domingo, 22 de agosto de 2010

Bienal do Livro e livros, é claro.

Postado por Alexandre Panosso Netto e Tatiana Panosso

Na semana passada, no sábado, inventamos de ir à Bienal do Livro aqui em São Paulo. Antes de chegar já estava batendo o arrependimento. Uns 30 minutos de fila para entrar na estacionamento (agora nos perguntamos porque não fomos de metrô!!!??) Sem contar o preço do estacionamento: 25,00 reais. Um rou... deixa para lá.
Dá uma olhada na fila para entrar...

Bom, lá dentro fazia muito frio, mas fomos rodar e buscar novidades. Após encontrar uma fila de mais de 100 metros para ver o Pe. Marcelo com seu novo livro (Ágape), pensamos que seria a maior. Qual nada. A do Ziraldo dobrava a "esquina". Ele estava lançando..ah, esquecemos o nome do livro... também ele tem tantos publicados...são mais de 100, 200.. não crê? veja seu site então: ziraldo.com.br.

Será que estava lotado?

Abaixo outro panorama:

Vamos ao que interessa.
Encontramos algumas coisas interessantes, entre elas o livro do Alain de Botton, que não conhecíamos, "Os prazeres e desprazeres do trabalho" (Ed. Rocco). Neste livro, uma das idéias é mostrar que o trabalho que escolhemos diz muito sobre quem somos - tá isso não é novidade, mas a forma como o autor faz, é interessante pois ele visitou os trabalhadores em seus ambientes de trabalho. De Botton escreveu "A arte de viajar" e se interessa pelas questão do turismo, ócio e lazer modernos. Sua outra obra famosa é "As consolações da filosofia".

Também encontramos o livro "Vinhos" de André Dominé, da Könemann, que há tempos procurávamos. Com capa dura e 926 páginas em grande formato e papel parecido com o couché, foi um achado. Muito barato, pois estava em promoção. Em português, rico em imagens com abordagens de todos os melhores vinhos do mundo. Edição de colecionador.

 Buscávamos há tempos, mas por um preço acessível.


A bienal estava bem "surtida", até com sebos. Nesse da foto abaixo era possível encontrar coisas bem baratas. Não sabemos se eram boas, mas eram baratas. Procuramos um Caio Prado Júnior, mas o vendedor nos disse que haviam vendidos todos.

Mas nem tudo estava barato. O "Dicionário Jurídico" da Maria Helena Diniz estava pra lá de 600 reais e não compramos. Em casa encontramos, na internet, a edição mais atual por 355,04 EM 10 VEZES SEM JUROS no site da Saraiva. Era promoção e compramos. Em menos de 24 horas o livro foi entregue. Isso é que é qualidade!

E as "figuras" que sempre "rondam" eventos desta natureza, hein?! O que o povo faz para divulgar uma obra?! Havia esse "simpático" casal divulgando "Lendas Urbanas". Pela caracterização deles o livro é de matar (de medo?!)

Outro fato que nos chamou a atenção foi a gastronomia, que no mercado editorial brasileiro está entrando (já estou?) firme e está crescendo consideravelmente. É só ver o número de cursos de gastronomia e o número que obras que estão sendo lançadas. Achamos isso ótimo.
"Cozinhando com palavras" - lotado!
Nos chamou a atenção esse painel de livros abaixo. Estava escondido, num dos cantos do evento, mas não passou despercebido pela nossa infalível Panasonic.

Por fim rodamos bastante, mas com tanta gente, cansamos muito. Todavia, "o quase arrependimento" do início da visita, passou e fomos embora certos de que foi um ótimo programa cultural. Pena que demorá outros dois anos para o próximo...

Nenhum comentário: