quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira agência de viagens do mundo

Postado por Alexandre Panosso Netto

Essa história está mal contada. Sempre achei isso. Qual foi a primeira agência de viagens do mundo?
Abreutur (1840)?
Thomas Cook and Son (1841)?

Hum... parece que não!
Fontes informam que foi a Cox & Kings, fundada em 1758. Ainda existe, tem sede em Londres e escritórios em inúmeros países (http://www.coxandkings.co.uk).
Vejamos o que diz CHALMERS (2011, p. 70) sobre isso:

Richard Cox (1718-1803), a London businessman, forms Cox & Kings, allegedly the first official travel company ever formed. Getting his start by housing and feeding some of the Grenadier Guards, and currying favor with the British military establishment – he then becomes a civilian contractor for wealthy bank clients. Cox & Kings is said to be the oldest travel agency in the world still in existence.

O fato é que temos que nos perguntar porque a Thomas Cook and Son ficou sendo "oficialmente" considerada a primeira e por que a Abreutur, fundada em 1840, nem é citada às vezes. Bom, creio que a dúvida ainda paira no ar...
Isso foi só para aguçar sua curiosidade. Agora você pode buscar mais informações nas fontes abaixo.
Vai que você descobre alguma agência mais antiga ainda...

Para saber mais:
CHALMERS, William D. On the Origin of the Species Homo Touristicus: The Evolution of Travel from Greek Spas to Space Tourism. Bloomington: iUniverse, 2011.

4 comentários:

Cleide disse...

Questão interessante Panosso... eu sempre achei que é necessário se fazer mais pesquisas históricas no campo do Turismo!Um bom tema para mestrado, doutorado... pós doutorado, quem sabe?

Alexandre Panosso Netto disse...

Cleide,
a história do turismo é fascinante. Tenho andado por essas veredas ultimamente e tem sido interessante. Há muita coisa que não sabemos, mas que já foram escritas e estão bem documentadas, como por exemplo o primeiro guia de viagens da história...o de Pausânias...
Bom, são pensamentos!
Abraços.
Alexandre Panosso

sylvanamarques disse...

Precisamos tomar consciencia, para seguirmos um caminho e "aqui" entra a história, mais uma vez agradeço, me sinto realmente agradecida, por HOJE poder participar de um campo no qual essas preocupações agora se fazem ouvir de uma maneira mais pontual. Do ESCRITUR ficou uma grande lembrança: A vontade de fazer com dedicação e amor e que bom que estamos nesse momento...Que bom que pesquisadores tem se dedicado a esse estudo tão árduo e importante, que é o histórico, abrindo caminho para novas pesquisas...
Bjs Bjs Bjs

Unknown disse...

Boa tarde,

Eu sou estudante de mestrado em Turismo e acho que consigo esclarecer essa dúvida.

Na realidade Thomas Cook trabalhou para Cox & Kings, que foi realmente fundada em 1758.
No entanto, apesar de ter sido a primeira a existir, foi Thomas Cook, que trabalhava lá na altura, quem impulsionou o turismo e criou as primeiras viagens de grupo organizadas, e mais tarde as primeiras viagens entre continentes.

Em 1840 abriu a primeira agência de viagens do mundo de ATENDIMENTO AO PÚBLICO, a agência agora conhecida como Abreu em Portugal.
E só em 1841 é que Thomas Cook forma a sua própria agência.

No entanto, como disse antes, foi ele que impulsionou imenso as viagens ainda com a Cox & Kings, daí ser ele o mais conhecido e mais falado.