segunda-feira, 11 de outubro de 2010

V Encontro Butantan na Amazônia

 Postado por Alexandre Panosso Netto, de Belterra, Pará.

As atividades do V Encontro Butantan na Amazônia, em Belterra, se encerram hoje. O evento continua até o dia 14 em Santarém.
O tema do evento em Belterra girou em torno da biodiversidade e do patrimônio natural, cultural, histórico, científico da região. Foram dois dias de conferências e muitos debates, alguns bem instigantes e promissores.
O evento faz parte das ações de pesquisa e trabalho social do Instituto Butantan na Amazônia, que possui um campo de pesquisa na cidade de Belterra e conta com o apoio de órgão públicos das cidades da região e de universidades e faculdades locais.
Tive a oportunidade de participar de uma mesa redonda com o tema do turismo patrimonial. O debate gerado foi polêmico, pois afirmei que três reais que uma comunidade ribeirinha cobra por um brinco de sementes da floresta é muito pouco, quase nada. Duas pessoas disseram que se é esse o preço que a comunidade quer cobrar, portanto, deve ser respeitado. Não concordo. Três reais é o preço de um picolé, não de uma obra de arte original, única e cheia de história e significado. A comunidade merece mais respeito, e a valorização monetária de suas obras é uma forma de atribuir esse respeito (sei que existem outras formas de valorização também, mas a financeira é uma, com certeza...), mas enfim, esse é um grande debate socioantropológico.

Seguem mais fotos do evento realizado na sala da coordenação de planejamento de Belterra.
Ricardo Dias discutindo seu filme "No rio da Amazonas".

 Equipe do Instituto Butantan e convidados.

 Este que escreve e Dr. Otavio Mercadante, diretor do Instituto Butantan.

Eu, Ricardo Dias, Waldely de Aveiro e Rodrigo da Sec. de Transp. do Est. do Pará.


Momento de minha apresentação.

Além disso pude visitar o rio Tapajós, a parte histórica da cidade e alguns destinos naturais próximos à cidade. Valeu a pena.

Nenhum comentário: