sábado, 2 de julho de 2011

Um dia em Londres

Postado por Alexandre Panosso Netto

Depois de nossa participação no congresso de turismo na University of Surrey (veja postagem anterior), fomos descansar em Londres, pois ninguém é de ferro, né.
Destino Londres: Trigo, eu e Rosana chegando à estação de trem de Guildford.
Chegamos no fim da manhã na cidade, vindos de Guildford. O trio era formado pelo Luiz Trigo, Rosana Mazaro e por mim, mas a Rosana foi a outro hotel, então fizemos o passeio apenas o Trigo e eu.
O passeio foi descolado, sem nada pré determinado. Ao passarmos no Palácio de Buckingham, demos sorte de ser o momento da pomposa, luxuosa, tradicional e formal troca da guarda.
Troca da guarda real.
Acho que tinha umas 5 mil turistas ali. O evento é um verdadeiro acontecimento turístico.
Acontecimento turístico.
É para inglês ver, e para turista admirar. Uma bela aula de sociologia e de antropologia do turismo se desenvolveu, ao vivo, em nossa frente. Lembrei da questão da autenticidade das atrações turísticas...
Na foto não coube o tanto de gente que lá estava. 
Dali partimos para a ingênua e inocente ideia de que chegaríamos na London Eye, compraríamos os tickets e admiraríamos a cidade de cima... mas ao vermos a fila para a atração, que poderia demorar até duas horas entre comprar o ticket, esperar na fila para subir e fazer o passeio, desistimos da ideia...
Preparamos a máquina automaticamente para registrar o momento, quanto essa senhora entrou na frente...
+ 1.
 Para se desculpar, ela mesmo fez a foto abaixo.
E aqui então Panosso e Trigo na London Eye - "foto oficial"
Foi até melhor. Pudemos continuar nosso flanar até o Museu Tate (http://www.tate.org.uk/) e admirar a impressionante estrutura. Uma beleza.
Fachada do Tate
Um belo espaço interno. Amplitude.
Depois degustamos de um típico almoço londrino para turistas tendo como visão a paisagem abaixo.

Falamos sobre os planos de trabalho, família, amigos, universidades, que livro estamos escrevendo, sobre nossas aulas, e demos muita risada com nossas gafes (que não contarei aqui), e as coisas engraçadas da vida.
Aí estava o Trigo fazendo fotos da paisagem - certamente para seu blog.
Bela vista na (sempre) nublada Londres...
Continuamos o passeio pelo outro lado do Tâmisa, sempre fazendo fotos, like a real tourists.
O que leva aos turistas a fazerem tantas fotos?
O pássaro preto não parecia preocupado, apenas curtia o vento...
No caminho de volta encontramos este monstrengo - não sei que outro nome usar - que leva turistas de lá para cá. A criatividade é uma das coisas que encantam os turistas. O exótico e estranho também.
Duck tours; seria um anfíbio?
E que tal dar uma volta de bici? Tendência mundial de empréstimo de bicicletas. Já vi isso na Itália, Áustria e Eslovênia. Não lembro de ter visto isso em grandes cidades brasileiras, ainda que a USP tenha um projeto no tema (http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/alunos-testam-sistema-gratuito-de-bicicletas-na-usp-20110505.html e http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/06/22/sistema-de-emprestimo-de-bicicletas-da-usp-tem-apoio-do-estado-para-expansao-urbana.jhtm).
Gasta menos e é bom para a saude.
Os parques são ótimos para encontrar os amigos, caminhar e pegar um solzinho, quando tem.
Verde no centro da cidade.
Jardins conservados.
Essa poderia ser uma pintura.
Tonny Regiori e eu - colega do tempo da graduação em turismo na UCDB, em Campo Grande-MS.
 À noite fui me encontrar com o colega e amigo dos tempos da graduação em turismo, Tonny Regiori, que vive em Londres há 8 anos, e está feliz da vida. Conhece grande parte da Inglaterra, contou-me suas histórias e lembramos dos tempos do turismo. Ele não trabalha com turismo, mas pelo que percebi continua muito antenado com os acontecimentos da área. Ele passou no hotel em que eu estava e me levou para um tour de quase duas horas de carro por Londres, à noite. A cidade, tem outros tons.

>>>>>>>>
Éramos turistas, e sabíamos disso. Em mim veio até uma sensação interessante, pois sempre estudamos o fenômeno do turismo, mas de repente, quando estamos participando ativamente dele, não nos desprendemos de nossos conhecimentos. A todo o momento buscávamos analisar algo. É uma sensação de perceber que o turismo é importante, e que também é importante o estudo que fazemos. Bom, ao menos os dois turistas deste dia, que éramos nós, achamos que é importante o que fazemos.

Nenhum comentário: