sábado, 17 de setembro de 2011

I Congresso Internacional de Ética e Turismo - OMT

Postado por Alexandre Panosso Netto

Entre os dias 15 e 16 de setembro, ocorreu o "I Congresso Internacional de Ética e Turismo" (http://www.eticayturismo.com/), organizado pela Organização Mundial do Turismo (http://unwto.org) e realizado em Madrid, no Museu Reina Sofía.
Abertura com Taleb Rifai, Secretário Geral da OMT.
O evento foi realizado em comemoração à aprovação do Código Ético Mundial para o Turismo (http://www.eticayturismo.com/downloads/Codigo-Etico-espanol.pdf) pela assembléia geral da ONU em 2001.
Na realidade, a atual situação do turismo mundial, com sua prática nem sempre saudável, correta, ética, levou também à OMT a promover a discussão do tema.
Uma das plenárias
O evento contou com 400 participantes, de 65 países. As apresentações foram de ordem política, comercial, empresarial, com pouca teoria. A teoria não foi debatida e não aconteceram apresentações no estilo acadêmico. 
Jorge Sampaio, ex-presidente de Portugal e Alto representante da Nações Unidas para a aliança das nações.
As discussões foram interessantes, algumas bem críticas, como a do ministro de turismo do Equador, Freddy Ehlers e a da escritora e ex-ministra de turismo e cultura de Mali, Aminata Traoré.
Sempre tive em mente que o Código Ético Mundial para o Turismo é um avanço, mas por ser apenas uma diretriz, que deve ser seguido voluntariamente, tinha pouca força. Isso foi para mim confirmado neste evento. Parece que todos tinham a mesma sensação, inclusive a própria OMT.
OMT e a Aliança de Civilizações das Nações Unidas assinam acordo.
Para diminuir este problema, a OMT e a Aliança de Civilizações das Nações Unidas assinaram um acordo, um memorando de intenções para o trabalho e apoio mútuo para melhorar as relações e a compreensão entre os povos e culturas.
Também houve a assinatura de uma carta de compromisso de grandes empresas turísticas espanholas no sentido de buscarem desenvolver suas atividades da maneira mais ética possível. Trata-se de um compromisso formal e público. Um passo importante.
Outra visão do auditório.
A discussão sobre turismo acessível e responsabilidade social foi uma das mais interessantes. O grupo apresentou casos práticos, não somente projetos que ainda serão desenvolvidos. O exemplo positivo mais interessante, foi o da corporação espanhola ONCE (http://www.once.es), reconhecida mundialmente por seu trabalho.
Grupo que discutiu acessibilidade e responsabilidade em turismo.
Algumas comissões de países levaram seus materiais para divulgação, e o evento, como sempre, também serviu para conhecermos muitos profissionais.

Conheci os diretores do grupo Gea (www.grupogea.com) e da "Fundación Turismo y Cooperación" É um pessoal com visão de mercado, conhecedor do setor, e com atuação na Espanha, Portugal e Argentina. Também já desenvolveram atividades no Brasil.

O senhor da esquera é Prisciliano, o da direita é Lorenzo, e o rapaz jovem seu filho, todos do Grupo Gea. Com eles está Juliana Honorato, brasileira que faz seu doutorado em turismo em Málaga. Era a única brasileira no evento.
Além de ser importante para ver o que está acontecendo na área do turismo, também foi bom para conhecer investigadores e profissionais da área, e o momento do café sempre é bom para isso...
A hora do café é boa para intercâmbio.
...ou na hora do coquetel, com boas vindas de Taleb Rifai.
Rifai em discurso informal aos congressistas. 
Na cerimônia de encerramento, frente à importância do evento, estiveram presentes suas Altezas o Príncipe e a Princesa de Astúrias, Felipe e Letizia, herdeiros do Reino da Espanha. O Príncipe teve a honra de fazer o discurso final de encerramento, no qual destacou a importância do turismo na sociedade globalizada, e ainda mais a sua correta prática por parte de todos: empresários e turistas.
Mesa de encerramento com o casal real ao centro.
O casal de príncipes apoiando a causa da ética no turismo.
IMPORTANTE: Infelizmente o Brasil não esteve representado oficialmente no evento. O Ministério do Turismo brasileiro, até onde eu sei, não enviou nenhum representante, vai ver que o tema não interessava...

Para finalizar, abaixo discurso no encerramento do evento, feita por Taleb Rifai.

Nenhum comentário: