terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fusão Lan Chile e TAM - Mario Carlos Beni já previa

Postado por Alexandre Panosso Netto

A história que relato agora pode gerar certo descrédito, mas é verdade.
Como um dos editores de turismo da Editora Aleph, recebemos em maio de 2010 a terceira edição revista e atualizada do livro "Globalização do Turismo", de Mario Carlos Beni. Todavia, o trabalho editorial no livro iniciou apenas em agosto.
Umas das passagens, no capítulo da aviação comercial, apresenta a previsão:

A lan é uma grande força, no momento, por ser a maior em cargas voando com os porões de seus aviões sempre cheios e, ainda, fretando espaço nos porões das rivais. Seguindo a tendência das megafusões, talvez um movimento provável, e estratégico, num futuro próximo será a união da tam com a lan, sinergia de frota e de rotas ou lan com o grupo Gol/varig. Nesse cenário, apesar de não terem sinergia de frota, a empresa aérea resultante dessa fusão teria o empoderamento necessário para competir até com megaempresas norte-americanas e européias.”

O prof. Beni acaba de me ligar para confirmar se esta passagem estava mesmo no original, uma vez que sua previsão, meses antes do anúncio da fusão, foi acertadíssima. Ficamos dando risada e contentes. Futurologia? que nada! Conhecimento de causa!
Parabéns ao prof. Beni pela previsão acertada. 
Pena que não acreditei antes nisso e não investi em ações das empresas...

Nenhum comentário: