terça-feira, 1 de março de 2011

Novos segmentos turísticos?

Postado por Alexandre Panosso Netto

É, o mercado turístico está acirrado e a cada dia surgem novos nichos e segmentos. A última que vi:
Segundo pequena nota da revista espanhola Viajar, de Janeiro de 2011, à pg. 43, pequenos novos segmentos, ou nichos de viagens, são:
1. BOBOS - Boêmios e Burgueses: são consumistas, mas não ostentam. Apreciam temas como ecologia e ações humanitárias. Gostam de novas tecnologias. Ganham dinheiro e vivem com comodidade.
2. WILKIES - Mulheres que buscam lugares que facilitam a lactância materna. Nos USA se identificaram grupos de mulheres que necessitam uma viagem específica antes de ficarem grávidas e outro de mulheres que viajam logo após dar a luz.
3. DINKIES -  São os casais com dois salários e sem filhos. Podem gastar mais um com o outro e tem certo nível de exigências.
4. SWOFTIES - Mulheres solteiras, na casa dos 50 anos, autosuficientes, usuárias de internet, interessadas em novas habilidades (estudar mandarim ou aprender a dançar salsa). Gostam de destinos exóticos.

O profissional do turismo interessado tem que estar antenado a aberto à novas possibilidades do mercado.

Um livro que indico sobre o tema, e que ajudei a editar, é: PANOSSO NETTO, Alexandre; ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. (Eds.). Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri-São Paulo: Manole, 2009.
Fique atento. Pode ser que novos mercados estão à sua volta, mas você está procurando distante.

Um comentário:

Swoftie disse...

Perfeita definicao do perfil Swofties, ouvi certa vez que chega uma altura da vida que devemos procurar um outro desafio ou ate mesmo mudar de profissao, tao verdade que estamos diante de clientes potenciais e digo mais estes sao tao especiais e encaram tudo numa voracidade incrivel. Adorei o seu blog .
Rosa Akemi