sábado, 4 de junho de 2011

Forum OMT - Ulisses Prize and Awards - Vilamoura, Algarve

Postado por Alexandre Panosso Netto


Mesa de abertura oficial do evento. 
Terminou ontem pela tarde o Fórum da Organização Mundial do Turismo e da Universidade do Algarve, com o tema Tourism and Science: bridging Theory and practice. O Evento aconteceu no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura, no Algarve, Portugal, entre 01 e 03 de junho. (http://www.fe.ualg.pt/conf/unwtoforum/programme.php).
Hotel aonde foi realizado o evento - frente com praia...
...e fundos com marina.
O segundo dia (02 de junho) foi o mais longo, pois iniciou com a abertura oficial, com formação de mesa,  após breves palavras das autoridades passou-se a três apresentações que nortearam os debates da tarde e do último dia.
Eduardo Fayos-Solà em sua apresentação.
Eduardo Fayos-Solá, da OMT, desenvolveu a apresentação intitulada "Tourism as an instrument for development", no qual apresentou estratégias de como a educação deve se aproximar da teoria.
Apresentação de Ulrika Richardson-Golinski - UNDP.
Ulrika Richardson-Golinski, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas - UNDP, abordou o tema "Tourism: a value proposition for development?"
Christophe de Bruyn, da Tourism and Leisure Europraxis Consulting, falou sobre "Guidelines for the implementation of tourism governace", explicando os tipos de governança e como são importantes, vitais, para o turismo.
Um exemplo do que foi apresentado sobre educação e turismo.
Isso tudo foi na parte da manhã. Na parte da tarde aconteceram as sessões paralelas:
1. Development and competitiveness
2. Climate change and Sustainability
3. Governance and tourism policy
Lunch time: eu, profa. Fábia Trentin da UFF, prof. Adão Flores, doutorando Manuel Alector, prof. Julio Mendes e  prof. João Albino, todos da Univ. do Algarve (esquerda para a direita).
As conclusões dessas três sessões foram retomadas na manhã do último dia do evento para a elaboração do documento final.

No segundo dia também houve a entrega do Ulisses Prize and Awards.
O Prêmio Ulisses é considerado o principal da área do turismo (os que estavam presentes referiam-se a ele como o Nobel, ou o Oscar do turismo).

 Cunha Quartet - música clássica ao vivo no Ulisses Prize and Awards.
Um dia para comemorar com patrícios de além mar.
Este ano o agraciado foi o professor Kaye Chon, da School of Hotel and Tourism Management at the Hong Kong Polytechnic University (Hong Kong, China). O prof. Chon não pode estar presente no evento, pois no mesmo dia ele estava coordenando a Ninth Asia Pacific CHRIE Conference, com mais de 500 participantes de 37 países. (Ele foi representado pelo prof. Haiyan Song, que leu o discurso de aceite da premiação).
O agraciado na noite: Prof. Kaye Chon - que não pode participar do evento.
Um panorama.
Ainda foram premiados outras empresas e associações governamentais e não governamentais, nas seguintes categorias:
Innovation in Tourism Governance
Innovation in Enterprises
Innovation in Non-governmental Organizations
Special Jury Awards
Outra visão geral.
Como sempre, depois da programação formal, houve mais descontração.
A mesa que nos tocou: gente de Cabo Verde, Albânia, Itália, Estônia e Brasil. O de gravata borboleta é o Eduardo Fayos-Solà, da OMT, que nos vez uma "visita".
A entrega da premiação foi feita num jantar de gala, como deveria ser. Com apresentação musical, formalidades, mas com descontração (se é que as duas podem estar juntas), network, bom vinho e ótima comida.
Eu, prof. Peter Burns ("Turismo e antropologia: uma introdução", Editora Chronos) e Manuel.
E aqui nós, mais uma vez, com o prof. Jafar Jafari - sempre disponível e com  novidades sobre o turismo. (Ele também é professor na Universidade do Algarve, no doutorado em turismo).
Para mim foi um dos eventos mais interessantes que já participei de turismo, por sua importância, organização e nível de discussão. Ou seja, alto nível.

Conheci muitas pessoas sérias que estão desenvolvendo projetos e idéias interessantíssimas sobre o turismo. Também percebi que temos muito a aprender; mas o melhor: descobri que também temos algo a ensinar, pois o Brasil já tem ótimos exemplos de boas práticas em turismo, tanto ao que se refere à teoria, quando à prática.

Nenhum comentário: