terça-feira, 26 de abril de 2011

II SIMPÓSIO – FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM TURISMO, LAZER E HOSPITALIDADE

Postado por Alexandre Panosso Netto

Convite e programação do evento realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH-USP. Quem coordena é o prof. Dr. Marcelo Vilela de Almeida.


II SIMPÓSIO – FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
EM TURISMO, LAZER E HOSPITALIDADE
 Prezados(as),
Gostaríamos de convidá-los(as) para a segunda edição do Simpósio “Formação e Atuação Profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade”, a realizar-se na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP - Leste) nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2011.
O evento apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) integra as atividades do grupo de pesquisa sobre "Pesquisa, Educação e Atuação Profissional em Turismo e Hospitalidade", liderado pelos Prof. Marcelo Vilela de Almeida e Alexandre Panosso Netto.
Tema Central: Configurações da Formação em Diferentes Contextos – Modelos, Experiências e Resultados.
Objetivo Geral: reunir docentes e pesquisadores das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade interessados na discussão sobre as diferentes configurações da formação (ensino, pesquisa e extensão) nestas áreas, tendo em vista a diversidade de relações, interesses, formas de comunicação e mediação do ensino-aprendizagem existentes no âmbito do ensino superior.
Objetivos Específicos:
·         mapear modelos, experiências e estratégias da formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade, bem como seus reflexos na inserção e atuação profissional nestas áreas, à luz de múltiplos contextos (sociais, comunicacionais, pedagógicos, entre outros);
·         analisar resultados de diferentes práticas pedagógicas aplicadas à formação profissional em Turismo, Lazer e Hospitalidade, em diversos contextos e níveis do ensino público e privado;
·         identificar fatores que permitam o estabelecimento de uma maior articulação com o setor produtivo das áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade;
·         proporcionar um ambiente de troca de experiências e conhecimentos entre os participantes do evento, por meio de diversas atividades.
Público-alvo: docentes, coordenadores de curso, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais ligados à educação em Turismo, Lazer, Hospitalidade e áreas afins.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR (SUJEITA A ALTERAÇÕES):
DATAS
HORÁRIOS
ATIVIDADES
23/05/11
10h00 – 14h30
14h30 – 18h00
18h00 – 19h00
19h00 – 19h15
19h15 – 21h00
Credenciamento
Oficinas de Estudo 1 e 2
Intervalo
Solenidade de Abertura
Conferência de Abertura
24/05/11
14h00 – 15h45
16h15 – 18h00
18h00 – 19h00
19h00 – 22h30
Mesa Redonda 1
Mesa Redonda 2
Intervalo
Oficinas de Estudo 3 e 4
25/05/11
14h00 – 18h00
18h00 – 19h00
19h00 – 20h30
Apresentações de Trabalhos/Relatos de Experiências
Intervalo
Conferência de Encerramento
Conferência de Abertura: Contexto Global da Formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Prof. David Airey, Ph.D. (School of Management/University of Surrey)
Currículo: http://www.surrey.ac.uk/management/people/david_airey/

Mesa Redonda 1: Possibilidades da Educação a Distância no Ensino de Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Vani Moreira Kenski (FE/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3113321723239176
Prof. Dr. Ewout ter Haar (IF/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7018813178413996

Mesa Redonda 2: Educação Corporativa: Em Busca de uma Aproximação entre a Formação e o Mercado de Trabalho em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Marisa Eboli (FEA/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3248066734287758
Profa. Ms. Gleiva Rios de Araújo Félix (Estácio Uniradial e Universidade Anhembi Morumbi)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3360869100824899

Conferência de Encerramento: A Universidade e suas Relações com a Sociedade – Subsídios para a Reflexão sobre a Formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Maria Isabel da Cunha (UNISINOS)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0157149133885713

Mini-cursos/Oficinas:

Panorama e Legislação da Educação Superior em Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Marília Gomes do Reis Ansarah (UNIP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4040036490223830

Mapas Conceituais – Possibilidades de Utilização no Ensino de Turismo, Lazer e Hospitalidade
Prof. Dr. Paulo Rogério Miranda Correia  (EACH/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028921713215334

Elaboração de Resumos e Definição de Descritores para Monografias, Dissertações, Teses e Artigos das Áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade
Profa. Dra. Nair Yumiko Kobashi (ECA/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7888755937461651

Didática e Oratória com Data-show
Prof. Dr. José Carlos Ângelo Cintra (EESC/USP)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4829624033201170
Inscrições antecipadas: devem ser feitas até 20/05/2011 por meio do preenchimento do formulário disponível no seguinte endereço:
Após o preenchimento do formulário, será encaminhada por email a cobrança via sistema PagSeguro (pagamento por meio de cartões de crédito, boleto bancário e transferências online). O valor do investimento é de R$ 40,00 (quarenta reais) para estudantes de graduação e pós-graduação (apresentar comprovante na secretaria do evento) e de R$ 60,00 (sessenta reais) para docentes, pesquisadores e demais profissionais. Após a efetivação do pagamento, os inscritos receberão a confirmação da inscrição via email.
Inscrições no local do evento: serão aceitas inscrições no local do evento desde que haja disponibilidade de vagas. O valor do investimento a partir de 23/05/2011 é de R$ 80,00 (oitenta reais) para estudantes de graduação e pós-graduação (apresentar comprovante na secretaria do evento) e de R$ 120,00 (cento e vinte reais) para docentes, pesquisadores e demais profissionais.

CHAMADA DE TRABALHOS – PRORROGADA ATÉ 08/05/2011
Cronograma – Submissão de Trabalhos:
08/05/2011 – Limite para inscrição dos resumos expandidos
15/05/2011 – Divulgação dos resumos aprovados submetidos a partir de 16/04/2011
Submissão de Trabalhos: a submissão de trabalhos referentes à temática do Simpósio deverá ser feita exclusivamente no formato de resumos expandidos. Os trabalhos, preferencialmente inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol, devem ser resultado de pesquisas (concluídas ou em andamento) ou ensaios e obedecer às seguintes normas:
·         informar título do trabalho (em maiúsculas, negrito e centralizado);
·         informar o(s) nome(s) do(s) autor(es) e/ou orientador(es), instituição/departamento e endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado;
·         informar no corpo do texto a natureza do trabalho (pesquisa ou ensaio) e a situação do trabalho (se concluído ou em andamento);
·         demais componentes do resumo (quando pertinentes): introdução, objetivos, fundamentação teórica, material e método, resultados/conclusões (parciais/finais), referências e, se necessário, agradecimentos. Caso o resumo esteja dividido em seções e subseções, as seções deverão ser grafadas em negrito, maiúsculas, alinhadas à esquerda e as subseções também alinhadas à esquerda, em negrito e em minúsculas. As seções não devem estar numeradas;
·         tabelas e figuras: deverão ser mantidas na orientação da página (retrato) dentro das margens definidas abaixo, apresentar títulos e fontes de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) em qualidade gráfica satisfatória para reprodução;
·         margens: superior e esquerda: 3,0cm; inferior e direita: 2,0cm;
·         texto: formato A4, orientação retrato, justificado, espaçamento simples, fonte Arial 12pt, sem uso de colunas nem entradas de parágrafos;
·         número de páginas: mínimo de duas e máximo de três páginas;
·         realizar revisão ortográfica e gramatical dos textos;
·         a versão final do resumo para avaliação deverá ser enviada para o endereço faptur-each@usp.br, de acordo com os prazos acima, em arquivo compatível com o software Microsoft Word (extensões ".doc" ou “.docx”) e não poderá ser modificada posteriormente;
·         os trabalhos deverão estar de acordo com as normas da ABNT quanto à apresentação (referências, citações, siglas, equações e fórmulas, ilustrações, tabelas etc.);
·         os trabalhos selecionados serão apresentados em sessão específica inserida na programação do evento.
Critérios de Julgamento:
·         os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação do evento;
·         somente serão avaliados os trabalhos referentes explicitamente à temática do evento que estiverem de acordo com as normas supramencionadas quanto a formato e prazo;
·         não será permitida a substituição de arquivo.
Resultados/Publicação: a Comissão de Avaliação divulgará via email (aos autores) e na página do evento a relação dos trabalhos selecionados em 29/04/2011 (primeira chamada) e em 15/05/2011 (segunda chamada), que farão parte de publicação em mídia eletrônica a ser disponibilizada na Internet e/ou distribuída aos participantes do evento.
Certificados: serão emitidos, em formato eletrônico, pela organização do evento.
Informações Adicionais: o(s) autor(es) dos trabalhos deverão arcar com o(s) custo(s) de transporte, hospedagem e alimentação para participação no evento e/ou para apresentação de seus trabalhos, cabendo à organização do evento fornecer a infra-estrutura necessária para tal atividade.
Email para contato: faptur-each@usp.br

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
SOBRE FORMAÇÃO EM TURISMO, LAZER E HOSPITALIDADE
Instituições de ensino, docentes e pesquisadores(as) interessados(as) em apresentar experiências inovadoras e diferenciadas sobre Formação em Turismo, Lazer e Hospitalidade poderão submeter propostas que serão apresentadas em sessão paralela à de apresentação de trabalhos. Os(as) interessados(as) deverão enviar as propostas de apresentação através do email faptur-each@usp.br.

Nenhum comentário: