sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Salão do turismo - São Paulo 13 a 17 de julho - Brasil

Postado por Alexandre Panosso Netto

O Salão do Turismo, "é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil."  http://www.salao.turismo.gov.br/salao/sobre_evento/principal/.
Vista geral do São do Turismo de 2010.
Trata-se de um dos mais importantes eventos do turismo nacional (para não dizer o mais importante). Segundo o site oficial, está dividido em diversos módulos de atividades, entre eles:
"Feira de Roteiros Turísticos
Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem)
Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia)
Núcleo de Conhecimento
Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro)
Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e;
Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional)."

Nos anos anteriores tive a oportunidade de participar. 
É um excelente espaço para conhecermos as novidades do mercado nacional de turismo, fazer negócios, aprender com a programação do núcleo do conhecimento (o espaço que mais gosto), e, é claro, encontrar a turma do turismo. 
Neste último aspecto, sempre encontro alguns amigos da graduação em turismo da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande e ex-alunos do curso de turismo do CESUR, de Rondonópolis, Mato Grosso.
Vista geral do Salão do Turismo de 2010.
No ano passado tivemos a oportunidade de lançar-apresentar três livros na programação oficial: Segmentação do mercado turístico (Editado e organizado junto com a profa. Marilia Ansarah - Editora Manole), Cenários do turismo brasileiro (junto com o prof. Luiz Trigo - Editora Aleph) e; Epistemología del turismo: Estudios críticos (organizado com o prof. Marcelino Castillo Nechar, do México - Editora Trillas).
Neste ano, além dos vários outros livros que serão lançados (veja no site do evento a relação completa), está outro livro que ajudei a organizar, o Turismo de Experiência, junto com a profa. Cecilia Gaeta e outros vinte e tantos estudiosos do turismo - preciosamente editado pelo Senac São Paulo.
Lançamento de nosso livro no Salão do Turismo - dia 14 de julho, 19 horas, no Núcleo do Conhecimento.
O lançamento será no dia 14 de junho, às 19:00, durante a mesa de debates intitulada "Turismo de experiência", que contará com a participação de Aristides Faria (Consultor RH em Hospitalidade), Claudia Moraes (profa. da Universidade Federal Fluminense) e Jorge Nahas (Fundador do omelhordavida.com). O Aristides e a Claudia também são autores do livro "Turismo de Experiência". 
Infelizmente este ano não poderei estar presente, pois estou na Espanha desenvolvendo investigação em turismo.

Esperamos que o evento sejam novamente proveitoso, e que as turbulências e notícias desagradáveis que ultimamente temos lido sobre a política turística brasileira não tire o brilho do evento.

Nenhum comentário: