Postado por Alexandre Panosso Netto
A Universidad Antonio de Nebrija, em Madrid (http://www.nebrija.com), oferece o curso de Doutorado em Turismo, de acordo com a legislação do Espaço Europeu de Educação Superior. Trata-se de um dos mais importantes programas de pós graduação em turismo da Península Ibérica, e um dos grandes em idioma Espanhol (http://www.nebrija.com/programas-postgrado/doctorado/doctorado-turismo/doctorado-turismo.htm). Também é programa qualificado pela OMT pelo TedQual.UNWTO.
O coordenador do programa é o prof. Dr. Manuel Figuerola, em minha opinião, o maior economista do turismo na atualidade. Dr. Figuerola desenvolve, e desenvolveu, abordagens inovadoras na economia do turismo de igual maneira como fizeram Angelo Mariotti, Michele Troisi e Alberto Sessa. Sua grande teoria, e também a mais conhecida é a das "Tablas input-output de la economía turística". Uma sugestão: se você é estudante de turismo e não conhece isso, busque conhecer esse tema.
Os professores do programa são os conhecidos Dr. Juan Ignacio Pulido, Gregorio Méndez, Venancio Bote e Félix Tomillo entre vários outros.
Foi neste doutorado que no dia 18 de outubro, ontem, tive a oportunidade de participar de uma banca de defesa de tese, ou como eles chamam aqui, um "Tribunal". Fui convidado por Dr. Figuerola, orientador da tese.
O doutorando era o mexicano Antonio Montecinos Torres, conhecedor da gastronomia de seu país, da Ibero-América, e de vasta região da Europa, com estudos em Cornell University e com experiência em consultoria gastronômica. Sua tese, de 451 páginas, levou o seguinte título:
Planificación, alternativa necesaria ante la improvisación en el desarrollo del turismo gastronómico. Modelo de planificación gastronómica y turística regional.
Montecinos antes de sua defesa doutoral. |
Aqui o sistema de defesa das teses é um pouco diferente do que no Brasil. O orientador, por exemplo, não faz parte da banca. O acadêmico pode ter os seguintes conceitos: "no apto", "aprobado", "notable" e "sobresaliente". Se a tese for espetacular, a banca pode ainda outorgar a menção "cum laude". Além disso, é fato que o acadêmico aprovado, convide a todos os membros da banca, professores e quem mais desejar, para um grande almoço festivo.
Após trinta minutos de apresentação da tese por parte do doutorando, a banca faz as devidas considerações e perguntas, o acadêmico contesta, argumenta, se explica etc. e tal ao final ainda é aberto para os membros da platéia que tenham título de doutorado para emitirem opinião. Tudo isso está regulado pelo Real Decreto 56-2005, de 21 de janeiro. Ou seja, trata-se de uma lei nacional na Espanha.
Montecinos foi aprovado com o destaque "sobresaliente", e fomos todos comemorar, a convite dele, num restaurante mexicano. Momento de confraternização e alegria:
Tequila, sangrita, cerveja, vinho, comida mexicana... |
...o clima era de descontração. |
Orientador e orientando, novo doutor. |
Felicito ao Dr. Figuerola por seu aporte e trabalho desenvolvido no campo do turismo e sua atuação prática na Espanha e em inúmeros países da Ibero-América. Além disso, agradeço pelo honrado convite para participar da banca de ontem.
Felicito a Antonio Montecinos por seu título de doutor e estimo grandes realizações no campo da gastronomia e do turismo em seu querido México.
2 comentários:
Olá! O senhor sabe dizer se esse Programa de Doutorado é reconhecido aqui no Brasil? Sou professora de Turismo e tenho interesse em fazer meu doutorado na Espanha mas sou que há uma certa dificuldade no reconhecimento dos cursos. Grata!
Você deve buscar orientações na CAPES sobre o processo de reconhecimento de diplomas obtidos fora do país. Cada caso é um caso.
Após ter o diploma, você deve encaminhar para uma IES no Brasil que tenha pós na mesma área para ela validar. Cada IES tem um modelo próprio.
Abraços.
Postar um comentário