sexta-feira, 25 de junho de 2010

Turismo espacial







Postado por Alexandre Panosso Netto
O ser humano é mesmo inquieto. Não se contenta facilmente. Já não chega ocupar todos os mínimos espaços terrestres, explorar os mistérios dos oceanos, cavernas e montanhas? Não, ele quer mais.
Os turistas são iguais; claros, turistas são seres humanos e também não se contentam. Têm que ir para longe, para onde ninguém foi, pois isso pode trazer maravilhosas experiências, dar status, ser legal, trazer conforto para a vida... bom, mas também seria importante ir para onde não há turistas? Seria isso possível?


É mais ou menos isso o que as empresas de turismo espacial estão prometendo. Uma viagem exclusiva, experiência que poucos tiveram, um luxo acima de tudo.

No mundo tivemos apenas seis turistas espaciais até hoje:
Dennis Tito
Mark Shuttleworth
Greg Olsen
Anousheh Ansari
Charles Simonyi
John Glenn

Não, não contei o Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro.
Todos milionários. Parece que o mercado está aquecido, pois segundo uma reportagem da revista Superinteressante deste mês, mais de 300 pessoas já compraram seu bilhete para ir conhecer a terra lá de cima. E voltar.
space tourism cartoons, space tourism cartoon, space tourism picture, space tourism pictures, space tourism image, space tourism images, space tourism illustration, space tourism illustrations
A quantidade de empresas que estão pesquisando o tema e que em breve colocarão o produto "viagem espacial" à venda é grande. Vejamos a relação:
Armadillo Aerospace 
Benson Dream Chaser 
Bigelow Sundancer 
Blue Origin Project 
CSI Lunar Express 
EADS Astrium 
PlanetSpace 
Rocketplane XP 
Scaled Composites 
- SpaceShipOne 
- SpaceShipTwo 
- SpaceShipThree 
Space Adventures 
Spacefleet SF-01 
SpaceX Falcon 1 
SpaceX Falcon 9 
Starchaser Thunderstar 
Virgin Galactic 
XCOR Lynx 
XCOR Xerus
Apesar de existirem mais empresas no "segmento", parece que a corrida espacial está sendo disputada entre duas: Virgin Galactic e a Scaled Composites (que já desenvolveu a naves SpaceShipOne, SpaceShipTwo e SpaceShipThree).
Uma rápida busca na internet revelará muitos sites sobre o tema. Gosto do http://www.space-tourism.ws/

Muitas dúvidas ainda pairam sobre esse tipo de, hum, turismo. Questões como segurança, barateamento da viagem, questões éticas e jurídicas, limites físicos do futuro turista, são temas a serem estudados.
Apesar de ser difícil de acreditar, creio que em breve esse tipo de turismo será barateado e qualquer cidadão que tiver um milhão de dólares na conta bancária, poderá comprar uma passagem.

Só um milhão? Vou fazer minha reserva!

Nenhum comentário: