sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fenomenologia do Turismo

Postado por Alexandre Panosso Netto

Desde os primeiros dias que comecei a entender um pouco de turismo busquei estabelecer sua relação com a filosofia. Parecia que faltava algo nas abordagens e nos estudos turísticos. Algo mais profundo, uma reflexão teórica clara, lógica e forte, digamos assim. Foi neste sentido que optei, no doutorado, por estudar a filosofia fenomenológica aplicada ao turismo. 
Mas qual corrente fenomenológica seguir, frente às inúmeras existentes? (a de Franz Brentano? a de Edmund Husserl? a de Martin Heidegger? a de Max Scheler? a de Jean-Paul Sartre?, a de Maurice Merleau-Ponty? a de Emmanuel Levinas?....são tantas..). Optei, e tinha que fazer uma opção, pela fenomenologia transcendental de Husserl. Foi uma escolha, ainda que a hermenêutica de Heidegger também pudesse ser desenvolvida.
Poucos eram (são) os estudos fenomenológicos do turismo. Encontrei alguns deles em inglês, italiano, espanhol e somente um em português, revelando que esse campo de investigação necessitava de maior aporte teórico e desenvolvimento no turismo.
Porém tudo muda....
Nesses dias deparei-me com o artigo (in press -  em fase de publicação) de Tomas Pernecky e Tazim Jamal, na Annals of Tourism Research, (2010, 37, 4) intitulado (Hermeneutic) Phenomenology in Tourism Studies e somente hoje tive a oportunidade de lê-lo de forma integral.
Com uma vasta revisão bibliográfica os autores deixam claro que poucos são os estudos em turismo dignos de nota sobre o tema da fenomenologia. Eles destacam alguns trabalhos importantes e apontam deficiências de outros. 
Destacam ainda que o tema da experiência em turismo está em crescente e que a fenomenologia, por estudar a experiência da existência (Husserl) e o próprio ser-no-mundo (Heidegger), é uma importante ferramenta e fundamentação teórica para essa análise.
Com muita clareza lógica  os autores apresentam uma tabela que analisa alguns paradigmas científicos usados no turismo (positivismo, pós-positivismo, teoria crítica e construtivismo); outra que apresenta as diferenças entre a fenomenologia de Husserl e de Heidegger e; outra com algumas guidelines  para os estudiosos que optam pela fenomenologia hermenêutica.
Sem dúvidas um texto esclarecedor. Aos interessados na temática, recomendo fortemente. Todos os meus orientandos já estão com o texto para discussão em breve.

3 comentários:

Luís Tavares disse...

Bom dia,
Alexandre, você sabe onde eu consigo este artigo de maneira free? Estou procurando e não estou encontrando, achei num site, mas teria q desembolsar 35 dólares.
Obrigado.

Alexandre Panosso Netto disse...

Olá Luís,
em computador de qualquer universidade do Brasil você pode baixar o referido artigo. Tem que estar na rede de uma Universidade...
Se tivesse me passado seu email eu teria te enviado o artigo...

Manoel disse...

Olá Alexandre. Sou graduando do curso de Turismo da UFMG.
Tenho interesse em ler o artigo, ele pode ser muito útil para o meu projeto de monografia. Você poderia me enviá-lo, por favor? O meu e-mail é manoel.jordison@gmail.com.
Agradeço desde já.