II, ou que ao menos será servido em sua beatificação no dia 01 de maio de 2011.
Vinho da Beatificação de João Paulo II (rótulo da frente).

Vinho da Beatificação de João Paulo II (rótulo do verso).

Tal caldo trata-se do Reserva Pagos de Sallana, da Viña Rufina, de Cigales. O vinho tem prêmios internacionais e foi escolhido por Benigno Polo, presidente da Academia de Vino de Castilla y León. Se provei o vinho? É claro que sim! Gostei muito.
Tivemos a oportunidade também de conhecer o senhor Benigno Polo, um profundo conhecedor do mundo dos vinhos que foi amigo de João Paulo II.
E aí está o Benigno Polo nos falando sobre o vinho eleito por ele para ser servido na beatificação do Papa João Paulo II no dia 01 de maio de 2011.

Milagre ou não, o fato é que os vinhos de Castilla y Léon têm ganhado o mundo com sua fama e distinto sabor. 
Fiquei muito contente, pois quando falávamos que éramos do turismo, e do Brasil, tínhamos tratamento distinto, motivado pelo turismo que todos estão muito interessados por aqui e pelo tema "Brasil", que está sendo muito bem visto por espanhóis e europeus em geral como uma nova fronteira econômica com muitas possibilidades e bons exemplos (pode crer, é isso mesmo o que temos visto em relação ao Brasil).

Por fim, para deixar o pessoal do turismo contente, comento um diálogo que tivemos com um empresário de vinhos no evento. Cena: estávamos nos aproximando buscando conhecer sobre um vinho que um amigo nos disse que era de alta qualidade:

"Empresário: gostariam de provar de nosso vinho, conhecer um pouco mais?
Eu: Sim, claro, se for possível.
Empresário: Vocês são de qual importadora, distribuidora?
Eu: Não somos de importadora. Somos da área do turismo!
Empresário: Opa, isso é mais importante ainda, por favor, por aqui..." (abrindo caminho para nós).

E tem gente que acha que acha que o turismo é um campo sem futuro...

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