sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A procura do paraíso no universo do turismo


Postado por Alexandre Panosso Netto

Ontem recebemos no curso de Lazer e Turismo da EACH/USP a Profa. Ms. Sabáh Aoun. Ela foi convidada para falar sobre sua pesquisa de mestrado desenvolvida anos atrás sobre o uso do termo e da imagem do "paraíso" na propaganda e publicidade turística.

Sabáh falou para os alunos do segundo semestre vespertino e noturno. A turma ficou super interessada, ainda mais que ela soube muito bem desenvolver o tema e envolver a platéia, quase como se estive contando uma história. As imagens mostradas foram fortes e confirmavam sua teoria.
Abaixo texto que resume o que foi discutido o qual a profa. Sabáh nos autoriza publicar.


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O mito do paraíso no turismo 

Profa. Sabáh Aoun
PARAÍSO:
Do grego paradeisos, lugar de delícias e prazeres. No persa antigo, paridaeza. No hebraico, pardés. No latim acabou virando paradisu, e daí chegou ao português.
Em quase todos esses idiomas indica jardim ou bosque, horto belíssimo, associado à idéia de refúgio, oásis, onde tudo era perfeito.
O seu símbolo – jardim - era o centro do Universo, o lugar onde foram instalados Adão e Eva, após a Criação.
Local de muita água, diversas árvores, solo fértil e clima suave, de primavera eterna. Lá não existem: a morte, as doenças, a culpa, o trabalho.
Esta é a herança que o mundo ocidental recebeu do paraíso original descrito na Bíblia, na imagem do jardim perfeito, o Éden.

TURISMO:
É movimento de pessoas, fenômeno que, antes de mais nada, envolve gente. É esse ir e vir contínuo, incessante por todos os cantos do mundo.
Pessoas portadoras de desejos e aspirações e de bagagens reais; compram de tudo, pedem muitas informações e procuram também por um lugar do tamanho de seus sonhos para passarem suas férias consideradas “sagradas”.
Qual o melhor lugar a ser sugerido que seja capaz de seduzir tantos consumidores ávidos neste infinito universo das viagens? Como as mensagens publicitárias do turismo tratam desse assunto na conquista deste público-alvo?
O encontro de hoje tratará da análise da linguagem empregada pelo turismo, mais especificamente pelas mensagens publicitárias, que utilizam conceitos e referências provenientes do universo religioso para vender seus produtos. É o sagrado no turismo acionando um repertório rico em produções de imagens universais. Palavras como paraíso, santuário, templo, Éden e origem têm sido empregadas pelas revistas como complemento a fotografias de locais considerados idílicos, naturais e sofisticados. Bem elaboradas, essas publicações oferecem imagens atraentes, multicoloridas e que despertam a atenção, estimulando o interesse e potencializando, assim, o desejo que conduz ao provável consumo de seus produtos.
Foram selecionadas e acompanhadas por quatro (1994 a 1998) anos, três revistas turísticas. VACANCES, HORIZONTE GEOGRÁFICO e VIP EXAME, por oferecerem o material necessário para a análise da comunicação publicitária do turismo.
Profa. Sabáh

Sabáh Aoun é autora do livro: “A Procura do Paraíso no Universo do Turismo” – Editora Papirus.
e-mail para contato: saoun@uol.com.br
 

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Para terminar, juntamente com os alunos gostaria de agradecer à profa. Sabáh por partilhar suas idéias criativas conosco.

Um comentário:

Sabáh Aoun disse...

Prof. Alexandre,

Para mim, foi um grande prazer falar para seus alunos e envolve-los com uma história muito importante da nossa tradição religiosa, que o turismo soube capitalizar com brilhantismo.

Abraços
Sabáh