sábado, 24 de novembro de 2012

Temuco, Chile: seminário de turismo e museu ferroviário

Postado por Alexandre Panosso Netto e Tatiana L. S. Panosso

Seminário Internacional
Esta semana que passou estivemos em Temuco, sul do Chile. Uma cidade a 670 km de Santiago, com aproximadamente 270 mil hab.
Portal da UFRO.
O motivo da viagem foi a participação no Seminário Internacional Turismo de Intereses Especiales, organizado e realizado na Universidad de la Frontera (UFRO) sob a coordenação do prof. Dr. Hugo Zunino, um entusiasta do turismo e líder de um grupo de investigadores na temática. 
Dr. Zunino (de gravata) e parte da equipe de investigadores. Jaime, Pablo, Tatiana, Alexandre, Regina e Sandra (esquerda para direita).
O Alexandre foi um dos convidados internacionais, junto com a profa. Dra. Regina Schlüter, da Argentina. 
Dra. Regina Schlüter explicando os casos e descasos da pesquisa turística na América Latina.
Alexandre em sua explanação sobre os problemas teóricos e de segmentação do turismo.
Também estiveram com suas conferências os doutores Hugo Zunino, Rodrigo Figueroa Sterquel e Alejandro Espinoza, todos do Chile. O público participante por formado por investigadores, acadêmicos das mais diversas áreas, profissionais do turismo e gestores públicos. 
Drs. Rodrigo Figueroa, Regina Schlüter, Alexandre Panosso e Hugo Zunino com o Reitor Sergio Bravo (ao centro).
A abertura do evento foi feita pelo vice-reitor da UFRO, com a presença do reitor prof. Dr. Sergio Bravo Escobar.
Parte dos convidados e participantes profissionais do setor, logo após o encerramento do evento.
As discussões feitas em torno do tema de turismo de interesses especiais levam a crer que se trata de uma importante estratégia do governo chileno para promover a atração de turistas internacionais. Por outro lado, evidenciou-se que é uma ação centralizada e que às vezes se esquece que existem outros tipos de turismo que também são importantes para as comunidades receptoras, como o turismo de compras e o de sol e praia.
A possibilidade de aprendizagem foi válida, pois a grande quantidade de participantes e de opiniões e experiências ajudam a formar uma opinião sobre o tema e sobre as possibilidades do desenvolvimento dos vários segmentos do turismo. 
Destacamos que vimos de forma muito positiva o turismo indígena que por lá é feito. São as próprias comunidades que planejam e gestionam seus recursos decidindo se e quando receberão turistas e de que forma isso será feito. No Brasil, até onde temos visto, o turismo em regiões indígenas ainda está fora de cogitação. Seria este um bom tema a ser trabalho e investigado.

Museu Nacional Ferroviario Pablo Neruda
Logo após o término do seminário, Andres Salvadores Peña, diretor da Camara de Comércio, Servicios y Turismo de Temuco, nos levou para conhecer o Museu Nacional Ferroviario Pablo Neruda, do qual foi um dos idealizadores.
Uma das peças raras do museu. Esta máquina ainda funciona.
Trata-se de um complexo ferroviário preservado que contém 34 locomotivas antigas, que contam parte da história dos trens no Chile. Há espaço de exposição, oficinais, espaço das máquinas e exposições ao ar livre.
Os turistas podem contratar passeios em uma locomotiva a vapor (veja vídeo acima no youtube).
Quando lá chegamos essa locomotiva também chegava de sua viagem turística...
Havíamos, no evento, falado de turismo de experiência, e logo em seguida fomos brindados com esta verdadeira experiência. Além do mais foi inesperada.
Cockpit de uma verdadeira máquina e seu piloto...
Uma parcial do número de locomotivas existentes..
Por entre sol e portões, trens a vapor.
Uns do belos poemas de Neruda é "Trens del Sur", que em sua parte inicial diz:
"TRENES del Sur, pequeños
entre
los volcanes,
deslizando
vagones
sobre
rieles
mojados
por la lluvia vitalicia,
entre montañas
crespas
y pesadumbre
de palos quemados."

Neruda refere-se aos trens de Temuco, pois também viveu nesta cidade, onde, quando niño, conheceu a Gabrila Mistral e adotou definitivamente o pseudônimo de Pablo Neruda.
Locomotiva mais antiga do acervo (1908). Ainda funciona.
Todas as máquinas estão sendo restauradas a ponto de funcionaram novamente. Trata-se de um investimento do governo chileno que está preocupado com seu patrimônio cultural e histórico.
Outra criança. Uma japonesa, totalmente restaurada.
Andres Salvadores se mostrou um grande apoiador da cultura e do turismo de sua cidade e região. Os planos dele e de seu grupo são destacar Temuco como cidade de Neruda. Para isso pretendem restaurar a casa em que viveu Neruda, o liceu onde conheceu a Gabriela Mistral e o hotel onde esta viveu. Tudo isso terá atratividade turística, aliada aos demais bens e serviços turísticos da região da Araucanía.
Tudo isso vivemos em poucos dias. Ainda tivemos a possibilidade de visitar a região do vulcão Pucón, local no qual os professores da UFRO desenvolvem seus estudos de investigação e desenvolvimento turístico. 
Mas postar tudo aqui seria demasiado.  Quem sabe a próxima postagem seja sobre isso...

Um comentário:

Cornwall disse...

Parabéns pela matéria,Sinal que o turismo ferroviário está em franca expansão,pena que boa parte dos administradores ainda não perceberam.Fantástica essa rotunda com as locomotivas.FELIZ INICIATIVA DOS CHILENOS EM PRESERVAREM SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO.
Carlos do MFVR-Movimento Ferroviário de Varginha e Região.