quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Debate sobre turismo em Frederico Westphalen

Postado por Alexandre Panosso Netto


Após minha participação do evento de turismo na Faculdade Anglo-Americano em Passo Fundo (veja postagem anterior), fui desenvolver a mesma discussão na cidade de Frederico Westphalen-RS. Foi a primeira vez que estive em minha cidade natal para tratar de temas do turismo.
Gestores do turismo de Frederico Westphalen. O de camisa azul é o prefeito José Panosso.

O convite foi feito pela faculdade UNOPAR e pela prefeitura municipal, que está interessada em incrementar o turismo na região.
Catedral de Frederico Westphalen (disponível em: http://i434.photobucket.com/albums/qq65/Kehrwald/Frederico%20Westphalen/10201892.jpg).

As potencialidades locais giram em torno do turismo rural, turismo religioso (Frederico possui uma das catedrais mais lindas do Brasil - sem modéstia), ecoturismo, etc. Mas como eu disse, são potencialidades, pois poucos produtos turísticos já estão configurados.
Por estar muito próxima da cidade de Ametista (capital mundial da pedra ametista) e por ser um centro regional, Frederico pretende se valer disso para a inserção do turismo com mais força em sua economia.
Igreja do município de Ametista - revestida por dentro com pedra ametista. Muito original.

Interior da igreja de Ametista. As paredes escuras são pedras semi-preciosas.

Em minha apresentação estavam presentes o prefeito municipal José Panosso (tá, é meu primo); a secretária de turismo Marizete Frozzi, o consultor e professor de turismo Alberto Freo e alguns guias e agentes de viagens locais. O debate girou em torno da elaboração de produtos turísticos e do planejamento estratégico regional do turismo. 
O objetivo foi sanar algumas dúvidas dos gestores locais e responder questões sobre temas básicos do planejamento turístico. O primeiro passo eles já deram, pois o prefeito se comprometeu publicamente a apoiar ações para o desenvolvimento do turismo na região. 
Creio que nosso papel como educadores e profissionais do turismo também é esse: incentivar as boas práticas do turismo em nosso país.

Nenhum comentário: