sábado, 22 de outubro de 2011

Como começar bem um sábado - curso de gastronomia

Postado por Alexandre Panosso Netto

Depois de uma semana com banca de doutorado, viagem, pesquisa para o projeto que estamos fazendo, reunião de estudo (trabalho), revisão de nosso novo livro em espanhol, início da escrita de meu novo romance e leituras, hoje foi o dia para mudar de foco. E sempre precisamos disso.
Outra vez no Ramiro's, mas desta vez no laboratório.
Fomos fazer o "Curso de cocina de tapas de cine con grandes películas gastronómicas", no Ramiro's Taller de Cocina, aqui em Valladolid.
Esta é a vista que temos do oitavo andar do Museu da Ciência de Valladolid, local do Taller Ramiro's. Nada mal, né.
O tema foi o de pratos especiais que aparecem em filmes variados. O professor foi o Jesus, a mente criadora  Ramiro's. Já nos conhecíamos, pois ele é também sócio, junto com um amigo nosso, de outro  restaurante que já visitamos  (ver: http://panosso.blogspot.com/2011/07/restautante-ramiros-valladolid.html).
Jesus em aula prática.
O curso se baseava em aprender a preparar os pratos específicos de seis filmes. Estiveram presentes 15 alunos, interessados no tema da gastronomia.
Chef e alunos.
Aprendendo a fritar um foie.
O curso demorou quase três horas, e depois fomos ao restaurante, para provar o resultado, conforme abaixo:
Filme: LA CAMARERA. Prato: Quiché de jamón ahumado y queso brie.
Filme: AMORES Y SABORES. Prato: Crema de lagosta sin nata.
Filme: COME, REZA, AMA. Prato: Alcachofas a la judía.
Filme: ESTÓMAGO. Prato: Guisado de gallina con arroz y leche de coco (já comido pela metade, a fome foi maior do que a vontade de fazer a foto...).
Filme: TAPAS. Prato: Foie al Oporto reducido con sake. 
Filme: CHARLIE Y LA FABRICA DE CHOCOLATE. Sobremesa: Piruletas de chocolate.
Vinhos branco e tinto (Zarabanda, da casa), para acompanhar.
Vou contar a verdade: estava tudo muito bom. O vinho branco para iniciar e o tinto depois casaram muito bem com os pratos. Ao final teve o café, claro. 
A vista do décimo andar, aonde está o restaurante, é muito bonita, mas o próprio espaço é interessante, com esta adega de fazer inveja:
Adega com dezenas de rótulos, entre eles Chateau Petrus (várias garrafas), Vega Sicilia (inúmeras garrafas), Mauro, Pintia, Arzuaga, Museun, Cepa 21, Pedrosa, Zarabanda, Pago de Carraovejas, Matarromera, Protos, Prado Rey...são os que lembro no momento...
O próximo curso é sábado que vem. A contar pelo de hoje, já temos programação daqui a sete dias.
Além do mais, amanhã entrará no menu o pão de queijo, isso mesmo, aquele de Minas. Vamos matar a saudade do Brasil já, já.

Nenhum comentário: