segunda-feira, 14 de junho de 2010

Colóquio de Turismo da UAEMEX

Postado por Alexandre Panosso Netto

Na semana passada participei, via conferência virtual, do evento Presentación de Avances de Investigación de alumnos de Maestria y Doctorado en Estudios Turísticos da Universidade Autónoma del Estado de México-UAEMEX, de Toluca, México.

Esteban apresentando seu projeto de doutorado. Na tela menor eu assistindo. 

O coordenador do programa, prof. Dr. Marcelino Castillo Nechar, convidou-me para co-orientar a tese de doutoramento do acadêmico Esteban Adolfo Arias Castañeda, cujo tema é epistemologia do turismo e a realidade da investigação turística no México. Ele pretende desenvolver um estudo que crie novos conceitos críticos na investigação turística. O projeto de pesquisa foi apresentado e a banca de professores teceu críticas, mas no fim tudo deu certo.

Creio que o México está up to date no que se refere à investigação em turismo. Tudo isso deve-se à longa tradição deste país no desenvolvimento do turismo e às excelentes universidades que estudam o turismo desde mais de meio século.

Até onde me consta, a UAEMEX - é a primeira universidade no mundo a criar um curso de graduação em turismo. Isso foi no ano de 1958.
Hoje eles já têm mestrado e doutorado específico em turismo, e estudam o turismo sob os enfoques ambiental, econômico, social e administrativo. Veja mais em http://www.uaemex.mx/cietur.

Nós da EACH/USP já temos um convênio entre as universidades que está para ser assinado. O convênio prevê a mobilidade de professores e alunos de graduação. Será uma boa oportunidade para estreitarmos os laços de investigação na área do lazer e do turismo.
Para os acadêmicos que se interessarem, o programa de pós em turismo da UAEMEX oferece bolsa de estudos para estrangeiros.
Ficou interessado? Envie um e-mail para alexandrepanosso@gmail.com que remeto as informações necessárias para ingressar nesse programa de pós.

Nenhum comentário: