Na semana passada participei, via conferência virtual, do evento Presentación de Avances de Investigación de alumnos de Maestria y Doctorado en Estudios Turísticos da Universidade Autónoma del Estado de México-UAEMEX, de Toluca, México.
Esteban apresentando seu projeto de doutorado. Na tela menor eu assistindo.
O coordenador do programa, prof. Dr. Marcelino Castillo Nechar, convidou-me para co-orientar a tese de doutoramento do acadêmico Esteban Adolfo Arias Castañeda, cujo tema é epistemologia do turismo e a realidade da investigação turística no México. Ele pretende desenvolver um estudo que crie novos conceitos críticos na investigação turística. O projeto de pesquisa foi apresentado e a banca de professores teceu críticas, mas no fim tudo deu certo.
Creio que o México está up to date no que se refere à investigação em turismo. Tudo isso deve-se à longa tradição deste país no desenvolvimento do turismo e às excelentes universidades que estudam o turismo desde mais de meio século.
Até onde me consta, a UAEMEX - é a primeira universidade no mundo a criar um curso de graduação em turismo. Isso foi no ano de 1958.
Hoje eles já têm mestrado e doutorado específico em turismo, e estudam o turismo sob os enfoques ambiental, econômico, social e administrativo. Veja mais em http://www.uaemex.mx/cietur.
Nós da EACH/USP já temos um convênio entre as universidades que está para ser assinado. O convênio prevê a mobilidade de professores e alunos de graduação. Será uma boa oportunidade para estreitarmos os laços de investigação na área do lazer e do turismo.
Para os acadêmicos que se interessarem, o programa de pós em turismo da UAEMEX oferece bolsa de estudos para estrangeiros.
Ficou interessado? Envie um e-mail para alexandrepanosso@gmail.com que remeto as informações necessárias para ingressar nesse programa de pós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário