quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Doutorado em Turismo na Universidad Antonio de Nebrija (Madrid)

Postado por Alexandre Panosso Netto

A Universidad Antonio de Nebrija, em Madrid (http://www.nebrija.com), oferece o curso de Doutorado em Turismo, de acordo com a legislação do Espaço Europeu de Educação Superior. Trata-se de um dos mais importantes programas de pós graduação em turismo da Península Ibérica, e um dos grandes em idioma Espanhol (http://www.nebrija.com/programas-postgrado/doctorado/doctorado-turismo/doctorado-turismo.htm). Também é programa qualificado pela OMT pelo TedQual.UNWTO.

O coordenador do programa é o prof. Dr. Manuel Figuerola, em minha opinião, o maior economista do turismo na atualidade. Dr. Figuerola desenvolve, e desenvolveu, abordagens inovadoras na economia do turismo de igual maneira como fizeram Angelo Mariotti, Michele Troisi e Alberto Sessa. Sua grande teoria, e  também a mais conhecida é a das "Tablas input-output de la economía turística". Uma sugestão: se você é estudante de turismo e não conhece isso, busque conhecer esse tema.

Os professores do programa são os conhecidos Dr. Juan Ignacio Pulido, Gregorio Méndez, Venancio Bote e Félix Tomillo entre vários outros.

Foi neste doutorado que no dia 18 de outubro, ontem, tive a oportunidade de participar de uma banca de defesa de tese, ou como eles chamam aqui, um "Tribunal". Fui convidado por Dr. Figuerola, orientador da tese.

O doutorando era o mexicano Antonio Montecinos Torres, conhecedor da gastronomia de seu país, da Ibero-América, e de vasta região da Europa, com estudos em Cornell University e com experiência em consultoria gastronômica. Sua tese, de 451 páginas, levou o seguinte título:

Planificación, alternativa necesaria ante la improvisación en el desarrollo del turismo gastronómico. Modelo de planificación gastronómica y turística regional.
Montecinos antes de sua defesa doutoral.
Aqui o sistema de defesa das teses é um pouco diferente do que no Brasil. O orientador, por exemplo, não faz parte da banca. O acadêmico pode ter os seguintes conceitos: "no apto", "aprobado", "notable" e "sobresaliente". Se a tese for espetacular, a banca pode ainda outorgar a menção "cum laude". Além disso, é fato que o acadêmico aprovado, convide a todos os membros da banca, professores e quem mais desejar, para um grande almoço festivo.

Após trinta minutos de apresentação da tese por parte do doutorando, a banca faz as devidas considerações e perguntas, o acadêmico contesta, argumenta, se explica etc. e tal ao final ainda é aberto para os membros da platéia que tenham título de doutorado para emitirem opinião. Tudo isso está regulado pelo Real Decreto 56-2005, de 21 de janeiro. Ou seja, trata-se de uma lei nacional na Espanha.
Após a defesa, a foto "oficial", com o novo doutor: esquerda para direita: Dr. Montecinos, Dr. Figuerola, eu,  Dr. Juan Elorduy Trifol, Dr. Alfonso Esteban (presidente da banca), Dr. Juan J. Fernández Muñoz e Dra. Trinidad Cortés Puya.
Montecinos foi aprovado com o destaque "sobresaliente", e fomos todos comemorar, a convite dele, num restaurante mexicano. Momento de confraternização e alegria:
Tequila, sangrita, cerveja, vinho, comida mexicana...

...o clima era de descontração.
Orientador e orientando, novo doutor.
Felicito ao Dr. Figuerola por seu aporte e trabalho desenvolvido no campo do turismo e sua atuação prática na Espanha e em inúmeros países da Ibero-América. Além disso, agradeço pelo honrado convite para participar da banca de ontem.
Felicito a Antonio Montecinos por seu título de doutor e estimo grandes realizações no campo da gastronomia e do turismo em seu querido México.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! O senhor sabe dizer se esse Programa de Doutorado é reconhecido aqui no Brasil? Sou professora de Turismo e tenho interesse em fazer meu doutorado na Espanha mas sou que há uma certa dificuldade no reconhecimento dos cursos. Grata!

Alexandre Panosso Netto disse...

Você deve buscar orientações na CAPES sobre o processo de reconhecimento de diplomas obtidos fora do país. Cada caso é um caso.
Após ter o diploma, você deve encaminhar para uma IES no Brasil que tenha pós na mesma área para ela validar. Cada IES tem um modelo próprio.
Abraços.