quarta-feira, 13 de abril de 2011

Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo - Lançamento de livro

Postado por Alexandre Panosso Netto


A Editora Aleph (www.editoraaleph.com.br) acaba de lançar a magnífica obra Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo, do prof. A. J. Veal (544 páginas, 135,00 Reais).
Servirá perfeitamente para alunos em fase final de curso de graduação que estão às voltas com a monografia; para alunos de mestrado com suas dissertações e para os de doutorado. Trata-se de um livro fundamental para os que se dedicam ao tema da pesquisa nas áreas do lazer, da recreação, de jogos, do turismo, da hospitalidade, do entretenimento, etc. Será também fundamental para planejadores, estatísticos, economistas, sociólogos, filósofos, historiadores etc., que investigam temas relacionados ao livro.
O "livrão" tem 13 capítulos e ensina a teoria e a prática. A "Introdução à edição brasileira" foi feita pelo prof. Guilherme Lohmann e por mim, que somos os editores de turismo da Aleph. Nela, justificamos a necessidade da publicação deste livro em língua portuguesa:


"A escolha pela tradução da obra do professor Anthony Veal ocorreu por duas razões. A primeira, é a de que, não obstante a evidente evolução do uso de métodos de pesquisa em lazer e turismo no Brasil, nossos principais pesquisadores e centros de pesquisa ainda possuem, com raras exceções, uma forte tendência de abarcar o lazer e o turismo com acentuado senso descritivo, sem necessariamente apresentar técnicas sofisticadas de coleta e análise das informações que possibilitem um estudo crítico e fundamentado. Dessa forma, ferramentas amplamente utilizadas na análise de dados qualitativos e quantitativos pelas ciências sociais ainda não foram plenamente incorporadas à pesquisa em lazer e turismo. Apenas para citar um exemplo, o uso de softwares como SPSS e N-Vivo, descritos neste livro, raramente são aplicados nas publicações científicas, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso em nossa área. Assim, neste momento, publicar um autor estrangeiro nos pareceu a melhor opção.
A segunda razão foi que, apesar de existirem pelo menos três bons livros publicados em inglês sobre o tema, esta obra já se encontra em sua quarta edição – a ser lançada em inglês no ano de 2011 (a presente tradução se baseia na terceira edição) –, e que seu conteúdo tem evoluído significativamente a cada nova edição. Ademais, a própria estrutura dos capítulos, quase em formato de um roteiro em que os diversos aspectos metodológicos são explicados passo a passo, pareceu-nos mais adequada não só para ser adotada na disciplina de Metodologia de Pesquisa, mas também para que pesquisadores independentes possam ser bem-sucedidos ao explorar o rico universo da metodologia de pesquisa, principalmente nas áreas das ciências sociais aplicadas e ciências humanas" (p. 21-22).



Sinopse (divulgação Aleph)

Diferenciada por sua abrangência e didatismo, Metodologia de Pesquisa em Lazer e Turismo, é internacionalmente reconhecida como obra referencial na área. Escrito pelo professor adjunto da University of Technology Sydney (uts), A.J.Veal, o livro é um verdadeiro guia para condução de pesquisas e faz uma apreciação crítica das diferentes abordagens científicas em lazer e turismo, revelando sua importância nos processos de planejamento e gestão dessas atividades. Seu objetivo, além de demonstrar “como fazer” e apresentar técnicas mais atuais – inclusive o uso de softwares -, é explicar passo a passo o processo por meio do qual os resultados são gerados, ajudando estudantes e profissionais de mercado a interpretá-los e deles se beneficiarem. Para esta edição, além de tradução e revisão especializadas, o conteúdo foi adaptado à realidade brasileira, tornando-a uma importante fonte de consulta para os pesquisadores.

Sobre o autor (Divulgação Aleph)
A. J. (Tony) Veal iniciou sua carreira profissional atuando em governos municipais. Em seguida, trabalhou na University of Birmingham e na University of North London, de 1968 e 1986, ano em que se afiliou ao Kuring-gai College of Advanced Education, instituição que se uniria à University of Technology Sydney (uts) em 1990 e onde atuou como diretor no período de 1997 a 1999. Em 2003, aposentou-se do trabalho de tempo integral na uts e foi indicado ao cargo honorário de professor adjunto. Já foi presidente do Australian and New Zealand Association for Leisure Studies (anzals) e membro da Leisure Studies Association (uk). Em 2006, recebeu da Parks and Leisure Australia o prêmio Frank Stewart Award por suas contribuições ao setor de parques e lazer. É autor, coautor e editor de vários livros, incluindo Leisure and Tourism Policy and Planning, Work and Leisure, Free Time and Leisure Participation, Business Research Methods e A Handbook of Leisure Studies.]


Outros dados:
Editora: Aleph

Ano: 2011
Edição: 1ª
Preço de capa: R$135,00
Acabamento: Brochura
Formato: 17x24
N. páginas: 544

Nenhum comentário: