terça-feira, 20 de setembro de 2011

INVTUR 2012 - Call for papers

Postado por Alexandre Panosso Netto
Estou divulgando, pois a primeira versão do evento, em 2010, foi primorosa.
Estive presente com vários colegas do Brasil, da Espanha, Portugal, México, Inglaterra, etc., apresentando trabalhos e as discussões foram muito proveitosas. 
O evento é organizado pela equipe do prof. Carlos Costa, coordenador de turismo da Universidade de Aveiro, e colega que sempre nos prestigia nos eventos importantes de turismo no Brasil.
Se está pensando em participar de algum evento internacional de turismo em 2012, aqui está uma ótima oportunidade!
As informações abaixo foram enviadas pela equipe da organização do evento, que solicita divulgação.


Call for papers
Turismo em tempos de mudança: Conhecimento e práticas
na construção de um novo rumo
para o sector do turismo no futuro
16-19 Maio 2012
Universidade de Aveiro, Portugal


A 1ª Edição da INVTUR teve lugar em 2010. A INVTUR 2010 atraiu académicos de 25 países, 335 autores e mais de 700 participantes. A Revista de Turismo & Desenvolvimento (RT&D) assumiu-se como a publicação oficial do evento, tendo, na altura, publicado um total de 196 trabalhos, organizados em 77 artigos, 93 resumos alargados e 26 resumos de posters. Todos os trabalhos foram submetidos a blind referee, seguindo padrões internacionais. A Conferência INVTUR 2010 foi a maior conferência académica da área do turismo até então organizada em Portugal e uma das maiores em termos mundiais.

A 2ª Edição da INVTUR 2012, que irá ter lugar na Universidade de Aveiro entre os dias 16 e 19 de Maio de 2012, e que irá novamente envolver uma vasta rede de Colegas das Universidades e Politécnicos de Portugal, bem como de académicos de outras Universidades estrangeiras, terá como foco central o papel que o turismo pode vir a desempenhar num mundo crescentemente dominado por forte recessão económica, elevada incerteza em termos de evolução e organização social, e preocupante agitação social.

O mundo encontra-se a enfrentar uma vaga de mudanças sem precedentes: recessão económica; emergência financeira; taxas de desemprego crescentes; incerteza sobre o rumo que a sociedade deverá ter no futuro; dificuldade dos governos e dos políticos em estabelecerem uma agenda que oriente as suas políticas para o futuro; desenvolvimento de novas estruturas organizacionais capazes de enfrentar défices públicos e criar novas formas de governança; incerteza e decepção das comunidades locais em relação à forma como a economia e as organizações se encontram a enfrentar a actual situação económica e social.

O sector do turismo possui características que o colocam como um dos sectores com maior potencial para os governos e as empresas enfrentarem a actual situação de crise e encontrarem novos rumos para o futuro. O sector do turismo depende de uma rede de negócios multifacetado, que se operacionaliza de uma forma interligada na economia; é um sector de trabalho intensivo, e não de capital intensivo, o que lhe confere elevado potencial na criação de emprego; o sucesso do turismo depende fortemente do envolvimento das comunidades locais; o sucesso empresarial do turismo depende da sua capacidade em ser eficaz economicamente, socorrendo-se, contudo, da sua capacidade em se articular com as tradições, e o ambiente natural e cultural.

A Conferência Internacional INVTUR 2012 irá posicionar-se como um palco onde académicos, investigadores e profissionais irão apresentar, e discutir, conhecimento, experiências e boas práticas que irão ilustrar a forma como o turismo pode ajudar a economia e a sociedade, num momento actual de mudança e incerteza. Os outputs da conferência serão de particular interesse para que académicos e investigadores possam vir a criar novas linhas de investigação e agendas de ensino, e para as empresas e organizações que operam na área, apresentando-lhes know-how e metodologias de actuação que as poderão ajudar a encontrar novas fontes de conhecimento que lhes confiram vantagens competitivas, num mundo em que estas precisam de ser cada vez mais inovadoras, eficientes e eficazes.

Keynote speakers
Carlos Costa – Universidade de Aveiro, Portugal
Dimitrios Buhalis – Universidade de Bournemouth, RU
Jordi Tresserras – Universidade de Barcelona, Espanha
Luiz Trigo – Universidade de São Paulo, Brasil
Magda Antonioli – Universidade de Boconi, Itália
Pauline Sheldon – Universidade do Hawaii, EUA

Envio de trabalhos
Existem três tipos de trabalhos aceites para submissão: artigos completosresumos alargados e posters. Todos os trabalhos deverão ser submetidos para o seguinte endereço de email: invtur2012@gmail.com.

Os artigos completos e os resumos seleccionados serão publicados numa edição especial da Revista Turismo & Desenvolvimento. Os posters serão expostos na BiT – Bolsa de Inovação em Turismo, que pretende estabelecer-se como uma montra de trabalhos de investigação aplicada.

Datas importantes
submissão dos trabalhos | 15 de Dezembro de 2011
notificação aos autores | 15 de Fevereiro de 2012
inscrição e pagamento | 20 de Março de 2012
submissão de comunicações | 1 de Abril de 2012
conferência | 16 a 19 de Maio de 2012

Nenhum comentário: