quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Un continente llamado Brasil - Palestra no "Club de Opinión Santiago Alba"

Postado por Alexandre Panosso Netto
Fotos de Tatiana Lima Samento Panosso
O Club de Opinión Santiago Alba tem 26 anos de fundação e trata-se de um grupo privado, porém aberto, que se mantém com o apoio de seus sócios (mais ou menos 100). Um de seus objetivos é discutir temas atuais, todos os tipos de temas, por meio de convite a pessoas conhecedoras das mais diversas temáticas. A sede do clube é Valladolid, mas conta com a presença de palestrantes de vários lugares.
Este ano já tive a oportunidade de assistir, como convidado, a várias conferências. Mas o tema da conferência deste dia 10 de novembro foi "Un continente llamado Brasil".
Capa da conferência do dia 10-11-2011.
Fui convidado, pelo presidente do clube, senhor Felipe Martínez-Sagarra Alba, para falar da situação atual brasileira nos aspectos sociais, políticos, educacionais, turísticos e, principalmente, econômicos.
Félix Tomillo, fazendo a apresentação inicial.
Falar, em 40 minutos, do Brasil, para um platéia de mais ou menos 60 pessoas, cultas, com certa visão de mundo já estabelecida, não é fácil. Optei por abordar as mudanças ocorridas nos últimos 15-20 anos.
Momento inicial da conferência.
Destaquei o governo de Fernando Henrique Cardoso, as realizações de Lula e o que se espera do governo Dilma Rousseff.
Temas políticos sempre interessam a pessoas inteligentes.
Obviamente que falei mais dos pontos positivos do Brasil, mas sem deixar de abordar os temas polêmicos da corrupção, da política, da Amazônia e da violência.
Fazer comparações com outros países ajuda na compreensão.
As perguntas, ao final da exposição, foram muito interessantes. Queriam saber se o país estaria preparado para as Olimpíadas e para a Copa do Mundo, como resolver o problema dos bolsões de pobreza nas grandes cidades (nas favelas), como JK conseguiu construir Brasília, porque o turismo internacional não se desenvolve tão bem no Brasil e até qual é o trabalho da igreja católica em nosso país.
Visão da plateia antes da conferência.
Estiveram presentes muitos amigos aqui de Valladolid, e até o reitor da Universidad Europea Miguel de Cervantes - UEMC, senhor Martín J. Fernández Antolín. Ele é um dos responsáveis por nossa estadia este ano na Espanha, pois foi quem nos convidou e deu apoio acadêmico para nosso trabalho de investigação de pós doutorado.
Reitor da UEMC, Fernandéz Antolín, e este que escreve.
Além dele, claro, nosso amigo, e meu tutor de pós-doutorado, Dr. Félix Tomillo, que foi que fez a apresentação inicial da conferência.
Visão parcial da plateia. Direita para esquerda: Martínez-Sagarra Alba (presidente do clube), reitor Fernández Antolín e sua esposa, e Félix Tomillo.
O que ficou muito claro é que o tema "Brasil" chama a atenção do público mais esclarecido. Ficou claro também que o tema da violência é um dos maiores limitadores do turismo internacional no Brasil, pois muitos se manifestaram preocupados com esse assunto e expressaram sua opinião.

Por fim, fomos convidados a jantar com o diretor do clube, senhor Felipe Martínez-Sagarra Alba, e outros membros, no ótimo restaurante do Hotel Felipe IV, aqui de Valladolid. 
O evento foi mais um oportunidade de falarmos de nosso país, falar de turismo, conhecer pessoas, e o melhor, fazer novas amizades.

Curiosidade final:
Algumas conferências que pude assistir este ano no Club de Opinión Santiago Alba foram: uma sobre o pontificado de João Paulo II; outra sobre tauromaquia; e, na semana passada, fui ver a apresentação e lançamento do livro "La naturaleza de Franco. Cuando mi abuelo era persona" - de Francisco Franco Martínez-Bordiú, neto de Francisco Paulino Hermegildo Teódulo Franco y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco, presidente de governo da Espanha de 1939 a 1975.

Nenhum comentário: