terça-feira, 13 de setembro de 2011

Touradas em Valladolid. Setembro de 2011

Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso
Conforme escrevemos na última postagem, esta será sobre as touradas, ou "corridas de toros", como são conhecidas na Espanha.
Cartaz divulgando o evento.
Antes de tudo, é importante saber que não vamos entrar no mérito se essa atividade vai contra os direitos dos animais, ou não; se ela deve ser proibida ou mantida indefinidamente; se deve ser considerada pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial ou não (veja o projeto UNESCO em http://tauromaquia.org).
Plaza de Toros de Valladolid, vazia. Espaço para 11.542 pessoas sentadas. Inaugurada em 1890.
Queremos apenas mostrar o que vimos nas duas touradas que tivemos oportunidade de assistir entre os dias 02 e 11 de setembro de 2011. As touradas fizeram parte da programação das "Feria y Fiestas de la Virgen San Lorenzo de Valladolid".

Contexto rápido
Segundo a história conta, a lida com os touros, ou as festas com touros, já existia na Antiguidade, inclusive na Grécia e no Egito. Alguns acreditam que tenha nascido em tempos pré-históricos.
Na Espanha existem as touradas desde quando existe Espanha. Além da Espanha, ainda existem corridas de touros no México, França, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Guatemala...
O blog http://casademanolete.blogspot.com/2009/01/tourada-sua-historia.html informa que "o registro mais antigo de uma tourada semelhante a que vemos hoje data do século XII, precisamente ao ano de 1135, como parte dos festejos da coroação de Afonso VII, rei de Leão e Castela. Ao seu tempo, o toureiro representava um nobre cavaleiro que enfrentava o touro montado a cavalo e armado de uma lança."
Segundo este mesmo blog citado acima, há na Espanha, na atualidade 325 arenas para touradas, onde ocorrem 17 mil corridas por ano, movimentando mais de 1 bilhão de dólares e empregando 200 mil pessoas - quase 1% da força de trabalho do país.

No BRASIL também já tivemos touradas, inclusive há um filme das touradas em comemoração ao centenário da independência, em 1922 (veja em: http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=P&nextAction=search&exprSearch=ID=002492&format=detailed.pft).

O fato é que a internet está repleta de sites sobre o tema. No youtube é possível ver vários vídeos exaltando as corridas ou criticando-as.
Visão da plaza de fora.
Em Valladolid, neste mês, foram realizadas 7 touradas, e segundo um amigo nosso que gosta das touradas, as duas que fomos assistir foram a pior e a melhor.
Vista geral do início da tourada mais fraquinha que fomos.
O evento tem uma cerimônia estabelecida. São 3 toureiros (com suas respectivas equipes) que lidam com 2 touros cada um. 
Momento em que o touro avança.
Somente o toureiro pode matar o toro ao final. Sim, o touro é morto ao final. Só não morre se for muito, muito bom. Então ele recebe o indulto (dificilmente isso acontece). Se a lida for fraca, o toureiro sai sem prêmio.
A equipe tem pontos de proteção que evitam o ataque.
O prêmio menor é uma orelha (a do toro, depois de morto, né), que sobe para duas orelhas e para um rabo, se for muito boa a apresentação. Caso haja o indulto para o toro, então é a melhor de todas. Se as apresentações forem boas, o toureiro, ao final, sai da arena carregado nos ombros da equipe e torcedores. É o ponto mais elevado para o toureiro.
Equipe, cavalo e touro envolvidos num "rebuliço" geral.
Toureiros aqui são estrelas. O que está no auge no momento é José Tomás (http://es.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Tom%C3%A1s), que também esteve toureando esta semana. Foi uma movimentação total na cidade. Só se falava disso. Os ingressos para vê-lo tourear, nas mãos dos cambistas, segundo nos informaram, chegaram a 500 euros (mais ou menos 1.225 reais).
Frente da plaza cheia - todos para ver o toureiro José Tomás.
Logicamente que não fomos vê-lo, mas passamos na frente da plaza de toros antes do início de seu evento.
Outra visão de fora da plaza movimentada.
Como não poderia deixar de ser, havia os que protestavam contra as touradas, com alto-falantes, cartazes e palavras de ordem...
Manifestantes anti taurinos.
Anti taurinos, outra perspectiva.
... e também havia os que apoiavam...
Movimento de apoio às touradas.
... inclusive com a coleta de assinaturas para tornar a festa patrimônio cultural imaterial.
Coleta de assinaturas pró-touradas.
Como são estrelas, os toureiros chamam a atenção. Fazem fotos, dão entrevistas, escrevem, vão à TV.
Aqui o público quer ver os toureiros de perto.
"Torcida organizada".
Há toureiros que têm fã clubes e torcida organizada. São acompanhados por seus "torcedores" e têm até fotógrafos taurinos. Ou seja, é uma grande instituição na Espanha.
"Dulce" tinha quase 5 anos e pesava 526 kg.
Antes de iniciar a lida, é informado quem é o criador do touro, seu número, quantos quilos, seu nome e data de nascimento. Os touros mortos são carneados e vendidos em açougues. Inclusive, alguns açougues colocam cartazes informando: "temos carne de lida".
No segundo dia que fomos não havia espaço livre.
Banda
Há uma banda musical em todas as touradas que marcam o ritmo do evento. Com sinais sonoros informa ao toureiro o tempo para seus movimentos. Também faz silêncio nos momentos tensos.

Caso a tourada seja boa, o povo se levanta, aplaude, grita o nome do toureiro. Mas se é ruim, para os padrões tradicionais, tem até xingamentos ou vaias.
E o povo curte. Repare que todos estão aplaudindo.
O que percebemos é que o povo que vai às touradas vê tudo com naturalidade e curte como uma grande festa. Há amigos que levam refrigerantes, vinho, lanches, sucos, comidas variadas. Tem os que aproveitam para fumar charutos caros. As senhoras se vestem muito bem e os mais aficionados usam gravata.
Lenço branco é bom sinal para o toureiro.
Há juízes no evento que dão as "notas" aos toureiros, mas o público opina e tem um poder muito grande nas decisões. Se o lenço branco subir após a apresentação é sinal de que o povo gostou. Enquanto as mãos estiverem balançando o lenço, significa que os juízes devem dar os "prêmios": uma orelha, ou duas ou um rabo.
Na melhor das tourada os três toureiro saíram carregados. Um "feito". 
Temas finais:
  • Há cupons para todos os dias de touradas, que saem mais baratos.
  • A tabela de preços deste ano teve, para um mesmo evento, 44 preços diferentes. Oficialmente o ingresso mais barato era de 15 euros e o mais caro de 125 euros.
  • A duração do evento pode variar de 2,5 horas até mais de 3,5 horas. 
  • Acidentes acontecem, como o toro se machucar sozinho, ou o toureiro ser atingido. Não presenciamos nada disso.
  • A programação taurina é uma das maiores atrações da cultura espanhola.
  • Tensões entre os grupos pró e contra achamos que ainda vão existir por um bom tempo. Cada um tem seus argumentos.
  • No dia da tourada classificada como pior, foram cortadas duas orelhas. No dia da melhor classificada foram cortadas sete orelhas.
Foi isso o que vimos. Nada mais, nada menos.

Nenhum comentário: